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Saiba como a transportadora pode otimizar o lead time no transporte

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Saiba mais sobre o lead time na logística

Bsoft
Escrito por Bsoft Publicado em 5 de julho de 2019
Categorias
  • Controle de Transportadoras
  • Empresa
  • Gestão de Transporte
  • Transportes
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Planejamento é uma das palavras-chave que guiam o funcionamento da área logística, envolvendo a organização das etapas de distribuição, das rotas de entrega e, até mesmo, do modal de transporte escolhido. Portanto, nada mais natural que o controle do lead time seja uma das atividades mais importantes para garantir os resultados da operação.

Esse é um indicador que a representa a diferença entre conquistar espaço no mercado e perder oportunidades de negócio. Afinal, está relacionado diretamente à capacidade da empresa de atender prazos e suprir as necessidades de seus clientes.

Continue com a leitura deste conteúdo e conheça como a sua transportadora também pode desenvolver esse diferencial estratégico. Aproveite!


O que é o lead time?

Como em muitas atividades empresarias, a gestão de tempo e de prazos cada vez mais curtos é essencial para conquistar clientes. Em outras palavras, a expressão lead time logístico é utilizada para designar o período de tempo entre a colocação do pedido pelo cliente até o momento da sua entrega.

Além disso, o termo tempo de ciclo total de pedido também é uma forma usada para descrever esse processo. Por isso que a sua tradução pode ser entendida como tempo de espera, no qual são executadas as atividades de:

  • abastecimento do estoque;
  • produção da mercadoria;
  • envio do pedido.

Essa é uma explicação simplificada, pois, na prática, esse é um processo que envolve diversas áreas e atuação de fornecedores e prestadores de serviço até a sua conclusão.

O funcionamento do lead time na etapa logística

Sob o ponto de vista de transportadores e operadores logísticos, a análise desse indicador pode variar consideravelmente. Isso ocorre porque o prazo passa a ser contado a partir do momento que o fabricante ou revendedor disponibiliza a mercadoria para coleta, criando, assim, um pedido de frete.

O passo seguinte, realizado pela transportadora, é programar a coleta de acordo com a disponibilidade da frota e levar o material para seu armazém. Nesse local, as cargas são consolidadas de acordo com o seu destino para otimizar a rota de entrega ideal.

Em seguida, os documentos fiscais obrigatórios são emitidos para liberar o inicio da viagem, que é finalizada com o recebimento por parte dos destinatários.

Qual é a importância do acompanhamento do lead time?

Na relação entre transportadoras e seus clientes, o prazo de entrega prometido, muitas vezes, é o fator decisivo para fechar negócio. Em um primeiro momento, os prazos reduzidos são bastante atrativos. Porém, se a transportadora não for capaz de cumprir com o acordo, isso resulta em um ponto negativo na parceria.

Isso quer dizer que é fundamental mapear o processo com rigor para identificar o tempo gasto em cada atividade. Dessa forma, a estimativa oferecida será realista e compatível com a realidade operacional da sua empresa.

Essa é uma medida que evita problemas relacionados ao planejamento, desorganização dos pedidos e desinformação, que causam a falta de confiabilidade.

Como a sua empresa pode aprimorar esse prazo?

O lead time é um tipo de indicador em que, quanto menor é o seu prazo, melhor será para a organização. Por isso, é fundamental implementar práticas para atingir esse objetivo.

Calcule o indicador periodicamente

Cada etapa da entrega exige períodos de tempo necessários para a sua execução antes de prosseguir para a próxima. Assim, é necessário medir cada prazo, bem como adicionar uma margem de segurança, utilizada para evitar atrasos em caso de imprevistos. Sem dúvidas, o maior impacto no tempo de ciclo de pedido é o deslocamento até o destino.

Portanto, é fundamental utilizar recursos para minimizá-lo. Um dos exemplos mais comuns é o uso de roteirizadores para a criação da rota mais ágil. Essa função também pode ser combinada com rastreadores, como o Localiza Carga, que possibilitam a consulta e o compartilhamento da posição da mercadoria em tempo real.

Utilize a tecnologia como parceira

É uma realidade consolidada que o aparato tecnológico da sua empresa tem impacto sobre o desempenho da operação de transportes. Por esse motivo, é importante destacar o ganho de tempo e a automação de tarefas obtidos com o investimento em sistemas de gestão.

Essa ferramenta é responsável por possibilitar um período menor de processamento, pois possibilita:

  • a minimização de erros;
  • a emissão de documentos fiscais;
  • a geração de relatórios de gestão;
  • o registro de dados em tempo real;
  • o controle de entradas e saídas do armazém;
  • o compartilhamento de informações relevantes.

Por isso, conte com as ferramentas de gestão desenvolvidas pela Bsoft, que contribuem para a obtenção de resultados significativos.

Cuide da gestão do armazém

Muitas transportadoras mantêm as mercadorias de seus clientes em seus armazéns, ainda que por curtos períodos de tempo. Essa prática é adotada para consolidar as cargas com o intuito de aproveitar a capacidade do veículo ou para realizar a transferência para outras unidades e centros de distribuição em locais estratégicos.

Durante esse momento, é importante garantir a integridade física da carga, bem como o seu armazenamento adequado. Desse modo, a equipe deve prezar por manter a organização do ambiente para facilitar a localização das embalagens para o posterior processamento dos pedidos e expedição.

De acordo com o porte e peso dos lotes, é requerido recorrer ao uso de empilhadeiras para facilitar o deslocamento. Assim, promove a agilidade da movimentação e a segurança dos operadores do depósito.

Selecione o modal de transporte mais adequado

Atualmente, a maior parte da produção brasileira é escoada por meio do modal rodoviário. Essa ampla oferta torna os preços de frete praticados cada vez mais acessíveis. Contudo, a eficiência não cresce na mesma proporção. Muitas vezes, a posição geográfica do cliente com relação ao destino da carga representa custos elevados, o que inviabiliza a prestação do serviço.

Por esse motivo, é interessante estudar outros modais que possibilitam o ganho de tempo. O transporte aéreo é uma das opções, cujo uso fica restrito a encomendas emergenciais. Essa é uma forma de reduzir consideravelmente o prazo de entrega, porém os custos devem ser estimados com cuidado para garantir a margem de lucro.

A busca pela otimização do lead time é uma constante em empresas de todos os portes e segmentos. Por isso, é importante trabalhar ativamente para oferecer serviços de transporte cada vez mais qualificados e ágeis.

Agora que você já conhece a relevância da análise do lead time, está na hora de melhorar os resultados da sua empresa. Para conferir as nossas soluções em sistemas para a gestão de transportadoras, basta acessar o nosso canal de atendimento.

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O que você vai ler nesse post?

  • O que é o lead time?
  • O funcionamento do lead time na etapa logística
  • Qual é a importância do acompanhamento do lead time?
  • Como a sua empresa pode aprimorar esse prazo?


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