A relação entre empresas e seus fornecedores deve ser sempre regida por um tipo de contrato que determina as obrigações, direitos e penalidades que cabem a cada uma das partes envolvidas. No caso dos serviços logísticos, além do contrato, é muito comum utilizar também o SLA de entrega.
Trata-se de um documento considerado mais prático, que traz informações bastante detalhadas sobre o que esperar desta relação. Isso é fundamental, pois, quando a transportadora assume esse compromisso, é a sua reputação que está em jogo. Sendo assim, é essencial saber como esse acordo funciona.
É por isso que, neste artigo, vamos discutir o que é SLA de entrega e a sua aplicação na logística. Continue lendo para conhecer todos os detalhes!
SLA é a sigla em inglês para a expressão Service Level Agreement, ou em português Acordo de Nível de Serviço. Trata-se de um acordo firmado entre o prestador de serviço e o tomador. Trata-se de um complemento do contrato, sendo utilizado para descrever exigências específicas dentro do que as cláusulas contratuais permitem.
Portanto, a partir do que for firmado no SLA, se extinguem as situações em que o acordo de serviço exceda aquilo que foi previamente discutido e aceito por ambas as partes. Dessa forma, a clareza e transparência das informações ajudam a evitar problemas e a atender os clientes com mais qualidade.
A boa notícia é que o SLA de entrega é um documento que pode ser usado para várias modalidades de prestadores. Alguns exemplos são:
A principal característica desse modelo é a padronização. Aliás, o próprio contrato não permite personalização e o prestador de serviço estabelece cláusulas de acordo com a sua capacidade de atendimento. Para criar esses critérios é preciso analisar:
Uma forma de contrabalancear essa característica é diversificar os serviços oferecidos, desde que estejam dentro dos limites que a empresa é capaz de atender. Além disso, focar no serviço também permite oferecer condições e garantias, uma vez que o prestador já desenvolveu métodos de trabalho especializados.
O SLA é fundamental na relação entre as equipes, tanto interna quanto externa, auxiliando a empresa contratada na prevenção de multas por descumprimentos de certos serviços e ajudando quem contrata na identificação do que pode ou não exigir perante o fornecedor.
Dessa forma, ele proporciona ao fornecedor um guia definido na prestação dos serviços, visando evitar falhas ou mal-entendidos sobre as obrigações da empresa em direção ao contratante. Portanto, sua atuação é direcionada mais eficientemente. Aliás, o uso do roteirizador ideal garante a redução de custos das empresas de logística.
Além disso, as melhorias em todo o processo merecem destaque. Isso é conseguido ao mensurar em detalhes a performance em busca de falhas. Isso é possível com o SLA, que conta com as vias necessárias para controlar processos logísticos intocáveis, como as entregas. Com ele, consegue-se acompanhar a efetividade de todo o ciclo de distribuição. Dessa forma, a empresa pode investir em melhorias como diminuir os prazos de entrega.
Como explicamos, o SLA de entrega é um acordo que rege a prestação de serviços. A partir de agora, vamos focar no setor logístico e na sua aplicação prática.
Quando uma empresa encerra suas atividades de contrato com o prestador, o SLA lista quais são as suas expectativas no que diz respeito ao prazo de processamento e entrega dos pedidos, às condições do transporte e, principalmente, à satisfação do cliente.
Sendo assim, ambas as partes ficam cientes de quais parâmetros são exigidos e, caso necessário, o operador logístico se compromete a fazer as melhorias demandadas para atingir o nível esperado. Vale ressaltar que essa expectativa também requer uma retribuição financeira, portanto, a remuneração é compatível com os elementos cobrados.
Lidar com o prazo de coleta e entrega de mercadorias é um dos maiores desafios do setor logístico. Além da dependência do transporte rodoviário, ainda há imprevistos que podem se manifestar e afetar o andamento da remessa. Contudo, o SLA serve para estabelecer os prazos esperados e em quais casos os atrasos são admitidos ou, ainda, quando a transportadora pode ser penalizada.
No geral, um simples cálculo da quilometragem e da estimativa de duração da rota são suficientes para determinar qual é o prazo estipulado. Nos demais casos, a melhor prática é determinar uma margem de segurança que passa a ser aplicada quando acontecerem imprevistos.
Ao fechar um contrato de prestação serviço, é comum que a empresa contratante defina quais são as metas do transportador. Podemos citar como exemplo:
Essas metas são analisadas com base em indicadores de medição de performance que também constam no SLA. Vale destacar que a forma de cálculo e apuração pode diferir entre o prestador e o tomador, portanto, é importante chegar a um consenso para padronizar a avaliação.
Os sistemas de gestão estão cada vez mais presentes nas organizações, estando presente, inclusive, no gerenciamento de contratos. Assim, elementos mensuráveis como preço, volume de entregas e custos do serviço podem ser apurados de maneira automatizada. Esse fator assegura a confiabilidade das informações e garante a transparência do processo de avaliação e, posteriormente, o pagamento pelos serviços prestados.
Ao poder contar com um SLA na logística todos ganham, quem vende, quem transporta e quem recebe.
Este benefício é para quem contrata uma empresa de entrega e para a empresa que fará a entrega. Mas para alcançá-lo, é necessário pensar nos melhores fornecedores e na melhor forma de atender os clientes. Já a empresa responsável pelo transporte, precisa pensar na agilidade do serviço e na pontualidade.
Um Service Level Agreement eficiente garante que seu consumidor final tenha 100% do que comprou sendo entregue: um bom produto, com bom preço e com entrega no prazo combinado.
Independentemente de qual seja o setor da empresa, é essencial que haja o investimento em redução de riscos. Por meio dessa prática, há possibilidade de otimizar custos e de garantir a segurança para profissionais e clientes, o que impacta diretamente na credibilidade do negócio.
