Na rotina de uma transportadora, existem muitas atividades que precisam ser gerenciadas. Começando pela emissão dos documentos fiscais que exigem atenção para evitar problemas com a fiscalização, passando pela gestão de frota e controle financeiro.
Todos estes processos, tornam necessário o uso de uma ferramenta tecnológica: o sistema TMS.
E quando se trata de sistema de gestão de transporte, a Bsoft é uma autoridade, uma vez que estamos a mais de 17 anos no mercado e contamos com mais de 17000 clientes espalhados por todo o Brasil.
Sendo assim, reunimos as principais informações sobre o sistema TMS, acompanhe a leitura!
O TMS (Transportation Management System) é um sistema de gestão de transporte, feito especialmente para empresas transportadoras e outras que possuem operações logísticas.
O TMS ainda aumenta a qualidade e a produtividade da atividade devido ao monitoramento completo da operação, contribuindo bastante para a gestão logística ao otimizar as operações de transporte e melhorar o sucesso geral do negócio.
Entre as informações sob o domínio de um sistema de controle logístico estão as de:
Os melhores sistemas TMS do mercado também contam com outras funções, como controle financeiro, lançamento de manutenções, controle de estoque e muito mais.
Ter o controle destas informações de forma atualizada e em tempo real permite tomar decisões mais acertadas. Por isso, a transportadora se torna mais eficiente e apresenta um diferencial competitivo perante a concorrência.
Dentre as principais funções de um sistema de gestão de transporte, destacam-se:
Além dessas funcionalidades principais, também é necessário que o sistema tenha integração com outros softwares e funcionalidades do meio logístico, como:
Abaixo, você confere um vídeo completo sobre um sistema de gerenciamento de transportes:
Até aqui, já deve ter visto que um software TMS oferece diversas vantagens, mas para simplificar, as principais são:
Existem alguns pontos que precisam ser verificados na contratação de um sistema TMS. Na verdade, são mais parte do processo do que desvantagens, mas é importante ficar ciente delas:
Listamos alguns sinais de que sua empresa precisa de um TMS, confira abaixo:
Você ou a sua equipe estão emitindo documentos e o motorista precisa ficar esperando para depois sair com a carga até o destino? Isso pode ser um sinal de que você precisa de um sistema de gestão de transporte que agilize a operação para você.
Juntamente com um sistema de gestão de documentos, você pode receber a NFe da carga antes mesmo do cliente enviá-la a você.
A maioria das empresas utiliza planilhas para controle operacional. Isto não está totalmente errado, pelo contrário, as planilhas são uma forma bem interessante de organização.
Entretanto, conforme a operação da empresa vai crescendo, pode haver a necessidade de um sistema específico para fazer a gestão de transportes.
Vários embarcadores trabalham com EDI, que é a troca eletrônica de arquivos. Emissores de CTes não costumam apresentar este tipo de integração, fazendo com que seja necessário investir em um sistema mais robusto para atender as demandas
Se você tem dificuldade em saber quanto irá receber nos próximos dias e quanto terá disponível para tocar a operação, este é um grande motivo para adquirir um sistema TMS. Conseguir prever as movimentações de entrada e saída de dinheiro é uma grande vantagem.
Tendo previsão, você não apenas consegue administrar a empresa com maior segurança como também será capaz de alocar recursos financeiros como realizar investimentos ou até mesmo aumentar a capacidade das operações de transporte.
Existem diversos tipos de software presentes no mercado hoje em dia, mas dentre os principais utilizados na logística, destacam-se:
Você já sabe o que caracteriza o TMS. Já o WMS é um sistema de gestão que monitora as etapas referentes ao armazenamento de mercadorias, enquanto o ERP é um sistema mais abrangente que engloba toda a empresa. Nessa atividade, estão incluídos:
Esse controle é feito de maneira precisa para a otimização do inventário. O monitoramento também é relativo à localização, ao processamento automático de pedidos e à redução de custos, que levam a uma maior eficiência e menos desperdícios.
