Não é segredo para ninguém que uma experiência positiva de compra é o que determina se o consumidor vai se fidelizar a uma loja virtual ou não. Esse é um dos detalhes pelos quais você, dono de um e-commerce precisa saber para se aperfeiçoar o processo logístico do seu negócio virtual.
Pensando nisso, separamos algumas dicas para melhorar a logística da sua loja virtual, confira aqui:
Planeje-se: Custos, fornecedores, níveis de serviço (disponibilidade do produto, tempo de entrega), embalagem, rotulagem, devoluções e flexibilidade (alterações de estratégia com base na necessidade dos clientes). Esses pontos são essenciais para sua empresa virtual!
Preveja a sua demanda: Prever demanda não é exatamente fácil, nem exato, mas já está ficando bem menos complicado. Esse tipo de previsão pode te ajudar a melhor planejar a sua logística num futuro próximo.
Estude seus produtos: Uma vez que você saiba quais dos seus produtos são os mais vendidos, você consegue ter uma melhor estratégia na separação dos seus pedidos, e otimizar esse tipo de processo pode reduzir , e muito, os custos com o trabalho.
Ter uma estratégia flexível pode cortar custos com logística: A ordem de serviços de entrega é freqüentemente baseada na localização geográfica. No entanto, outros fatores como tempo de espera, ordens posteriores, custos de produção, atrasos, disponibilidade e confiabilidade do transporte terceirizado podem influenciar a melhor fonte para a ordem.
Transportadoras ou correios: Tenha sempre contato com empresas sérias, que vão te auxiliar sempre que você precisar.
Acompanhamento em tempo real das entregas: Na era digital, todos os caminhões tem um GPS com rastreador, isso abre uma brecha para que você possa acompanhar suas entregas em tempo real, assim, se for necessário você pode alterar a rota que está sendo tomada, ou entrar em contato com o motorista.
Fonte: Profissional de Ecommerce, Empreendedor Online e Logística na nuvem.