Nos últimos anos observamos uma explosão no setor de logística, principalmente pelo aumento de entregas on-line, impulsionadas em grande parte pela pandemia. Com isso processos como carga e descarga se tornaram mais numerosos.
Esse aumento na demanda pode gerar filas e dificultar os processos, mas sempre se pode contar com algumas estratégias como o planejamento e a tecnologia para otimizar o transporte. Acompanhe as dicas deste artigo para saber como melhorar a logística de sua empresa.
O processo de carga e descarga é simples em sua teoria, nada mais é do que carregar o caminhão para seguir viagem e descarregar no local de destino ou estipulado para tal.
Apesar de parecer simples, o processo de carga e descarga precisa de planejamento e estratégias para que ele possa ser melhorado, a fim de otimizar tempo e diminuir avarias durante o transporte rodoviário.
A lei que trata sobre o processo de carga e descarga de caminhões é a Lei N° 13.103/2015, que também estipula as regras para outras atividades do motorista, ficando popularmente conhecida como Lei do Caminhoneiro. A lei altera algumas partes de texto da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e do CTB (Código de Transito Brasileiro).
A respeito do prazo para efetuar a carga e descarga não pode ultrapassar o limite de 5 horas a partir da chegada do veículo no local de coleta ou de destino.
Caso esse tempo não seja respeitado, é cobrado do caminhoneiro ou da transportadora o valor de R$ 1,38 para cada tonelada, por hora acima do tempo permitido.
Enquanto o motorista está esperando, teoricamente ele está trabalhando. Entretanto, a lei estipula que o valor pago ao motorista nestes momentos é de 30% proporcional ao salário integral do motorista.
A jornada de trabalho do caminhoneiro pode ser estendida com até 4 horas extras se necessário, não podendo ultrapassar este limite. Esta ação busca evitar que os caminhoneiros trabalhem durante excessivas horas prejudicando a saúde e segurança deles mesmos e de outros envolvidos nas estradas.
Para garantir a segurança da operação, evitar acidentes e proteger os motoristas, é necessário que sejam respeitadas. A lei estabeleceu 11 horas de descanso dentro do dia de 24 horas de trabalho.
A Lei do Motorista estipulou como obrigatório o exame toxicológico para os motoristas. Entre idas e vindas da obrigatoriedade, devido a pandemia e outras medidas com alterações nas normas por parte do STF (Supremo Tribunal do Trabalho), agora ele tem validade de 2,5 anos e deve ser realizado na também na renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
A vaga de carga e descarga deve estar devidamente identificada por placa que contenha também os horários em que o carregamento e descarregamento devem ser realizados, bem como o tempo de permanência.
Sendo assim, veículos de passeio não podem estacionar neste tipo de vaga, estando sujeitos a multas.
Como falamos na introdução, o grande número de carga e descarga realizado no Brasil, principalmente nos grandes centros urbanos pode causar muitos problemas se não for realizado da forma correta.
Por mais que o agendamento de carga e descarga esteja evoluindo no Brasil, ainda vemos muitos problemas devido a falta de planejamento. Longas filas de caminhões em locais de entregas são uma prova disso.
Essa falta de planejamento trás vários prejuízos, tanto para os embarcadores, como para as transportadoras e até para os motoristas que recebem menos se estiverem em uma fila de espera.
A equipe mal preparada pode causar demora no carregamento e descarregamento do veículo além de poder causar avarias nas mercadorias. Estas avarias, na maioria das vezes não são cobertas pelo seguro comum, pois precisam ser asseguradas por uma apólice específica.
Ou seja, é um efeito em cadeia que ocorre devido ao despreparo dos profissionais, algo que seria facilmente corrigido com treinamento adequado.
Conforme falamos anteriormente, os dados as mercadorias são um grande problema na carga e descarga das mercadorias. Não somente o despreparo das equipes pode causar este problema, mas também espaços para coleta inapropriados ou falta de tempo para descarregar.