Nesse cenário, o WMS é capaz de processar de forma eletrônica as seguintes atividades:
O ERP por sua vez é capaz de:
O sistema TMS funciona de forma integrada em todas as operações da empresa. Por exemplo:
Este tipo de sistema também pode ser utilizado de maneira mais simples, como para quem deseja realizar apenas a emissão de documentos fiscais obrigatórios:
Dentre as principais finalidades de um sistema TMS, destacam-se:
Um dos objetivos do sistema TMS é indicar o custo por etapa da operação e seus fatores mais críticos. Por isso, ele possibilita:
Por suas características, o sistema TMS atua desde o departamento comercial, financeiro e operacional até a expedição.
A flexibilidade dessa do TMS é ampla e, por isso, qualquer empresa que atue com o transporte de mercadorias deve adotar o sistema. Os principais benefícios estão relacionados às atividades de:
Ao contar com o auxílio do sistema TMS, você tem uma visão geral da operação e, assim, pode torná-la mais eficiente. Essa solução é inteligente e, como você pôde perceber, vai muito além do registro dos dados.
Um TMS eficaz apoia a gestão da cadeia de suprimentos ao fornecer uma visão abrangente das operações e permitir uma melhor tomada de decisão. Por isso, contribui de forma significativa para as tomadas de decisão.
Como resultado, a empresa consegue controlar melhor seus recursos monetários, materiais e humanos. Ela também pode alcançar o custo mínimo de operação a partir da visualização de todos os gastos relativos ao transporte e dos ajustes necessários.
Essa característica se traduz em um diferencial competitivo perante a concorrência. Também há uma diminuição efetiva dos custos e a melhoria dos índices de desempenho pela avaliação precisa dos dados coletados pela solução.
Essa solução pode ser empregada em diferentes atividades relacionadas ao transporte, destacando-se pelo seu processamento de dados, que aprimora o monitoramento e controle de atividades específicas. Conheça alguns exemplos abaixo.
A tendência do software para transportadora é que estas ferramentas fiquem cada vez mais modernas e inteligentes para agilizar ainda mais as operações, principalmente as de transporte rodoviário, que é o mais utilizado no Brasil.
Tendências como o uso da inteligência artificial para melhorar a gestão da cadeia de suprimentos e automação nos lançamentos são as principais expectativas para os próximos anos.
Espera-se que as operações de transporte ocorram cada vez mais de forma automatizada como pouca ou nenhuma intervenção humana.
Por fim, não poderíamos deixar de passar algumas dicas para você escolher o melhor sistema TMS
A resposta a esta pergunta é simples: o melhor sistema TMS é aquele que atende as necessidades de sua empresa oferecendo um bom custo benefício.
A Bsoft faz parte do grupo nstech, que apresenta diversas soluções logísticas integradas. Isso significa que ao utilizar o Bsoft TMS, você tem acesso a diversas ferramentas do ecossistema nstech, como ferramentas para rastreamento e monitoramento de cargas, gerenciamento de risco, IPF (Instituição de pagamento de Frete), monitoramento de entregas, gestão de documentos fiscais e muito mais.
Lembra das “desvantagens” que mencionamos antes? Elas estão ligadas basicamente ao processo de adaptação que a transportadora terá com a adoção do sistema de gestão de transporte.
Aqui na Bsoft, ao adquirir o sistema, você terá o apoio especializado de uma equipe de implantação, que irá realizar um treinamento e configurar o sistema de forma personalizada para a operação da sua empresa.
Além disso, se precisar, você pode tirar dúvidas com o suporte técnico humanizado, e com agilidade (nossos clientes são atendidos em menos de um minuto), que conta com equipe especializada para melhor lhe atender.
Ficou interessado? Acesse nosso site e saiba mais sobre o produto que pode revolucionar a gestão de sua transportadora.
2 Comments
Prezados, Como temos uma indústria de produção de ferro e aço. A gente tem uma grande demanda de entregas tanto estadual quanto Interestadual, decidimos não terceirizar as entregas e sim criar uma transportadora interna. Gostaria de um software que me auxiliasse nesse processo
Boa tarde. Marcio!
Já passei o seu endereço de e-mail para um de nossos consultores entrar em contato. Se preferir, também pode se cadastrar nesta página. Obrigada pelo contato!