Para gestores de logística, o assunto “o que é dropshipping” costuma ser instigante, já que este é um modelo de negócio que só aumenta mundo afora. Se este é o seu caso, saiba que a gestão da cadeia logística de uma loja cujas vendas de produtos não requerem estoque dos seus produtos, é conhecida como dropshipping. Assim, a empresa funciona como uma revendedora dos produtos, atuando como intermediária na operação.
Essa estratégia de vender mercadorias terceirizadas (que ficam no estoque da outra empresa) é utilizada pela maioria dos marketplaces, como Amazon, Mercado Livre, entre muitos outros. Para se ter uma ideia de como esse modelo de negócio cresceu nos últimos anos, um estudo realizado pelo E-DSS.org apontou que 27% das empresas varejistas que atuam na web fizeram mudanças em seu processo de venda e de entregas ao adotar o dropshipping.
Neste post, você entenderá o conceito de dropshipping, como este método de vendas funciona, seu objetivo e por que investir nessa estratégia, conferindo seus principais benefícios. Acompanhe!
A palavra dropshipping é a união das palavras drop (largar) e shipping (remessa). Se interpretarmos ao pé da letra, seria como se uma determinada empresa “largasse” sua remessa para que outra a comercialize. Isso significa que, no e-commerce, a venda é feita por uma empresa, que repassa o pedido à outra empresa, que armazena em seu estoque e distribui os produtos vendidos.
Em resumo, o processo logístico é de responsabilidade da empresa parceira e o marketplace é o intermediário da compra.
A melhor maneira de entender seu funcionamento é com um exemplo prático da logística do dropshipping. Veja como funciona abaixo:
Agora você verá por que investir em dropshipping é um bom modelo de negócios, conhecendo suas principais vantagens. Confira!
Os menores custos são, talvez, os maiores atrativos de quem se interessa por esse tipo de negócio. A razão é óbvia: dropshipping traz uma grande economia devido à facilidade de armazenamento e estoque dos produtos que a empresa vende. Isso porque, o marketplace não precisa comprar os produtos, já que a responsabilidade de armazená-los é da empresa parceira.
Além disso, o empreendedor não terá despesas com IPTU, conta de luz, aluguel, entre outros custos — exceto as despesas (energia elétrica, internet etc.) que tem para usar em seu local de “divulgação” das peças, que pode ser a sua própria casa, por exemplo. Enfim, com os baixos investimentos, a empresa utiliza o dinheiro para investir em áreas como o marketing.
O dropshipping permite que a gestão e o planejamento sejam feitos digitalmente, por isso, o e-commerce é famoso por não ter muitas limitações como as verificadas em uma loja com local físico. Com isso, é possível controlar seu negócio com maior flexibilidade.
Além disso, a relação entre marketplace, fornecedor e cliente é feita em poucos cliques — tudo isso pode ocorrer em poucos minutos. Essas flexibilidades permitem que a pessoa trabalhe de qualquer lugar, em quaisquer horários e contando com um espaço ilimitado para a exposição de seus produtos.
Com o dropshipping, a facilidade de administrar o negócio é estratosférica. Isso porque o empreendedor pode focar seu tempo e sua mente em divulgar a loja e seus produtos, bem como no pós-venda, devido a toda a gestão dos produtos e a logística ser feita pelos fornecedores.
Você pode focar apenas na divulgação da loja, na experiência de compra e no relacionamento com os clientes, enquanto toda a gestão de estoque e logística fica nas mãos dos fornecedores. Além disso, a gestão pode ser feita de forma virtual.
Ao trabalhar com o modelo de dropshipping é possível negociar com diferentes fornecedores uma grande variedade de artigos, incluindo os mesmos produtos a preços diferentes (o que permite fazer promoções, ou oferecer diversas opções de frete e de prazos de entrega, por exemplo).
Assim, cada fornecedor poderá oferecer produtos de diferentes categorias e níveis de serviço. Com isso, o dono do negócio consegue diversificar seu mix de produtos e atender vários perfis de clientes.
Com o modelo de dropshipping, existe a possibilidade de a sua empresa atender aos clientes de todo o país, quiçá do mundo todo — no caso da sua empresa crescer e/ou se sua capacidade de divulgação atingir o exterior.
Assim, da mesma forma que é possível vender de diversos lugares, o seu cliente também poderá adquirir seus produtos de onde ele estiver, independentemente das barreiras geográficas. Com isso, sua empresa poderá crescer e escalar de uma forma saudável.
Finalmente, mas não menos importante, outro grande benefício do dropshipping é a facilidade (para o dono do negócio) dos processos de suporte ao cliente, trocas e devoluções dos produtos. Isso porque, todo o pós-venda relacionado a esses serviços pode ficar a cargo dos fornecedores. Assim, é ele quem arca com todo o processo de logística reversa.
Para ter sucesso na operação do modelo dropshipping, algumas dicas são muito valiosas. Veja quais são elas:
Gostou de saber o que é dropshipping e sobre esse modelo de negócio? Além do seu conceito, você viu como ele funciona, seus benefícios fundamentais e as principais dicas para obter sucesso neste tipo de negócio. Quer seja você o dono da empresa vendedora, quer seja o responsável pela logística, este ramo pode ser muito atrativo.
Agora que você sabe as principais informações sobre dropshipping, aproveite para compartilhar estas dicas em suas redes sociais com mais pessoas, como para um provável sócio para o seu e-commerce ou para sua empresa de logística. Sucesso!