A relação entre empresas e seus fornecedores deve ser sempre regida por um tipo de contrato que determina as obrigações, direitos e penalidades que cabem a cada uma das partes envolvidas. No caso dos serviços logísticos, além do contrato, é muito comum utilizar também o SLA de entrega.
Trata-se de um documento considerado mais prático, que traz informações bastante detalhadas sobre o que esperar desta relação. Isso é fundamental, pois, quando a transportadora assume esse compromisso, é a sua reputação que está em jogo. Sendo assim, é essencial saber como esse acordo funciona.
É por isso que, neste artigo, vamos discutir o que é SLA de entrega e a sua aplicação na logística. Continue lendo para conhecer todos os detalhes!
SLA é a sigla em inglês para a expressão Service Level Agreement, ou em português Acordo de Nível de Serviço. Trata-se de um acordo firmado entre o prestador de serviço e o tomador. Trata-se de um complemento do contrato, sendo utilizado para descrever exigências específicas dentro do que as cláusulas contratuais permitem.
Portanto, a partir de firmado o SLA, se extinguem as situações em que o acordo de serviço exceda aquilo que foi previamente discutido e aceito por ambas as partes. Dessa forma, a clareza e transparência das informações ajudam a evitar problemas e a atender os clientes com mais qualidade.
A boa notícia é que o SLA de entrega é um documento que pode ser usado para várias modalidades de prestadores. Alguns exemplos são:
A principal característica desse modelo é a padronização. Aliás, o próprio contrato não permite personalização e o prestador de serviço estabelece cláusulas de acordo com a sua capacidade de atendimento. Para criar esses critérios é preciso analisar:
Uma forma de contrabalancear essa característica é diversificar os serviços oferecidos, desde que estejam dentro dos limites que a empresa é capaz de atender. Além disso, focar no serviço também permite oferecer condições e garantias, uma vez que o prestador já desenvolveu métodos de trabalho especializados.
O SLA é fundamental na relação entre as equipes, tanto interna quanto externa, auxiliando a empresa contratada na prevenção de multas por descumprimentos de certos serviços e ajudando quem contrata na identificação do que pode ou não exigir perante o fornecedor.
Dessa forma, ele proporciona ao fornecedor um guia definido na prestação dos serviços, visando evitar falhas ou mal-entendidos sobre as obrigações da empresa em direção ao contratante. Portanto, sua atuação é direcionada mais eficientemente. Aliás, o uso do roteirizador ideal garante a redução de custos das empresas de logística.
Além disso, as melhorias em todo o processo merecem destaque. Isso é conseguido ao mensurar em detalhes a performance em busca de falhas. Isso é possível com o SLA, que conta com as vias necessárias para controlar processos logísticos intocáveis, como as entregas. Com ele, consegue-se acompanhar a efetividade de todo o ciclo de distribuição. Dessa forma, a empresa pode investir em melhorias como diminuir os prazos de entrega.
Como explicamos, o SLA de entrega é um acordo que rege a prestação de serviços. A partir de agora, vamos focar no setor logístico e na sua aplicação prática.
Quando uma empresa encerra suas atividades de contrato com o prestador, o SLA lista quais são as suas expectativas no que diz respeito ao prazo de processamento e entrega dos pedidos, às condições do transporte e, principalmente, à satisfação do cliente.
Sendo assim, ambas as partes ficam cientes de quais parâmetros são exigidos e, caso necessário, o operador logístico se compromete a fazer as melhorias demandadas para atingir o nível esperado. Vale ressaltar que essa expectativa também requer uma retribuição financeira, portanto, a remuneração é compatível com os elementos cobrados.
Lidar com o prazo de coleta e entrega de mercadorias é um dos maiores desafios do setor logístico. Além da dependência do transporte rodoviário, ainda há imprevistos que podem se manifestar e afetar o andamento da remessa. Contudo, o SLA serve para estabelecer os prazos esperados e em quais casos os atrasos são admitidos ou, ainda, quando a transportadora pode ser penalizada.
No geral, um simples cálculo da quilometragem e da estimativa de duração da rota são suficientes para determinar qual é o prazo estipulado. Nos demais casos, a melhor prática é determinar uma margem de segurança que passa a ser aplicada quando acontecerem imprevistos.
