Você conhece a importância da manutenção preventiva da frota e prevenção de acidentes? De acordo com a Lei nº 8.213/91, acidente de trabalho é aquele que ocorre no exercício da função do colaborador, de modo que traga como consequência lesão corporal, perturbação funcional e cause perda, redução permanente ou temporária da capacidade laboral ou morte.
Nesse sentido, contar com a manutenção preventiva para evitar qualquer eventualidade na empresa trará segurança para os profissionais e ainda se torna um diferencial competitivo, uma vez que vai demonstrar que o negócio se importa com a rotina de trabalho em diferentes contextos. Nas operações de transporte, esse tipo de prática é fundamental.
Pensando nisso, elaboramos este material para que você saiba mais sobre o tema. Confira!
A prevenção de acidentes é essencial para as transportadoras, primeiramente, pela questão da preservação da vida dos envolvidos nas operações. Além disso, é necessário considerar também as questões de ordem econômica, bem como a preservação do patrimônio da empresa.
Esses dois últimos tópicos devem ser levados em conta, pois, depois do acidente, a recuperação do veículo não é possível em muitos casos, especialmente quando não se tem seguro. Sendo assim, para empresas que dependem de sua frota (como é o caso das transportadoras), evitar acidentes está entre umas das preocupações mais importantes.
Quando há redução de acidentes, até mesmo o governo do país é beneficiado, pois há uma menor pressão nos serviços do setor de saúde pública.
No setor de transportes os acidentes são frequentes e acabam fazendo parte do risco das operações. Em um relatório produzido pela CNT, foi apontado que 27,3% dos acidentes nas rodovias federais envolvem caminhões. Segundo esse mesmo levantamento, apenas as rodovias federais contabilizaram 64.452 sinistros de trânsito em 2021 e o custo estimado seria de R$12,19 bilhões.
Portanto, toda a medida que traga impacto na diminuição de acidentes beneficia as empresas de transportes assim como a sociedade em geral. Por isso, a preocupação com a manutenção preventiva da frota é algo fundamental nas empresas de transporte.
A manutenção preventiva da frota trata-se de uma estratégia em que a empresa faz um cronograma de verificações, seguindo um roteiro de checagens com o intuito de garantir que o veículo esteja em perfeitas condições.
Cada tipo de veículo tem detalhes específicos a serem checados, com prazos distintos, uma vez que há itens que demoram mais ou menos tempo para depreciar. Sendo assim, o cronograma deve ter checagens que dependem de tempo ou de quilometragem rodada, evitando a ocorrência de falhas ou erros de forma antecipada e programada.
Uma dúvida muito comum quando nos referimos a manutenção preventiva da frota está relacionada à diferença entre esse conceito com a manutenção preditiva e corretiva. Na preditiva, temos o uso da tecnologia para monitorar o funcionamento do veículo para coletar dados sobre o seu funcionamento. Nesse caso, é possível utilizar equipamentos para identificar quais são as manutenções necessárias, se apoiando ou não em cronogramas.
Já a manutenção corretiva é a ação que ocorre depois que a falha já trouxe algum tipo de dano material para a empresa ou dano ao colaborador. Essa é a forma mais arriscada, uma vez que compromete a segurança dos funcionários e ainda gera custos para o negócio.
A manutenção preventiva exige que a empresa cumpra a sua rotina de verificação predefinida. Nesse sentido, é preciso que alguém esteja atento quanto aos prazos e demandas necessárias para alcançar esse objetivo.
Nem sempre há pessoas suficientes para gerir essas tarefas, sendo esse um principal desafio. Porém, já existem sistemas que podem ajudar as empresas nesse sentido, de modo que haja alertas para realizar a manutenção de veículos, além da criação de checklists considerando as especificidades de cada modelo.
Outro fator de dificuldade que podemos mencionar é que esse tipo de rotina implica em custo extra para a empresa. No entanto, devemos considerar esse tipo de gasto como investimento, especialmente considerando os custos com manutenção corretiva (que são muito maiores, além de comprometer a saúde e segurança das pessoas do negócio).
Além da prevenção de acidentes, a manutenção preventiva também contribui para que as peças tenham mais durabilidade. Entre os diferenciais, questões que envolvem a lubrificação, ajustes e limpeza dos materiais são alguns dos fatores que possibilitam que a vida útil dos elementos seja mais alta.
Correções periódicas também evitam que os veículos passem muito tempo em oficinas ou esperando conserto nas estradas, pois essas ocorrências tendem a reduzir. Sendo assim, os principais ganhos são:
Para realizar a manutenção preventiva das frotas de forma eficaz, o primeiro passo é mapear os diferentes modelos de veículos utilizados, além de analisar quais são as necessidades e pontos de atenção em cada um deles. Em algumas situações, é preciso conferir especificações técnicas para entender melhor o que cada um dos modelos demanda.
Outro ponto necessário é o de definir um responsável que ficará por dentro do cronograma e execução nas checagens de rotina. Essa pessoa terá em seu escopo verificar os elementos a serem checados por tempo, além de identificar aqueles cuja manutenção é feita por quilometragem. Também será esse colaborador que vai trabalhar com as ferramentas tecnológicas que permitem melhor controle das manutenções. O ideal é que elas gerem alertas considerando prazos ou outro fator. Assim, é possível delegar essas tarefas aos responsáveis pelos serviços de manutenção sem risco de esquecimento.
Quanto à periodicidade, como mencionamos, vai depender do veículo e do item analisado. Para que ela seja feita de forma efetiva, o ideal é contar com um bom planejamento, além de identificar de maneira contínua quais são as demandas necessárias para garantir os diferenciais da manutenção preventiva.
Neste conteúdo, tivemos a oportunidade de identificar os diferenciais da manutenção preventiva da frota e a prevenção de acidentes. Como vimos, esse tipo de estratégia garante não apenas a segurança de seus colaboradores, como também evita gastos considerados desnecessários, pois, com a prevenção, problemas são identificados de forma prévia, garantindo a durabilidade de seus principais equipamentos.
Em seu negócio, há uma outra etapa na manutenção preventiva que não mencionamos? Deixe seu comentário!