Você sabe o que significa supply chain management? Essa é uma atividade complexa que exige um elevado nível de controle para manter o fluxo de abastecimento em pleno funcionamento. Por isso, os gestores devem conseguir reconhecer os diversos sinais de que algo não está bem nesse processo.
O que prevalece é que as empresas precisam ser capazes de identificar problemas e responder de forma proativa para criar soluções. Essa situação não se restringe somente à área operacional, pois os desafios afetam desde o planejamento até a gestão de pessoas.
Se a sua empresa se encontra em uma situação semelhante, nós temos recomendações que podem ajudar. Continue lendo para conhecer todos os detalhes!
A expressão supply chain management (SCM) ou cadeia de suprimentos em português, refere-se ao processo de produção e comercialização de bens e produtos. Ou seja, começa com a fabricação da mercadoria até a conclusão da entrega ao cliente. Isso quer dizer que engloba todos os responsáveis pelo atendimento de um pedido de compra. Estamos falando de:
Como todas as funções desempenhadas estão interligadas, o termo supply chain ou cadeia de suprimentos em tradução literal, é ideal para descrever essa ideia. Além de afetar a produção, devemos considerar o impacto nas vendas que são afetadas negativamente quando a empresa não consegue atender seus clientes conforme o planejado.
Para que seja bem sucedido, esse fluxo deve ser coordenado em todas as etapas com o intuito de garantir um abastecimento eficiente e preciso. Além disso, a ideia é interligar várias empresas para atender o consumidor da maneira mais eficiente possível, atendendo todas as demandas e necessidades.
A seguir, mostraremos as principais funções da ferramenta. Confira!
A ferramenta supply chain permite integrar os setores da empresa ao concentrar esforços e potencializar os recursos envolvidos. Ao reunir os dados referentes às rotinas de envio e recebimento e relacioná-los aos outros processos necessários, como o registro de pedidos, até a entrega final do item.
Ao aglutinar os dados que se referem às rotinas de envio e recebimento, relacionando-os aos demais processos necessários (do registro de pedidos à entrega final do item), a credibilidade da operação é aumentada, além de diminuir a ocorrência de retrabalhos.
Com o mecanismo de supply chain management, a empresa consegue cumprir os prazos estabelecidos. Com isso, consegue-se conquistar e nutrir a confiança de parceiros e clientes. Cabe salientar, que o cumprimento de prazos pode ser o diferencial que novos clientes procuram e, ao prometê-los, convém cumpri-los de forma eficaz.
O gerenciamento de supply chain ainda permite acompanhar as métricas KPIs (Key Performance Indicator), fundamentais para o crescimento da empresa, as quais representam o alicerce do desenvolvimento da companhia.
É possível monitorar, por exemplo, a qualidade das peças produzidas, os custos das operações, além do tempo de espera (lead time) para o escoamento dos produtos no mercado. Além disso, se os resultados não forem satisfatórios, é possível visualizar amplamente os ajustes ágeis e efetivos.
Confira o vídeo do canal da Bsoft no YouTube para saber mais:
A importância do supply chain management efetivo se dá por seu principal objetivo: garantir o melhor atendimento possível ao cliente e com o menor custo total viável. Para que isso aconteça, a ferramenta tem como objetivo aprimorar o desempenho dos processos — internos e externos — que envolvem toda a cadeia, desde a produção até a entrega ao cliente.
Desta forma, o transporte é fundamental para o supply chain, por afetar premissas fundamentais desse conceito e servir como agente de sucesso da relação entre clientes e fornecedores. A relação entre transporte e supply chain acontece das seguintes maneiras:
O maior benefício da supply chain management é seu papel estratégico devido às análises de mercado e de demandas por meio da integração de dados e controle dos indicadores de performance. Essas ações identificam gargalos, os quais antecipam a resolução dos possíveis problemas. Resumindo, a otimização da eficácia das atividades traz benefícios, como:
Por meio Supply Chain Management, temos uma descrição completa das etapas que começam com a aquisição de insumos até o momento da entrega do pedido. Portanto, esse processo soluciona uma preocupação dos gestores no que diz respeito aos procedimentos de trabalho que são executados para otimizar o atendimento do cliente final.
Em uma logística integrada, é simples fazer levantamento de dados referentes à execução das atividades do dia a dia. Sob esse ponto de vista, existe um grande volume de informações disponíveis que podem ser utilizadas como base para elaborar relatórios gerenciais.
As empresas que contam com ferramentas capazes de transformar esses registros em insights têm uma visão privilegiada que ajuda a melhorar a execução das atividades.
Se você está em busca de uma estratégia comercial vencedora, então está na hora de considerar o Supply Chain Management. Nessa estratégia, fica claro que cuidar das atividades operacionais e deixar o relacionamento com o mercado de lado não vale a pena. Esse cuidado com o cliente é que ajuda a tornar os serviços cada vez mais qualificados e atrair novas oportunidades de negócios para a empresa.
