A classificação de materiais e produtos é um aspecto essencial da gestão de estoque, pois possibilita a identificação de itens individuais por meio da padronização de um código.
Por isso, além de saber o que é SKU, precisamos destacar a sua importância para o processamento correto de pedidos e satisfação dos clientes.
Elaboramos este conteúdo para descrever o que é SKU, como esse conceito pode ser utilizado e quais são os principais benefícios. Continue lendo para saber mais. Aproveite!
A sigla SKU significa Stock Keeping Unit. Esse termo pode ser traduzido para o português como Unidade de Manutenção do Estoque.
O SKU usado no Brasil é composto por um código alfanumérico de, geralmente, 8 dígitos e sua função está ligada à logística interna e de distribuição, pois representa diferentes itens dentro do estoque.
Cada variação de cor, dimensões e componentes exige a criação de um SKU individual, portanto, não há confusão quanto ao item em questão. Na prática, cada empresa lida com um volume de SKUs diferente conforme as características dos produtos comercializados.
Uma loja virtual de roupas, por exemplo, pode ter milhares de códigos para cada item cadastrado. Por outro lado, um posto de gasolina terá um número de SKU muito baixo devido a pouca variedade de combustíveis disponíveis.
Em primeiro lugar, saber o que é SKU tem relação direta com a capacidade de gerenciar o estoque de forma eficiente, principalmente se a empresa contar com um sistema de gestão especializado.
Como os produtos têm um código individualizado é possível acompanhar o inventário e identificar quais itens precisam de ressuprimento.
Além disso, existe a relação financeira, utilizada para mensurar o custo de frete por produto. Assim, o setor de finanças pode mensurar se as vendas oferecem retorno suficiente para gerar uma margem de lucro.
O uso do SKU também possibilita o rastreamento dos produtos em todas as etapas do processo de distribuição. Assim, a empresa mantém o estoque equilibrado evitando a aquisição de itens excedentes e a falta de mercadorias.
O código de barras é uma representação gráfica de dados numéricos ou alfanuméricos. Quando você escaneia o código de barras com um leitor, ele traduz essa representação gráfica em números ou letras que identificam um produto específico.
O mesmo padrão de códigos de barras pode ser utilizado por mais de uma empresa, especialmente o EAN (Europe Article Number)) que é utilizado globalmente. Isso significa que o mesmo produto terá o mesmo código EAN em qualquer loja.
Enquanto o SKU é um código alfanumérico usado internamente por uma empresa para gerenciar seu inventário e é específico para essa empresa.
Por outro lado, o código de barras é uma representação gráfica padronizada que pode ser lida por scanners e é consistentemente usada em todo o mundo para identificar produtos específicos.
Agora que você já aprendeu o que é SKU, podemos falar sobre o uso do stock keeping unit, é bastante ampla, sendo adotada por fabricantes, varejistas, distribuidores e-commerces e lojas virtuais. Isso ajuda a manter o controle de estoque atualizado e facilita o processamento e a expedição dos pedidos.
Sendo assim, listamos alguns passos importantes para que esse processo seja colocado em prática de forma correta.
Diferentemente dos códigos de barras, o SKU do produto tem um formato individualizado para cada empresa que adota esse método. Os prestadores de serviço também podem manter esse controle, mas registrando que são mercadorias coletadas para facilitar a consolidação e a expedição das cargas.
A sequência de letras e números fica a critério do gestor, os caracteres alfabéticos devem compor a maioria dos dígitos para aumentar a quantidade de códigos que podem ser utilizados.
Esse recurso também ajuda a organizar uma categoria e identifica subdivisões que contém as diferenças de aparência e quantias.
Para que a adoção do SKU seja bem-sucedida, é essencial contar com o trabalho de profissionais responsáveis pelo cadastro de materiais e produtos. Essa é uma equipe dedicada que além do seu conhecimento sobre o que é SKU, estão familiarizados com o estoque.
Assim, mais do que gerar um SKU individualizado é preciso entender detalhes sobre o produto e as suas principais características. Por esse motivo, ao realizar o lançamento do sistema é necessário informar:
A precisão das informações é um dos aspectos mais importantes para garantir que o código criado corresponde ao produto correto. Também fica claro que os códigos não devem se repetir porque podem gerar erros no controle do estoque.
Pode ser tentador utilizar o código de barras do produto ou o código criado pelo fabricante para dar início ao seu cadastro. Essa pode parecer uma boa ideia a princípio, contudo, conforme o banco de dados cresce, não será possível manter a padronização que é exigida.
