Mensurar o desempenho do negócio e da operação é indispensável. Sem isso, não é possível medir a cadeia logística para verificar o que proporciona o efeito esperado, e o que impede um bom desempenho. Umas das métricas muito importantes no setor é o nível de serviço logístico.
Neste texto vamos falar sobre do que se trata essa métrica e a sua importância na transportadora. Para isso, apresentaremos dicas de como calcular e analisar o nível de serviço logístico da sua transportadora. Na conclusão, explicaremos de que modo aplicar esse resultado para propor melhorias para o negócio.
Fique com a gente e aprenda como calcular o nível de serviço logístico!
Tal indicador consiste no resultado alcançado pela operação logística em toda sua cadeia. Isso significa que o cálculo consegue mensurar a qualidade da atividade logística, do momento em que o pedido é recebido, até a entrega do produto ao cliente.
Dessa maneira, esse cálculo é imprescindível para o setor, pois impacta a performance da empresa como um todo. Além disso, está ligado a uma experiência de qualidade do cliente, assim afeta a satisfação e fidelização dele.
Vamos destrinchar mais sobre como tal indicador interfere na cadeia logística e, por consequência, a importância dele para a empresa. Para tal, empregaremos um exemplo na prática.
Imagine que você faz um pedido pela internet. Após o pagamento, o comércio virtual passa o prazo máximo de 10 dias para o produto chegar em sua casa. Nesse momento, é natural ter uma ansiedade enquanto espera a encomenda. No entanto, muitos dias se passam, e a mercadoria não chega.
Enfim, o item é entregue na sua residência no décimo quinto dia, dentro de uma caixa cheia de amassados. Ou seja, fora do prazo e com possíveis avarias. Para você, uma experiência assim seria positiva ou negativa? Com certeza, a segunda opção.
Como foi possível perceber, neste exemplo, você, como consumidor, foi lesado, não só devido à entrega atrasada, mas também pelo objeto que pode ter sofrido danos, como aponta a embalagem. Isso impacta diretamente na experiência do cliente, que, neste caso, foi negativa.
Situações ruins como esta do exemplo conseguem causar insatisfação no consumidor. Isso pode levá-lo a comprar em uma loja concorrente na próxima aquisição. Em outras situações, essa insatisfação do cliente se torna pública em fóruns ou em posts do seu perfil comercial.
Por consequência, a empresa não consegue fidelizá-lo nem passar uma boa reputação, porque o consumidor afetado ainda pode contar a experiência negativa a outras pessoas. Para evitar casos como este, o nível de serviço logístico deve ser medido com frequência.
Para medir tal indicador, antes é necessário conhecer os aspectos contemplados por ele. Algumas das características envolvidas, entre outras, são:
Os pontos acima impactam diretamente ou indiretamente a experiência do cliente e estão no rol de elementos do nível do serviço logístico.
Além deles, há métricas de desempenho essenciais para o segmento mensurar sua operação e a satisfação do cliente em relação às entregas, chamados de indicativos do serviço logístico. Confira a seguir quais são!
Conhecido também pela sigla inglesa OTD (On-Time Delivery), trata-se do percentual de entregas concretizadas dentro do prazo. Em outras palavras, mensura ainda a taxa de atrasos nas entregas. Isso possibilita encontrar adversidades referentes ao tempo gasto no percurso. Para estimar esse percentual, siga a fórmula:
Em inglês, On-Time and In-Full (OTIF), indica o desempenho da logística nas entregas. Para tal, considera dois aspectos:
Assim, para calculá-lo:
Conhecido ainda pela sigla em inglês OCT (Order Cycle Time), tal indicador contempla todo o tempo consumido para concretizar a compra. Portanto, quando a empresa recebe o pedido até o instante em que o consumidor tem a mercadoria entregue em sua residência. Sua fórmula é:
Aponta a diferença entre os produtos presentes no estoque, e os cadastrados no sistema de controle. Para calculá-lo:
Conhecido ainda como Order Fill Rate (OFR), indica o tempo para processar pedidos. Considere o período gasto ao receber o pedido até a saída para entregá-lo. Fórmula:
Os custos logísticos são importantes para promover experiências positivas para os cliente, por exemplo, veículos mais velozes tendem a ser mais caros. Contudo, é possível equilibrar tais gastos e a satisfação dele.
Para isso, é preciso conhecer atributos dos diversos tipos de entregas. Com eles, você consegue traçar o perfil de cada consumidor e empregar o investimento necessário conforme tal cliente, tendo ainda mais exatidão nas decisões. Veja!
Os indicativos mais importantes na satisfação dos clientes são uma entrega dentro do prazo e uma mercadoria sem avarias. Por isso, o OTD e o OTIF não podem ser deixados de lado. É indispensável mensurá-los e, ao encontrar falhas nesses processos, corrigi-las rapidamente.
Para poder analisar de forma global o processo é importante contar com um software para controle dos fretes. Assim, é possível construir um histórico de dados consultar relatórios sobre as operações.
Portanto, o nível de serviço logístico contempla um conjunto de fatores imprescindíveis para uma operação logística. Ao monitorá-lo, será possível otimizar a operação, diminuir custos e aumentar a satisfação do cliente.
Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar sua empresa a atingir melhores resultados logísticos!