Para as empresas que atuam no setor de transportes, realizar uma gestão eficiente nem sempre é uma tarefa fácil, já que há diversas operações que compõem os processos logísticos do negócio. Muitos procuram formas simples de resolver seus problemas e um desses mecanismos envolve a tabela para controle de transportadora que, em muitos casos, é feita manualmente, o que nem sempre é a melhor escolha.
Dessa forma, administrar uma transportadora exige bastante responsabilidade. É preciso compreender bem os conceitos e ter uma visão precisa para alcançar bons resultados, além de prever riscos e analisar tendências. Por isso que a adoção de um software para o controle do negócio é a melhor opção, pois ele é capaz de simplificar processos e otimizar todas as suas operações.
Pensando nisso, preparamos este post para que você entenda como as inovações tecnológicas podem auxiliar a sua empresa. Confira agora!
As tabelas de controle apresentam a função de reunir todos os dados relacionados aos componentes de gestão de uma empresa de transportes. Elas são divididas conforme suas especificações, regulamentações, utilidades, gastos e tudo que faz parte da manutenção de um empreendimento.
Desse modo, essas tabelas atuam como um índice de dados, visto que simplificam a vida dos gestores no momento de identificarem tudo que necessitam para a realização de suas operações. Porém, muitas transportadoras escolhem organizar suas informações operacionais em diversas planilhas, o que nem sempre é a melhor opção, já que que são alimentadas manualmente por algum colaborador.
Os problemas que uma transportadora passa ao escolher um sistema de planilhas para hospedar seus dados operacionais são vários, contudo os principais são: a insegurança da plataforma em que as informações nela presentes podem ser perdidas ou deletadas com muita facilidade, e a falha mecânica do computador que, se danificado, todos os dados alocados na máquina podem ser inutilizados.
Se houver a ocorrência de qualquer uma dessas situações, a transportadora vai ficar impossibilitada de conseguir acesso a esses dados essenciais e, por conseguinte, não terá o controle necessário de suas operações.
Isso pode gerar grandes prejuízos e vários problemas como atrasos nas entregas, problemas não solucionados no decorrer do processo de transporte, armazenagem ineficiente, insatisfação dos embarcadores e até redução dos ganhos por causa da perda de clientes. Para entender melhor, veja a seguir alguns problemas relacionados a esse método.
Pelo fato de as tabelas serem criadas de modo manual, o seu uso na criação de dados pode acabar com toda a praticidade exigida no momento de realizar a manutenção dos componentes operacionais da transportadora. Isso provoca ineficiência e um sistema de gestão seria a chave para resolver esse tipo de problema.
Sempre há o risco de perder os documentos salvos da transportadora, não é mesmo? Isso pode acarretar sérios prejuízos na gestão de qualquer empreendimento. Assim, com o uso de uma tabela para controle de transportadora manual, essas informações são colocadas em risco por qualquer contratempo que possa acontecer com o computador, já que esses dados estão armazenados em máquinas que são suscetíveis a falhas.
Saber exatamente como está o andamento dos índices da empresa é o primeiro passo para alavancar o negócio no mercado, pois isso é uma forma de otimizar os resultados por meio da análise do histórico do empreendimento.
Assim, para que você compare resultados, gastos, orçamentos, entre outros, esses dados necessitam de um estudo detalhado para compreender o que está acontecendo de bom na empresa ou não. Isso se torna difícil quando não há um sistema automatizado via software, pois sempre há possibilidades de erros quando o assunto é o trabalho manual.
O tempo perdido para conseguir extrair alguma análise por meio de tabela para controle de transportadora via manual é algo que precisa ser considerado, já que muitos colaboradores desempenham mais de uma tarefa. Ou seja, se houver discordância de números ou informações, leva-se mais tempo para descobrir se há alguma coisa errada quando não existe um sistema especializado para solucionar esse tipo de problema na empresa.
Uma ótima opção de tabela para controle de transportadora é utilizar a tecnologia em seu favor. E para isso, há no mercado diversas preferências de softwares de gestão. Mas um dos maiores benefícios que devem ser analisados antes de se investir em uma plataforma de gerenciamento de transportes é a usabilidade.
O conhecido TMS (Sistema de Gerenciamento de transporte), por exemplo, é a forma mais eficiente de administrar a sua transportadora. O objetivo dessa plataforma é automatizar rotinas manuais, diminuir retrabalhos e fazer com que as operações sejam muito mais eficazes e precisas.
A maioria desses sistemas faz uso do EDI (troca eletrônica de dados), que simplifica bastante a comunicação entre os parceiros com a troca de documentos como NF-e (Nota Fiscal Eletrônica), CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico), faturas e pré-faturas, sem ocorrer problemas no cálculo de frete provocados pelo preenchimento manual de dados.
Isso quer dizer que esse tipo de software é capaz de agrupar todas as etapas do transporte reunidos no mesmo sistema. Isso promove uma economia considerável de capital ao longo do tempo e deixa a visualização dos processos bem mais nítida.
Outra questão a se considerar é se a plataforma é totalmente online. Isso é fundamental, uma vez que o acesso às informações pode ser feito a qualquer tempo e de qualquer ambiente. Ou seja, isso evita o comprometimento da segurança, já que tudo está protegido por ter seus dados armazenados na nuvem.
Desse modo, além da segurança e da possibilidade de acesso a qualquer momento, o fácil entendimento do sistema e a junção de todas as informações de gestão da transportadora em um único local facilita bastante o trabalho do gestor, que terá disponível sempre os dados relacionados ao seu negócio.
Portanto, a disponibilidade da tabela para controle de transportadora via software é a melhor opção para o seu negócio. Busque por uma solução que otimize suas operações e processos, a fim de se destacar no mercado e conquistar mais clientes.
E aí, o que achou deste post? Que tal agora conhecer nossas soluções que são ideais para a sua transportadora? Entre em contato conosco!