Além disso, fornecedores diferentes podem atribuir SKU distintos para um mesmo produto, ou seja, o seu registro terá uma duplicidade. Isso vai afetar o controle do inventário dos itens que se encontram nessa situação e pode criar problemas com a gestão do estoque. Portanto, é uma prática a ser evitada.
Essa numeração também tem impacto na forma como a empresa utiliza o espaço físico do armazém. Além de ajudar na gestão eletrônica do sistema, o estoque físico também é beneficiado.
O gestor pode optar pode separar o espaço por seções de modo que SKUs pertencentes a uma mesma categoria sejam alocados na mesma área ou nas proximidades. Isso facilita o processo de entrada e saída de mercadorias, tornando o envio das cargas mais ágil e preciso.
O empreendedor tem autonomia para utilizar o formato mais conveniente para a sua organização. Por isso, se você quer gerar um código detalhado, corre-se o risco de abrir mão da eficiência.
A recomendação é que essa numeração seja de fácil compreensão para evitar erros graves. Por exemplo, a letra O e o algoritmo 0 podem ser confundidos. Portanto, busque diferenciar esses dois caracteres ou crie regras de modo que não seja possível errar.
Selecione as informações importantes que você deseja que façam parte do seu código SKU, como por exemplo, o tipo do produto, cor, modelo, gênero e tamanho. Vamos utilizar o exemplo de calças jeans:
Desta forma, quando você se deparar com o SKU “CJAZSLMA40”, você vai saber exatamente de qual produto se trata, sem precisar ver ou buscar pelo nome da mercadoria.
Para que seu código SKU do produto facilite seu trabalho e não deixe o processo ainda mais complicado, siga as dicas abaixo:
Se você ainda não decidiu se vai colocar esse projeto em prática, existem diversas vantagens que justificam a adoção do código SKU.
Com inúmeros artigos no armazém, pode ser complexo localizar um item específico. Por outro lado, quando a empresa dispõe de um sistema computadorizado é possível localizar pelo SKU de forma ágil.
Mercadorias devolvidas porque o produto entregue não corresponde ao que foi pedido é uma situação muito comum. Porém, uma forma de contornar esse cenário é adotar um sistema de identificação que ajuda a equipe durante a separação e expedição da carga.
Capital imobilizado no estoque representa uma perda para a empresa. Por isso, há um grande esforço para garantir que somente a quantia ideal seja adquirida e mantida em estoque.
A segregação dos materiais ajuda a manter o fluxo de abastecimento e reduz os custos dessa área, além de auxiliar na manutenção de estoque de produtos que vendem bem.
Diante das diversas mudanças que o mercado vem passando nos últimos anos, muitas empresas tem buscado migrar as operações para uma loja virtual, seja e-commerce, marketplace ou até mesmo vendas por redes sociais.
No e-commerce, o código SKU pode servir como ferramenta para gestão de estoque e rastreabilidade de produtos no transporte e armazenagem. Podemos citar os fatores abaixo para utilizar o SKU em uma loja virtual:
Cada SKU é único para um tipo específico de produto, variante ou item. Isso facilita a identificação rápida e eficiente de itens em um transporte, armazém ou loja, sem confusão;
O SKU do produto facilita o rastreamento ao longo de toda a compra realizada na loja virtual, desde o pedido até a entrega ao consumidor;
No e-commerce, os SKUs auxiliam os trabalhadores a localizar rapidamente os produtos para a preparação de pedidos, aumentando a eficiência e reduzindo erros;
O SKU permite que as lojas virtuais analisem as vendas em um nível granular. Isso pode ajudar a determinar quais produtos são mais populares, quais promoções são eficazes e quais produtos podem precisar de marketing adicional;
Quando um cliente precisa devolver ou trocar um produto, o SKU permite uma identificação rápida do item, facilitando os processos de devolução e garantindo que o item correto seja enviado em caso de troca;
Os SKUs facilitam a integração entre diferentes sistemas, como sistemas de gestão de armazéns (WMS), sistemas de gestão de transporte (TMS) e também plataformas de comércio eletrônico;
Ao rastrear as vendas e o movimento dos produtos com base nos SKUs, a loja virtual pode fazer previsões mais precisas sobre a demanda futura, otimizando o planejamento da produção e das compras.
Neste sentido, o SKU pode otimizar a logística como um todo, melhorar a eficiência, reduzir erros e ainda fornecer informações para facilitar a tomada de decisão.
Por fim, o objetivo desse artigo foi reforçar o que é SKU e entender o seu papel dentro das empresas. Por isso, considere as boas práticas e faça bom uso das dicas para que a sua empresa possa contar com essa ferramenta.
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