O Maio Amarelo é um evento que tem o intuito de chamar a atenção da sociedade para o grande número de acidentes no trânsito que ocasionam em vitimas todos os anos.
O movimento busca conscientizar as pessoas sobre a segurança no trânsito através de várias frentes como respeito no trânsito, atitudes pacíficas, respeito, responsabilidade entro outros.
Participam do movimento o ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária), o Ministério dos Transportes, o Ministério das Cidades o Governo Federal, entre outras instituições públicas e privadas que estão diretamente envolvidas com o trânsito e a mobilidade, como Gringo, ifood e Uber.
No dia 11 de maio de 2011 a ONU (Organização Mundial das Nações Unidas) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para ações voltadas para a segurança no transito em todo o mundo.
Segundo o Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito disponibilizado pelo Ministério do trabalho, no último ano ocorreram cerca de 632.149 acidentes, que envolveram mais de 1 milhão de veículos e resultaram em cerca de 1.067.163 pessoas ilesas ou feridas e 9.825 óbitos.
O painel de registro aponta Minas Gerais (MG) como o estado com mais mortes registradas por acidente de trânsito, chegando ao número de 1861 mortes apenas em 2023. Fao que pode ser atribuído a extensa malha rodoviária do estado que é a maior do país.
Empresas transportadoras estão diretamente envolvidas no transporte e locomoção de produtos por todo Brasil, e por consequência, sujeitas aos perigos das estradas e aos problemas nelas enfrentados.
Buscando ajudá-las, listamos práticas simples que podem ajudar a tornar o trabalho no transporte mais seguro, não apenas em maio, mas o ano todo:
Hoje em dia já existem vários cursos que são obrigatórios para transporte de alguns tipos de produtos e para dirigir determinados veículos, mas mesmo quando não obrigatórios, são importantes para a segurança, uma vez que o motorista aprende estratégias e os procedimentos corretos.
Um desses cursos é o de direção defensiva, que ensina práticas para minimizar riscos em caso de imprevistos durante o transporte e como se proteger em acidentes. É importante que os cursos sejam realizados dentro de determinada periodicidade para que os conhecimentos fiquem fixos na memória.
Além disso, outros cursos como de mecânica e manutenção preventiva podem ser interessantes para ajudar os motoristas a identificarem possíveis problemas e ensinar a importância da manutenção regular nos veículos.
Por falar em manutenção, realizar inspeções regulares nos veículos é muito importante para garantir que estão em boas condições de funcionamento. O que pode facilitar o processo, é criar checklists antes de cada viagem para garantir que todos os aspectos críticos do veículo, como freios, pneus e luzes, estão em ordem.
Para saber mais sobre esse tema, confira o vídeo abaixo, de nosso canal no YouTube:
Na era da tecnologia, controle e monitoramento são palavras de ordem. Mas não se engane, não é necessário utilizar aparelhos de ponta e softwares caríssimos. Com um sistema TMS, por exemplo, é possível realizar todo o controle da frota e ainda integrar a operação a outros sistemas de monitoramento, como gerenciadoras de risco.
Além disso, tendo um sistema de controle de frotas, é possível obter relatórios precisos com informações sobre a operação, onde é possível identificar gargalos e problemas que podem causar risco a segurança dos envolvidos.
É sempre importante frisar que a segurança no trânsito pode salvar vidas. Para isso, use as redes sociais a seu favor e promova campanhas sobre a conscientização da importância da segurança. Em contra partida, isso irá ajudar a sua empresa a ser bem vista no mercado como uma instituição confiável que se preocupa com o bem-estar de todos.
Outra estratégia que pode ser interessante é implementar uma política sobre o uso de celulares e outros dispositivos móveis enquanto se dirige, deixando claro que o uso do aparelho pode ser um grande risco para a direção.
Além disso, garanta que os motoristas tenham períodos de descanso adequados para evitar a fadiga, mesmo aquelas terceiros ou contratados.
Criar programas de reconhecimento e recompensas para motoristas que demonstram práticas seguras de condução pode ser uma forma de incentivar o bom comportamento. Nesta mesma linha, existem aplicativos que pontuam os motoristas de acordo com as condutas e incidentes do profissional, algo que estimula o uso de boas práticas.
É possível oferecer bônus ou prêmios para motoristas que mantêm um histórico de condução segura e sem acidentes, e se isso não for possível, pode ser realizado o reconhecimento formal do funcionário, para que ele continue se esforçando e se sinta valorizado.
Por mais que algumas destas práticas possam parecer simples, elas ajudam e muito no todo para tornar as estradas brasileiras mais seguras.
Acha que este conteúdo pode ajudar alguém? Compartilhe nas redes sociais e marque @bsoft.