O SLA contribui significativamente nesse sentido. Por meio dele, a empresa tem a certeza de que o contrato será seguido. Se isso não ocorre, há o pagamento de multas e indenizações, conforme as cláusulas do documento (que devem ser atentamente analisadas previamente).
Dessa forma, o cliente que faz a contratação tem a consciência que receberá os itens adquiridos dentro do que foi estipulado e o negócio terá o entendimento de que tudo que foi acordado será atendido por parte do fornecedor.
Para implementar um SLA de entrega, é preciso que a empresa faça uma análise de como está o trabalho e os prazos estabelecidos. Por meio disso, há a possibilidade de entender se as entregas de fato estão alcançando o patamar de qualidade esperado pelos clientes que contratam pelo serviço e até mesmo pela própria transportadora.
Se a resposta for negativa, há a oportunidade de implementar melhorias no negócio, o que vai resultar em maior satisfação de seu público e, consequentemente, melhores resultados. Lembre-se sempre que clientes fiéis indicam a empresa em benchmarkings e networkings realizados, o que vai trazer ganhos para ampliar a sua base.
Uma boa gestão de fornecedores contribui para que contratos sejam firmados apenas com empresas de qualidade, com um bom custo-benefício e que se estabeleça uma relação transparente. Nesse sentido, vai haver uma redução de perdas em todos os setores, além de ocorrer melhora progressiva dos fornecimentos da empresa como um todo, seja qual for a área.
Dessa forma, devemos destacar que o SLA possibilita não apenas uma análise mais detalhada de seu próprio negócio, como também uma avaliação dos fornecedores que o atendem. Sendo assim, a transportadora vai firmar parcerias apenas com as empresas que performam melhor, o que impacta toda a cadeia logística.
As etapas de implementação envolvem elaboração, definição das etapas seguintes e ajuda da tecnologia. Confira cada uma delas.
Essa tarefa pode ser realizada conjuntamente com cliente e prestador de serviço, pois ambos têm responsabilidades nas condições que serão fornecidas com o pacote de serviços. A área de marketing, por exemplo, pode gerar um certo número de potenciais clientes para a área comercial, em um prazo previamente estipulado.
Após a elaboração é preciso descrever cada uma das etapas de determinadas entregas, sempre visando o resultado almejado. Assim, todas as entregas devem ser descritas e ter seus prazos e suas condições bem estabelecidas e com métricas indicando se foram cumpridas. Além disso, convém criar alertas e relatórios formais de acompanhamento, os quais devem ser sinalizados periodicamente.
Para o melhor acompanhamento e eficiência do SLA de entrega, há soluções tecnológicas que auxiliam no acompanhamento e na supervisão do andamento da logística. Um exemplo seria um sistema de gestão ERP. Ele garante que o cliente gerencie prazos, serviços e condições acertadas.
A automação logística impacta diretamente na gestão de um negócio. Por meio dela, há a possibilidade de obter um controle mais preciso dos custos operacionais e a consequente redução, além de trazer a oportunidade de forma mais ampla de monitorar os indicadores da empresa, o que impacta na tomada de decisão do negócio.
Dessa forma, existem outras soluções proporcionadas por determinados softwares que auxiliam em várias etapas do SLA de entrega como:
Para a escolha do fornecedor ideal, é importante observar a tradição do mercado, entender quais são aqueles mais completos, bem como entender quais são as necessidades da sua empresa para optar por aquela ferramenta que melhor atenda à realidade de seu negócio.
Como vimos, a Bsoft além de contar com funcionalidades que atendem ao SLA de entregas, também conta com outras soluções que vão aprimorar a gestão logística como um todo. Sendo assim, o seu negócio tem a oportunidade de se destacar no mercado, melhorando os resultados e aumentando a produtividade de profissionais.
Geralmente, as empresas com SLA que entregam produtos, utilizam três indicadores que atestam a eficácia do serviço. Entendê-los vai contribuir para que o seu negócio possa fazer análises mais detalhadas. Confira.
Aqui é quando todo o processo de logística se deu de forma eficiente. Ou seja, é quando o produto enviado chegou ao seu destino final e no prazo estipulado. Este indicador pode ser medido diariamente.
Este indicador permite a realização do cálculo percentual. A partir do total de entregas realizadas é feita uma análise de quantas delas foram feitas no prazo definido em contrato e quantas foram executadas fora do prazo esperado.
Este é o indicador mais importante, pois, além de medir a qualidade do serviço oferecido, ele auxilia ambas as empresas a identificarem em quais fases estão problemas eventuais. Ele avalia todo o processo, começando pela compra do produto, passando pela expedição e findando com a chegada ao destino.
Por fim, é importante destacar como esse acordo desempenha um papel fundamental na execução das atividades logísticas, pois essa é uma tarefa que requer cuidado e dedicação para alcançar os resultados desejados.
Assim, é conveniente tratar o SLA de entrega como uma ferramenta de gestão e de apoio na prestação de serviços, viabilizando a comunicação entre fornecedores e clientes, solucionando conflitos e, acima de tudo, melhorando a operação e a qualidade que será entregue.
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2 Comments
Penso em abrir uma transportes e logística e isso vem me ajudando muito! Muito Obrigado.
Boa tarde, Edimael.
O setor dos transportes é muito amplo e há muitas oportunidades de atuação. Como pensa em abrir uma transportadora creio que esse nosso material aqui possa lhe dar uma visão do que é necessário no ramo: https://materiais.bsoft.com.br/guia-para-transportadoras.
Ficamos felizes em saber que nosso conteúdo lhe foi útil e agradecemos pelo seu comentário!🙂