Existe uma tendência de que a melhor forma de otimizar as atividades é por meio da execução de um planejamento cuidadoso. Um dos principais diferenciais da gestão da cadeia de suprimentos é o fato de que há informações disponíveis relacionadas:
Todos esses elementos são importantes e, quando considerados em conjunto, criam uma sequência lógica de ações que ajudam a atender os prazos de entrega e, como resultado, afetam positivamente a experiência do cliente.
Sem estabelecer um fluxo eficiente de comunicação, não é possível colher os benefícios do SCM. Aliás, quando falamos de informações, é importante destacar que há uma ampla gama de dados que devem ser compartilhados para garantir o andamento do processo de distribuição.
Além disso, outra área que também é beneficiada é o registro e a notificação de incidentes que poderiam afetar o andamento das entregas e o atendimento ao cliente.
Melhorar a gestão de estoque é um processo estratégico para empresas. Pois, essa é uma rotina que fornece informações que impactam desde o planejamento de vendas até a análise financeira.
Assim, o SCM é um diferencial que possibilita equilibrar o estoque de acordo com a expectativa da demanda. Isso ajuda a empresa a não ter produtos encalhados ou enfrente então uma ruptura de estoque. De modo geral, essa é uma proposta positiva e com influência em todo o negócio.
Manter o ritmo de entrega e garantir o atendimento dos prazos é uma necessidade para as empresas de transporte. Por isso, o fluxo integrado ajuda a reduzir esse prazo e fornecer estimativas mais precisas para os clientes. Como resultado, há um grande fortalecimento da imagem da empresa perante o mercado e a valorização da experiência do cliente em todas as fases da operação.
Além dos benefícios destacados acima, também podemos falar brevemente de :
É por meio dessa competitividade que as informações sobre os fornecedores, os clientes, o manuseio, a movimentação e o armazenamento de materiais são utilizados para a melhora contínua do processo de logística. Com todos esses benefícios conclui-se que o Supply Chain age em três etapas básicas:
Essa é uma prática que valoriza uma gestão de ponta a ponta em toda a cadeia de suprimentos. Portanto, existem algumas ideias que podem ajudar na melhoria do processo. Veja abaixo!
A escolha de um sistema de gestão deve envolver uma análise do que a empresa realmente precisa. Assim, é possível escolher módulos específicos ou adquirir ferramentas completas e personalizadas para a gestão logística.
Esse é um investimento importante e que requer mudanças na organização. Desde modo, o gestor deve ser capaz de decidir quais resultados são esperados e quais são os processos-chave que passarão por melhorias.
A análise dos gastos e da relação custo-benefício é uma etapa que merece destaque, pois descreve o impacto do investimento no orçamento do negócio.
Com mudanças de grandes proporções, surge a necessidade de preparar a equipe. Por isso, no caso da aquisição de novas tecnologias, é fundamental treinar os usuários para extrair o máximo da ferramenta.
Você já teve a experiência de se dirigir a uma loja e se dar conta de que o produto que buscava não estava disponível no estoque? Ou talvez, fez uma compra online em um período promocional e o seu pedido não foi atendido, pois a empresa vendeu mais do que conseguiria atender?
Esses são cenários que indicam problemas na supply chain management, isso quer dizer que não basta saber o que é supply chain, mas vivenciar esse conceito, na prática. Isso inclui lidar com problemas surgidos pela falta de planejamento ou coordenação apropriada. Contudo, é importante destacar que o primeiro passo é reconhecer erros de gestão para — a partir daí — implementar soluções.
Para que isso seja possível, a cadeia de suprimentos deve estar alinhada de ponta a ponta para não prejudicar a atuação dos demais elos. Assim, estes são os erros que o gestor deve procurar corrigir e, se possível, eliminar completamente para evitar maiores consequências. Confira os erros a evitar!
Um dos aspectos que afeta os esforços da área é a falta de perspectiva sobre o futuro. A maioria dos líderes sonha com o crescimento da empresa, mas poucos estão realmente preparados quando a oportunidade aparece. Nesse caso, a empresa cresce mais do que está preparada e, com isso, não tem capacidade de atendimento suficiente.
Com isso, os atrasos na entrega, os produtos extraviados e a reclamação do cliente se tornam uma constante e a empresa, que antes tinha um bom relacionamento com os clientes, começa a apresentar um declínio no nível de satisfação. Portanto, o empresário deve começar a planejar formas de garantir o mesmo nível de qualidade. Isso inclui investimento em tecnologia, ampliação da equipe e reformulação de processos de trabalho para aumentar a eficiência e a produtividade.
