A operação cotidiana de uma empresa de transportes depende de ferramentas capazes de automatizar tarefas e emitir documentos fiscais. Uma das soluções que podem ser adotadas é a aquisição de um software para transportadoras.
A prestação de serviços de frete é uma atividade que requer a emissão de diversos documentos para garantir a regularidade da carga e comprovar o pagamento das obrigações tributárias dessa operação.
Portanto, as empresas devem considerar os sistemas de gestão como ferramentas que podem agregar eficiência ao trabalho da equipe da área logística. Saiba, neste post, como a sua empresa pode ser beneficiada. Confira!
A atividade logística é bastante complexa e integra diversas áreas dedicadas a garantir o fluxo da cadeia de suprimentos. Por esse motivo, os sistemas podem contribuir para os mais variados processos, tais como controle de estoque, monitoramento veicular e planejamento da rota de entrega.
Embora as atividades descritas acima sejam consideradas estratégicas, este artigo foca nas rotinas fiscais. Por isso, o foco nas obrigações fiscais busca apurar corretamente o destaque dos impostos relacionados a operação de transporte. São eles:
Além disso, a contratação de uma transportadora depende da emissão de nota fiscal de venda, bem como do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) que deve acompanhar a carga durante todo o percurso.
O Manifesto de Documentos Fiscais Eletrônicos (MDF-e) também é importante registra os dados do motorista e do destinatário bem como os demais documentos obrigatórios. A regularidade do seguro da carga também pode ser verificada, o que requer o porte da documentação referente ao RCTR-C (Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Cargas).
Sem o porte desses documentos, o motorista corre o risco de passar por fiscalizações nas estradas e ter a carga apreendida até que a situação seja regularizada. Portanto, o empreendedor deve estar preparado para reconhecer a importância do investimento nesse tipo de ferramenta.
A falta de adequação das rotinas fiscais representa um obstáculo a ser solucionado. A ausência de um software desenvolvido para transportadoras é uma grande preocupação devido a sua relação com o planejamento tributário do negócio.
Em prática, sistemas voltados para a gestão de transportadora auxiliam na execução das obrigações fiscais, principalmente no que se refere à emissão de documentos fiscais eletrônicos, pelo fato de que em sua grande maioria, estes sistemas apresentam alertas para inconsistências, como impostos zerados, dados cadastrais incompletos ou incorretos.
Dessa forma, as irregularidades podem ser corrigidas antes da validação do documento pela SEFAZ, evitando assim transtornos e contratempos oriundos de emissões incorretas, e impede principalmente que a empresa seja multada por órgãos fiscalizadores.
A escolha de uma empresa de sistemas para controlar as obrigações fiscais deve considerar os mesmos aspectos avaliados para a contratação de um fornecedor. Por isso, é importante que a ferramenta seja capaz de lidar com a demanda de trabalho e oferecer opções suporte e atendimento ao cliente.
Muitas dessas empresas oferecem pacotes de acordo com o número de documentos emitidos e cobram uma taxa fixa, desde que o valor máximo não seja ultrapassado. Os sistemas que oferecem a opção de personalização também são os candidatos mais aceitáveis.
Isso ocorre porque a ferramenta deve ser capaz de refletir os métodos de trabalho da transportadora para garantir o seu funcionamento. Seguindo essas recomendações, a sua empresa encontrará as melhores soluções em software para transportadoras para aprimorar os seus resultados.
Você ficou interessado em conhecer quais são os benefícios para a sua empresa? Então, entre em contato conosco e confira como podemos ajudar o seu negócio a crescer.