A tecnologia facilita a maior parte da nossa vida. Contudo, esse fator nos torna mais exigentes. Pensando nisso, gestores se preocupam cada vez mais com o on time delivery (ODT). A realização desse cálculo pode ser o que faz uma empresa ter sucesso ou fechar as portas.
Com a evolução tecnológica, é comum querer que os problemas se resolvam cada vez mais rapidamente. O mesmo se aplica às entregas de mercadorias. Por essa razão, é tão importante que a empresa cumpra todas as promessas que fez para seus clientes, inclusive quanto aos prazos.
Para facilitar essa etapa tão crucial de seus negócios, descubra como calcular essa fórmula corretamente. Veja como prevenir atrasos e garantir a satisfação de seus compradores. Continue a leitura!
É um indicador de desempenho muito necessário, principalmente para as empresas que atuam com base em entregas e demandas. Essa métrica serve para avaliar a pontualidade de suas entregas. A pergunta principal é: quantas entregas foram feitas dentro do prazo?
Essa métrica auxilia para que gestores saibam se os serviços prestados são pontuais. Por consequência, como a entidade é vista no mercado. Possibilita, ainda, a identificação das razões dos possíveis atrasos, que podem ser desde problemas com documentação até a baldeação de carga.
A principal razão é prevenir-se contra a insatisfação de seus clientes. Por exemplo, se você já realizou uma compra pela internet e a loja prometeu entregar o produto em três dias, com certeza você elogiaria se a entrega fosse feita em dois dias!
O contrário da situação citada também é válido. Se adquirisse uma mercadoria com a promessa de entrega em um dia e recebesse o item somente após o segundo dia de espera, provavelmente haveria uma frustração. Dificilmente retornaria para aquele comércio ou pior, não o recomendaria para colegas e familiares.
Por isso, é tão importante a realização desse cálculo. Assim, sua empresa será mais confiável, pois a antecipação evita possíveis atrasos. Com menos atraso na entrega, maior é a satisfação de seus compradores, aumentando assim a possibilidade de novos pedidos.
O cálculo é feito de forma bem simples: basta dividir o número de entregas realizadas dentro do prazo, pelo número total das entregas e em seguida multiplicar o valor por 100, para obter a porcentagem.
Por exemplo: suponha que a empresa de transportes realizou 350 entregas dentro de um ano. Desses trabalhos, 230 foram entregues no prazo e 120 atrasaram, por algum motivo. Então, a conta seria:
230/350 = 0,6571
0,6571 x 100 = 65,71%
Então, a empresa tem um índice de 65,71% de cumprimento de prazos.
Existem muitas maneiras de melhorar o desempenho das remessas da empresa, como:
É importante também que se mantenha uma boa comunicação com todas as pessoas envolvidas em cada etapa do transporte, desde a elaboração da documentação e carregamento, até o recebimento pelos destinatários. Um software completo que permita ter uma gestão do transporte de ponta a ponta pode ser um aliado de peso para aumentar a eficiência da empresa.
Os principais desafios para a administração de demandas são:
Por isso, as empresas estão cada vez mais focadas em garantir agilidade e eficiência nas tarefas realizadas, podendo conquistar um on time delivery mais eficaz. Isso garante mais autoridade no mercado, o que melhora o marketing orgânico, ao se tornar uma referência em rapidez e eficácia, principalmente se houver cuidados com o manuseio dos produtos para evitar avarias. Utilizar a tecnologia em todas as etapas garante um acompanhamento em tempo real, com isso o seu cliente fica satisfeito e o faturamento da empresa aumenta!
Você faz tudo isso e ainda não consegue melhorar seu ODT? Deixe aqui seu comentário para receber informações exclusivas e alavancar seus negócios.