Se o processo de carga e descarga das mercadorias não for planejado, podem ocorrer demoras na entrega, o que acaba violando as normas legislativas e gerando até multas.
O procedimento para realizar carga e descarga durante o transporte podem ser dificultados por falta de lugares apropriados, o que compromete a qualidade do serviço prestado.
Como podemos ver, todos estes problemas acabam se acumulando, onde um pode ser responsável pelo outro, mas existem formas de organizar as demandas e tornas o processo todo mais funcional, confira a seguir o nosso passo a passo e nossas dicas.
Existem medidas simples que podem ser utilizadas para melhorar o processo de carga e descarga das mercadorias, confira abaixo:
Nada melhor do que começar o transporte com um bom planejamento. Confira se é possível agendar o carregamento ou descarregamento da carga, muitas empresas já possuem essa opção, inclusive através de aplicativos e sistemas específicos.
Uma das coisas que pode causar transtorno é carregar a mercadoria errada ou então estar com os documentos fiscais incorretos (que pode ocasionar multa).
Este problema pode ser evita se for estabelecida uma rotina de conferência de documentos e carga para se certificar que tudo está correto mesmo antes de sair com o veículo da empresa.
Separar a carga por categorias pode facilitar a entrega e poupar tempo. Existem transportadoras que costumam organizar as mercadorias por ordem de entrega, o que também pode funcionar dependendo do processo.
Reunimos algumas informações que podem ajudar nessa importante fase do transporte, confira abaixo:
É importante que a equipe seja devidamente treinada para realizar a carga e descarga, tanto para evitar avarias nas mercadorias, mas também para garantir a sua própria saúde e evitar problemas de ergonomia.
Você pode investir em treinamentos regulares que abordem técnicas corretas de manuseio, uso de equipamentos de proteção, e procedimentos de emergência.
Com isso, há redução de acidentes, aumento da produtividade e melhor qualidade no serviço prestado.
Entender a capacidade e limitações dos veículos ajuda a otimizar o carregamento e a evitar sobrecargas. Neste contexto, é importante realizar regulares e manter um registro atualizado das especificações de cada veículo da frota.
Estes procedimentos não apenas prolongam a vida útil dos veículos, como também garantem que o carregamento seja feito de forma equilibrada, evitando danos.
O manuseio inadequado de cargas perigosas pode causar graves acidentes e danos ao meio ambiente. Certifique-se de seguir rigorosamente as regulamentações de segurança, utilizar sinalização adequada e fornecer treinamento específico para a equipe.
Cuidados como este podem garantir a segurança do time, proteção do meio ambiente e cumprimento das normas legais.
Além de conhecer as regras gerais já mencionadas neste texto, também é necessário saber as especificações do lugar que você está trabalhando
Além dos procedimentos e dicas para a realização desta etapa do transporte, podem surgir outras dúvidas que busquemos esclarecer abaixo:
Basicamente, o processo de carga e descarga consiste em transferir a mercadoria de um veículo para outro ou para algum local de armazenamento. Entretanto, essa movimentação pode variar muito de acordo com o tipo de produto transportado.
O ideal é que o processo seja realizado por pessoas treinadas e capacitas para realizar este tipo de atividade, como auxiliares de carga. Entretanto, podem ocorrer casos em que o motorista pode ajudar, como veremos abaixo.
Sim, seja por especificação da transportadora ou do próprio embarcador (dono da mercadoria) o motorista pode também fazer ou auxiliar na carga e descarga das mercadorias.
Apesar de não haver legislação especifica para o caso, entende-se que um caminhoneiro que realiza a carga e descarga da mercadoria pode receber a mais por isso já que executa mais de uma função. Este adicional segue os parâmetros de remuneração extra de acordo com acúmulos de cargos em outras áreas que é cerca de 10% sobre o salário atual.
A multa por estacionar neste tipo de vaga é de R$ 195,23 reais e 5 pontos na carteira de motorista.
Gostou deste conteúdo? Se deseja saber mais sobre o assunto, leia nosso artigo sobre agendamento de carga e descarga.