Sua empresa já tem um certificado digital? Se você ainda não providenciou essa ferramenta, não sabe para que ela serve ou como escolher o modelo mais indicado para o seu negócio, este post o ajudará!
Vivemos na era digital e as transportadoras não podem ficar de fora dessa revolução. Atualmente, diversas obrigações fiscais e contratos são firmados e assinados no ambiente virtual e, por isso, é necessário garantir a segurança e autenticidade desses documentos.
Nós sabemos que assuntos relacionados à tecnologia podem gerar insegurança e dúvidas e, por isso, preparamos este artigo. Continue a leitura para aprender a escolher o certificado digital ideal!
Certificado digital é a identidade digital de uma pessoa ou empresa. Por meio da assinatura eletrônica, ele permite que contratos e transações realizadas no ambiente virtual tenham a mesma validade e segurança dos demais.
Em outras palavras, trata-se de uma ferramenta indispensável para qualquer pessoa física ou jurídica que realiza operações pela internet. No caso de uma transportadora, ele garante que o CNPJ de um documento fiscal eletrônico realmente pertence àquela empresa, por exemplo.
Resumindo, com um certificado digital, sua empresa poderá assinar documentos eletrônicos, emitir documentos fiscais e se comunicar com o Governo com segurança e agilidade, ou seja, livre de fraudes e erros.
Ter um certificado digital é extremamente importante para as empresas contemporâneas. No entanto, é preciso conhecer os tipos existentes e escolher aquele que melhor atende às suas necessidades. Acompanhe!
O Certificado Digital e-CPF é destinado a pessoas físicas e pode ser utilizado para assinar documentos, se comunicar e realizar operações no site da Receita Federal, ter acesso a sites dos governos estaduais e federais, acessar o e-Social e enviar a Declaração do Imposto de Renda.
O Certificado Digital e-CNPJ é destinado a empresas e permite a assinatura e autenticação em sistemas públicos e privados em nome da pessoa jurídica. Com ele, seu negócio poderá se comunicar com a Receita Federal e assinar e emitir documentos com validade jurídica, por exemplo.
O Certificado Digital NF-e e NFC-e é exclusivo para a emissão de Nota Fiscal Eletrônica e de Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica. Ao contrário do anterior, ele pode ser atribuído ao funcionário responsável pela tarefa, o que traz mais segurança à operação — já que o empresário não precisará compartilhar o seu e-CNPJ com outros funcionários.
A Bsoft está sempre pensando nas necessidades dos seus clientes e sabe que a modernização é uma tendência vantajosa. Por isso, nossos softwares reconhecem a maioria dos modelos de certificados disponíveis e nós oferecemos suporte para a instalação da ferramenta.
Mas isso não é tudo. Desde 2017, estamos facilitando a compra do modelo A1 — o item que apresenta menos problemas de incompatibilidade. Para isso, você terá à sua disposição duas possibilidades interessantes. Confira!
Caso você deseje adquirir um certificado, basta escolher o modelo e adquiri-lo diretamente com a Bsoft por meio do pagamento de um valor fixo e único. Ou seja, você paga o valor indicado e pode buscar o seu certificado em uma agência local da Certisign — responsável pela emissão dos Certificados Digitais no Brasil. Atualmente é possível também agendar a emissão do certificado via videoconferência e enviar os documentos de comprovação via e-mail. Esse aspecto facilitou ainda mais o processo.
Essa é uma forma inovadora de possibilitar que as empresas de transporte tenham acesso ao certificado digital. Nesse caso, é feita a contratação por meio do pagamento de uma taxa de adesão e um acréscimo de R$ 25 na mensalidade da empresa. Com isso, ela terá à sua disposição um certificado digital sempre atualizado e ativo.
Na prática, ao quitar a taxa de adesão, o cliente recebe um voucher para aquisição e agendamento da retirada do seu certificado com a Certisign.
Com o pagamento das mensalidades, a empresa garante a renovação do certificado nos períodos exigidos. Ou seja, sempre que ele estiver próximo de vencer, basta solicitar um novo voucher e realizar o processo, sem a necessidade de uma nova taxa de adesão.
Escolher o certificado digital ideal para sua empresa não é uma decisão complexa. Na verdade, você terá que escolher entre o modelo A1 e o modelo A3. Mas, afinal, qual a diferença entre eles e qual é o melhor para seu negócio?
Esse modelo é fornecido por meio de um arquivo digital para instalação, que pode ser enviado por e-mail ou disponibilizado para download. Por isso, não será necessário nenhum dispositivo conectado à máquina para realizar a emissão do documento. Sua validade é de 1 ano.
Esse modelo pode ser comercializado de duas maneiras: um token — semelhante a um pen drive —, ou um cartão, que exige uma leitora para fazer a interpretação da chave privada. Nesse caso, é preciso plugar o item no computador sempre que ele for utilizado. Sua validade é de 3 anos.
Conforme mencionado, a Bsoft comercializa o modelo de certificado digital A1. Aconselhamos a compra desse item, pois ele apresenta vantagens em relação ao outro modelo.
Com a escolha da versão A1 e contratação do sistema WEB, instalamos o certificado em nossos servidores e o cliente terá acesso ao sistema de onde estiver, bastando apenas uma internet de boa qualidade. Em outras palavras, não será necessário instalar o certificado em “máquinas estranhas” à da sua transportadora.
No caso de um sistema local, o certificado A1 pode ser instalado em diversas máquinas. Isto é, um único arquivo poderá ser utilizado por todos os computadores da empresa.
Por outro lado, na versão A3, será necessária a homologação com nossos servidores e ainda a instalação e plug do equipamento na máquina que está realizando a emissão dos documentos.
Mas esse não é o único ponto. Existem outras vantagens interessantes do certificado A1, como:
Outro ponto que merece destaque é que o modelo A3, apesar de prometer uma validade de três anos, costuma apresentar problemas que afetam esse prazo, como erros de reconhecimento e até perda de conteúdo repentino.
Por esse motivo, o ideal é investir no modelo A1. Apesar de ter um prazo de validade menor, ele é compatível com a maioria os sistemas e apresenta menos problemas durante o uso.
Conseguiu entender por que o modelo A1 é o certificado digital ideal para sua transportadora? Com a modernização e os avanços da tecnologia, transações digitais estão cada vez mais comuns e, por isso, é interessante que você providencie esse item tão importante para a segurança e agilidade de suas transações. Entre em contato conosco e esclareça suas dúvidas!
2 Comments
Quero fazer meu certificador digital
Bom dia, Daiane!
Na Bsoft realizamos a venda de certificados do tipo A1. Você pode conferir mais detalhes nesse link: Certificado Digital.
Depois de adquirir, aí tem as etapas de validação da sua identidade com a certificadora.
Espero ter ajudado, um abraço!