Ao fechar um contrato de prestação serviço, é comum que a empresa contratante defina quais são as metas do transportador. Podemos citar como exemplo:
Essas metas são analisadas com base em indicadores de medição de performance que também constam no SLA. Vale destacar que a forma de cálculo e apuração pode diferir entre o prestador e o tomador, portanto, é importante chegar a um consenso para padronizar a avaliação.
Os sistemas de gestão estão cada vez mais presentes nas organizações, estando presente, inclusive, no gerenciamento de contratos. Assim, elementos mensuráveis como preço, volume de entregas e custos do serviço podem ser apurados de maneira automatizada. Esse fator assegura a confiabilidade das informações e garante a transparência do processo de avaliação e, posteriormente, o pagamento pelos serviços prestados.
Ao poder contar com um SLA na logística todos ganham, quem vende, quem transporta e quem recebe.
Este benefício é para quem contrata uma empresa de entrega e para a empresa que fará a entrega. Mas para alcançá-lo, é necessário pensar nos melhores fornecedores e na melhor forma de atender os clientes. Já a empresa responsável pelo transporte, precisa pensar na agilidade do serviço e na pontualidade.
Um Service Level Agreement eficiente garante que seu consumidor final tenha 100% do que comprou sendo entregue: um bom produto, com bom preço e com entrega no prazo combinado.
As etapas de implementação envolvem elaboração, definição das etapas seguintes e ajuda da tecnologia. Confira cada uma delas.
Essa tarefa pode ser realizada conjuntamente com cliente e prestador de serviço, pois ambos têm responsabilidades nas condições que serão fornecidas com o pacote de serviços. A área de marketing, por exemplo, pode gerar um certo número de potenciais clientes para a área comercial, em um prazo previamente estipulado.
Após a elaboração é preciso descrever cada uma das etapas de determinadas entregas, sempre visando o resultado almejado. Assim, todas as entregas devem ser descritas e ter seus prazos e suas condições bem estabelecidas e com métricas indicando se foram cumpridas. Além disso, convém criar alertas e relatórios formais de acompanhamento, os quais devem ser sinalizados periodicamente.
Para o melhor acompanhamento e eficiência do SLA de entrega, há soluções tecnológicas que auxiliam no acompanhamento e na supervisão do andamento da logística. Um exemplo seria um sistema de gestão ERP. Ele garante que o cliente gerencie prazos, serviços e condições acertadas.
Finalmente, existem outras soluções proporcionadas por determinados softwares que auxiliam em várias etapas do SLA de entrega como:
Geralmente, as empresas com SLA que entregam produtos, utilizam três indicadores que atestam a eficácia do serviço. Confira.
Aqui é quando todo o processo de logística se deu de forma eficiente. Ou seja, é quando o produto enviado chegou ao seu destino final e no prazo estipulado. Este indicador pode ser medido diariamente.
Este indicador permite a realização do cálculo percentual. A partir do total de entregas realizadas é feita uma análise de quantas delas foram feitas no prazo definido em contrato e quantas foram executadas fora do prazo esperado.
Este é o indicador mais importante, pois, além de medir a qualidade do serviço oferecido, ele auxilia ambas as empresas a identificarem em quais fases estão problemas eventuais. Ele avalia todo o processo, começando pela compra do produto, passando pela expedição e findando com a chegada ao destino.
Por fim, é importante destacar como esse acordo desempenha um papel fundamental na execução das atividades logísticas, pois essa é uma tarefa que requer cuidado e dedicação para alcançar os resultados desejados.
Assim, é conveniente tratar o SLA de entrega como uma ferramenta de gestão e de apoio na prestação de serviços, viabilizando a comunicação entre fornecedores e clientes, solucionando conflitos e, acima de tudo, melhorando a operação e a qualidade que será entregue.
Para receber em primeira mão artigos tão esclarecedores como este, assine nossa newsletter agora mesmo!
2 Comments
Penso em abrir uma transportes e logística e isso vem me ajudando muito! Muito Obrigado.
Boa tarde, Edimael.
O setor dos transportes é muito amplo e há muitas oportunidades de atuação. Como pensa em abrir uma transportadora creio que esse nosso material aqui possa lhe dar uma visão do que é necessário no ramo: https://materiais.bsoft.com.br/guia-para-transportadoras.
Ficamos felizes em saber que nosso conteúdo lhe foi útil e agradecemos pelo seu comentário!🙂