Entre as várias etapas do processo de e-commerce, a fase de fulfillment ou atendimento do pedido requer foco especial, afinal, não adianta ter os melhores produtos e preços competitivos se a sua empresa não está preparada para entregá-los no prazo.
Essa é uma questão de qualidade que a afeta a experiência de compra do consumidor e a percepção dele sobre a sua empresa. Por esse motivo, é essencial garantir que todas as rotinas estejam bem alinhadas para evitar problemas.
Elaboramos este conteúdo para demonstrar como essa atividade funciona e como é possível aperfeiçoá-la. Leia o post até o final para conhecer as dicas que reunimos.
Fulfillment é a palavra em inglês que representa o atendimento do pedido em seu sentido mais amplo, ou seja, desde o registro da venda até a entrega do produto ao cliente. Se você atua no ramo logístico, já sabe como o comércio eletrônico tem características diferentes das compras em lojas físicas.
O principal elemento é a falta de contato prévio com a mercadoria no momento da aquisição, portanto, outros atributos compensam esse fator. É por esse motivo que a agilidade da entrega está entre as exigências mais comuns.
Isso faz com que as empresas criem processos e mecanismos para possibilitar a redução do prazo de entrega e conquistar a satisfação dos clientes.
Fulfillment também pode ser considerado a totalidade do processo logístico desde a gestão do estoque até o envio da mercadoria. Listamos, a seguir, as fases que devem fazer parte da estratégia logística.
No comércio eletrônico, a distribuição começa quando o pagamento é recebido pelo vendedor. Esse processo funciona de forma semelhante em pequenas empresas ou grandes centros de distribuição.
É fundamental manter a organização do espaço com o intuito de facilitar a localização dos itens com agilidade. Além disso, uma das atividades mais importantes é a gestão do inventário, na qual é apurada a quantidade de cada mercadoria armazenada.
A precisão desse controle faz com que as ordens possam ser atendidas de forma completa. Isso faz com o cliente receba a sua encomenda corretamente e evita reclamações causadas pela falta de produtos.
O momento da separação dos pedidos requer cuidado, pois é comum que erros sejam cometidos pela equipe de armazém. Os cenários mais comuns são o envio de itens errados ou em quantidades diferentes do que consta na ordem.
Também há casos em que os produtos sofrem avarias em decorrência de movimentação insegura ou problemas durante a armazenagem. Por isso, é fundamental garantir que os produtos estejam em perfeitas condições para o envio.
Preservar a integridade física da carga é essencial para evitar prejuízos e danos que causam a devolução da mercadoria. Por esse motivo, a empresa deve estabelecer procedimentos para que essa fase seja executada perfeitamente.
É preciso escolher a embalagem adequada de acordo com as dimensões da mercadoria, com o intuito de evitar a sobra de espaço. O objetivo é garantir que o produto se movimente o mínimo possível para evitar danos.
Os materiais mais usados no meio logístico são as placas de isopor, que são adotadas principalmente pelos fabricantes de eletrônicos e eletrodomésticos. Diversos tipos de plástico bolha são a opção escolhida tanto para itens frágeis quanto para produtos que requerem mais proteção além da caixa de papelão.
Embora essa seja a etapa final da entrega, não é possível garantir o sucesso da sua execução sem o devido planejamento. Antes da emissão dos documentos fiscais e do embarque da carga no veículo, é necessário planejar a rota.
Hoje, já existem diversas ferramentas que possibilitam a criação de um trajeto otimizado, com o intuito de aumentar o volume de entregas e reduzir o tempo de viagem. Essa é uma solução que ajuda a reduzir os custos operacionais e propicia o aumento da eficiência.
Quando pensamos no conceito de order fulfillment, é importante entendermos a sua relação com as atividades da transportadora. Se a loja online demora a disponibilizar os itens para coleta, isso quer dizer que a prestadora de serviços logísticos tem um prazo reduzido para enviar a encomenda.
Por esse motivo, essa rotina deve ser aprimorada do ponto de vista de todos os elos da cadeia de suprimentos. Listamos algumas iniciativas que ajudam a melhorar os resultados. Confira!
Um dos aspectos que mais atrapalha o andamento das entregas é a falta de comunicação. Por esse motivo, as empresas que investem em tecnologia e contam com sistemas de gestão estão um passo a frente quando o assunto o controle do processo de distribuição.
Sim, transportadoras podem transferir parte da sua operação para motoristas autônomos ou para outras empresas locais. Esse processo de terceirização ajuda a aumentar o alcance das entregas e reduz a distância entre lojistas e seus clientes.
Os códigos SKU (Stock Keeping Unit) são utilizados como uma forma de identificar diferentes produtos. Essa classificação diferenciada ajuda a criar estratégias distintas. Essa prática também ajuda a direcionar o atendimento da demanda, pois os itens com mais procura podem ser apurados com facilidade.
Estabelecer o prazo de entrega para os seus clientes pode ser um desafio para as transportadoras. O ideal é estabelecer um equilíbrio entre:
Leve esses critérios em consideração e adote o prazo que é compatível com a capacidade de transporte.
A ocorrência de imprevistos é uma realidade no processo de distribuição de mercadorias, mas existem várias táticas que podem ser adotadas para tornar a sua execução mais simples e confiável.
Reformular a fulfillment e criar novos procedimentos de trabalho é a chave para que esse processo deixe de ser um gargalo e se torne um diferencial. Busque conhecer detalhadamente cada tarefa e identifique oportunidades de melhoria.
Pronto! Agora você já conhece mais sobre o processo de atendimento de pedidos. Se você quer ter acesso a mais conteúdo como este, siga-nos nas redes sociais. Estamos no Facebook, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube.