Considerando os altos custos do transporte de carga, por conta de questões como combustível, pedágios, despesas e possíveis multas, um desafio constante para transportadoras é conseguir otimizar ao máximo essa operação. Uma maneira de potencializar o retorno financeiro de uma remessa é justamente o frete de retorno.
Regressar de uma viagem com o caminhão vazio é uma frustração que ainda contribui para elevar gastos. Contudo, reverter essa situação e conseguir um bom frete de retorno é possível com planejamento.
Ficou interessado em saber como minimizar os riscos de ter motoristas circulando sem carga? Então, continue a leitura deste post, saiba mais sobre o assunto e conheça práticas cruciais para ter êxito nesse processo. Acompanhe!
Por ser um país de grandes dimensões, no Brasil, existem inúmeras rotas que podem ser cobertas. Enquanto algumas regiões são populosas e economicamente desenvolvidas — o que aumenta as chances do condutor fazer um frete na volta —, outras são mais afastadas, portanto, a probabilidade de voltar para sua origem com a carroceria vazia é maior.
Esses fatores, aliados ao fato de que o custo do transporte rodoviário brasileiro é muito alto, fazem do frete de retorno uma excelente estratégia para elevar a rentabilidade e potencializar a sustentabilidade do negócio. Ele acontece quando uma empresa consegue organizar suas rotas de forma que um caminhão regresse de um determinado ponto de entrega cheio, atendendo um novo pedido, evitando, desse modo, circular vazio desperdiçando dinheiro.
Com o apoio das estratégias certas, uma transportadora consegue se planejar para fazer viagens de ida e volta com o caminhão preenchido. Consequentemente, tem a oportunidade de lucrar mais e driblar problemas sérios como a ociosidade.
Basicamente, existem 4 modalidades de frete de retorno. Conhecê-las é importante para saber qual está mais alinhada aos objetivos do seu negócio. Saiba mais!
É um sistema no qual a carga de um cliente ocupa todo espaço de um veículo. Logo, o motorista segue um trajeto direto da origem ao destino, sem paradas para descarregar. Para que esse frete seja vantajoso, o ideal é negociar um valor mais alto ou fechar um acordo com o embarcador para transportar outras mercadorias, por exemplo, uma encomenda de um fornecedor ou um trabalho de logística reversa.
Da mesma maneira que na modalidade anterior, na carga delicada o veículo é preenchido exclusivamente de artigos de um só cliente. Entretanto, ao contrário, o caminhão não precisa estar lotado. Para otimizar esse transporte, valem as mesmas dicas dadas para a carga fechada.
A carga fracionada é um modelo de transporte bem comum no e-commerce, no qual um mesmo veículo carrega encomendas de diferentes clientes — com volumes e dimensões distintas, mas características semelhantes — e realiza entregas pulverizadas ao longo de uma rota previamente traçada.
Coordenar endereços distintos, documentos fiscais e vários pacotes é um desafio, mas as chances de lucro são maiores. Se a transportadora souber se organizar e tiver bons contatos no destino final, pode conseguir retornar com volumes de outros clientes.
Como o nome aponta, consiste em fazer uma remessa da forma mais rápida e segura possível. Por se tratar de um transporte com prazo muito curto, o valor do frete cobrado costuma ser maior. O recomendado nesse contexto é se esforçar para ter um bom relacionamento com empresas que contratam cargas urgentes, uma vez que a demanda tende a ser alta e a transportadora pode conseguir bons fretes de retorno sempre.
Conforme falamos, conseguir fretes de retorno não é um golpe de sorte, e sim algo que depende totalmente de planejamento. Conheça nossas dicas e boas práticas que vão ajudar você a organizar cada passo desse processo!
Pesquise mais sobre o destino final de entrega de uma carga. Observe todas as cidades e municípios pelos quais o motorista passará durante a viagem e, com esses dados, prospecte oportunidades de fretes com outros clientes e parceiros.
Já abordamos aqui a importância de ter um bom relacionamento com embarcadores para assegurar uma oferta de frete de retorno. Forme parcerias com essas empresas, sobretudo aquelas que você atende com maior frequência.
Uma boa ideia é focar em um nicho específico e buscar ter uma relação ainda mais próxima e de confiança com determinadas instituições. Antes de liberar uma carga, entre em contato com elas e procure saber sobre as chances de fazer uma remessa na volta.
Em certas regiões é realmente muito difícil conseguir regressar com alguma encomenda no caminhão. Nesses casos, avalie com critério todos os gastos da jornada e verifique se ela vai valer a pena para o seu negócio. É preferível negociar com o cliente e cobrar um valor que cubra a ida e a volta do que correr o risco de ter prejuízos.
Sem dúvidas, um dos requisitos mais importantes exigidos pelos clientes hoje em dia é a pontualidade. Atrasos devem ser evitados a todo custo, pois eles atrapalham enormemente a cadeia de produção e distribuição das empresas.
Assim, invista em ferramentas e práticas que vão ajudar seus motoristas a cumprir prazos: antes da viagem, cheque a previsão do tempo, as condições das estradas, use um roteirizador para planejar o trajeto e coordene os horários de carga e descarga. Dessa forma, sua empresa oferece um serviço mais competitivo e de qualidade que vai ganhar a preferência dos clientes.
Programas para gestão de transportadoras ou para operações de transporte em geral, como o TMS (Transportation Management System, em português, Sistema de Gerenciamento de Transportes) são grandes aliados. Isso acontece porque eles regulam todas as etapas de distribuição de mercadorias, ajudando gestores a cumprir tarefas como:
Assim, todo o fluxo processual e financeiro da transportadora é controlado de forma mais prática e rápida. Desse jeito, é mais simples calcular riscos, consultar informações e saber com exatidão se uma viagem será produtiva ou se compensa esperar por um frete de retorno.
Ter caminhões circulando vazios pelas estradas gerando custos pode acarretar grandes perdas financeiras para uma transportadora. Uma forma de evitar esse problema é por meio do frete de retorno. Por isso, seja cuidadoso e coloque nossas dicas em prática para garantir o crescimento e rentabilidade das suas operações.
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