É importante reconhecer que as empresas são extremamente mutáveis e, como tal, precisam evoluir no decorrer do tempo. Novas tecnologias e metodologias de trabalho suprem parte dessa necessidade. Dessa forma, as empresas que não valorizam a experiência dos colaboradores perdem a oportunidade de motivar a equipe e reconhecer a sua importância.
Se a empresa comercializa diretamente para o consumidor final ou é um fornecedor, é essencial reconhecer que existem tendências de consumo que devem ser consideradas. Atualmente, existem novas estratégias de marketing voltadas para o ambiente digital que lançaram uma nova forma de se relacionar com os clientes na internet.
Isso também mudou a forma como os produtos são comercializados. Por exemplo, hoje existem plataformas de e-procurement — nas quais os clientes podem encontrar potenciais fornecedores e prestadores de serviço. Isso significa que a sua empresa precisa estar preparada para competir nesse novo contexto e conquistar novas oportunidades de negócio.
O descuido com a gestão de estoque é um dos processos que mais causa prejuízo para a empresa por vários motivos:
Por isso, os empreendedores do setor logístico devem ter clareza quanto à forma de gestão do estoque. Um dos aspectos que gera várias dúvidas é a descentralização e o controle do estoque. A descentralização consiste em manter locais de armazenagem em diversas regiões com o intuito de reduzir o prazo de entrega devido à proximidade com o cliente. Já o controle de estoque é o processo que garante a disponibilidade de materiais ou mercadorias para o atendimento dos clientes.
Esse fator é mais comum em empresas de pequeno porte ou familiares. No início da operação faz sentido manter uma estrutura centralizada, pois o empreendedor desempenha diversas atividades. Porém, conforme a empresa cresce e se torna mais madura em seus processos é importante entender que a gestão deve evoluir na mesma proporção.
Já outras situações requerem investimentos em automação para que a equipe possa dedicar mais tempo a atividades de caráter estratégico e, assim, ajudar no desenvolvimento do negócio.
No mercado atual, as empresas dependem de informações para acompanhar e controlar o processo de abastecimento. Sem isso, não há visibilidade sobre os resultados, o que não impede que imprevistos sejam solucionados com agilidade. Assim, a integração dos processos de abastecimento é um dos princípios para o sucesso da supply chain management.
Esse aspecto pode aparecer de várias formas, desde a consulta do andamento da entrega dos pedidos até a gestão do estoque pelo fornecedor. Todos esses cenários revelam que as empresas devem buscar soluções que possibilitem acompanhar todas as etapas do processo para garantir o sucesso do seu andamento.
As decisões quanto ao abastecimento de uma empresa dependem da correta quantificação demandada pelo mercado. Essa estimativa ajuda a determinar a entrada de receitas decorrentes das vendas e a necessidade de recursos para a sua produção. Essa previsão nem sempre é precisa devido ao efeito chicote — que é quando as informações entre os elos da cadeia de suprimentos são divergentes.
Essa ocorrência faz parecer que o volume requerido para atender o mercado é maior do que a realidade. Isso, por sua vez, resulta em gastos desnecessários e produtos excedentes que ficam parados no estoque. Portanto, é necessário rever a análise da demanda com o objetivo de gerar números mais precisos.
Uma empresa que não conhece a sua performance não consegue identificar gargalos que afetam os seus resultados.
Por esse motivo, o acompanhamento de KPIs é uma prática amplamente implementada por empresas de todos os portes e setores. Essa avaliação está entre as principais táticas de gestão que ajuda a:
Se a sua empresa enfrenta dificuldades em alguma etapa da cadeia de suprimentos, pode ser que a causa seja a falta de informatização do processo. Isso faz com que erros sejam cometidos, informações geradas não tenham confiabilidade e atrasos na entrega sejam comuns. Há casos em que não há automação nas rotinas financeiras, emissão de documentos fiscais e planejamento.
O resultado é uma empresa afetada por problemas de desempenho e que não executa as suas funções com a performance esperada. Tudo isso afeta o relacionamento com os clientes e pode, até mesmo, causar prejuízos financeiros. Hoje, é possível contratar sistemas completos a preços acessíveis e compatíveis com a operação logística. Portanto, esse cenário pode ser solucionado com investimentos adequados.
Os erros listados aqui são apenas alguns dos desafios enfrentados pelas empresas que se dedicam a prestação de serviços logísticos. Assim, para otimizar a supply chain management é fundamental ter uma visão sistêmica sobre as falhas do negócio e a iniciativa exigida para implementar as melhorias necessárias.
O objetivo é adquirir informações para formular estratégias com base no que significa supply chain management e no seu impacto na organização. Portanto, o foco deve ser a eficiência em todos os fluxos de trabalho. Como efeito, é possível conquistar resultados cada vez mais significativos e otimizar toda a operação.
Entre em contato e confira nossas ferramentas para auxiliar na gestão dos seus negócios!