Independentemente do tipo de nicho e negócio, no mercado competitivo de hoje, é imprescindível investir em divulgação para atrair mais clientes e, assim, aumentar o faturamento. Para empresas de transporte, essa realidade não é diferente. É por isso que o gestor moderno tem que inovar e apostar em estratégias de marketing para transportadoras — para alavancar sua companhia e conquistar um espaço maior no segmento.
Por meio do marketing, transportadoras conseguem ganhar mais visibilidade no mercado, fortalecer sua marca e atingir mais pessoas, o que é fundamental para aumentar as vendas. No mais, a boa notícia é que muitas das principais táticas adotadas atualmente são acessíveis e não envolvem gastos excessivos, além de proporcionarem um bom retorno.
Nesse caminho, quais são as estratégias de marketing indispensáveis e que funcionam bem para transportadoras? Continue a leitura deste post e conheça 6 delas a seguir.
Se a sua transportadora ainda não tem um site, um dos primeiros passos que você precisa dar para afiar seu marketing é marcar presença online.
Nos tempos atuais, a maior parte dos clientes recorre a buscadores como o Google para fazer pesquisas de mercado e levantar nomes de possíveis fornecedores. Logo, se sua empresa não tem essa presença digital, ela não é encontrada e perde muitas oportunidades de negócio.
No entanto, investir na criação de uma página na web não é suficiente: como grande parte das empresas têm sites na internet atualmente, o ideal é apostar em recursos para turbinar o seu endereço web e garantir um bom posicionamento nos mecanismos de busca. O SEO (Search Engine Optimization) é um método que ajuda um site a alcançar um lugar melhor nos rankings de busca.
Desse jeito, quando um cliente em potencial fizer uma busca por transportadoras, seu negócio será um dos primeiros a aparecer na lista. Como resultado, maiores são as chances de um número grande de pessoas entrar em contato para solicitar orçamentos.
Por fim, um aspecto muito importante associado ao site é que ele precisa ser responsivo, ou seja, otimizado para diversos tipos de dispositivos móveis. Esse detalhe é crucial e faz toda a diferença, sobretudo no contexto atual, no qual uma parcela grande da população acessa a internet prioritariamente pelos smartphones.
Com seu site estruturado e otimizado, outra boa forma de impulsioná-lo e chamar mais a atenção de consumidores em potencial é por meio de links patrocinados — Google Ads.
Para apostar nessa ideia, o anunciante escolhe certas palavras-chave associadas ao seu negócio e investe certo valor para que seu site apareça em destaque na parte superior ou lateral do buscador quando um usuário procurar por esses termos.
A grande vantagem desses anúncios é que eles são mostrados ao cliente em um momento oportuno: justamente quando ele está procurando pelo serviço e acabou de digitar palavras associadas ao que a sua empresa oferece no Google. Dessa forma, as possibilidades de conversão são altas.
Trabalhar a imagem da marca é uma das formas de usar o marketing para transportadoras a seu favor. Empresas grandes usam o branding para entender como se posicionar estrategicamente no mercado e desenhar a maneira como os clientes percebem a marca.
Investir nessa ideia é uma manobra válida para se destacar da concorrência e ressaltar os pontos fortes da sua empresa — isto é, seus diferenciais.
Aprimore a identidade visual da empresa e alinhe a forma como ela se comunica com o público e o tipo de linguagem que é usada. A proposta é trabalhar todos esses elementos que compõem a imagem e a identidade no negócio, garantindo que cada vez mais pessoas reconheçam a marca e a associem a algo positivo, como qualidade e eficiência.
Considerando que a união faz a força, usá-la como uma estratégia de marketing para transportadoras pode render bons frutos. Associar-se a empresas que têm uma relação complementar com o seu negócio e firmar uma parceria na qual ambos saem ganhando proporciona benefícios concretos para todos os envolvidos. Alguns deles são:
Em tempos digitais, o marketing boca a boca ainda é uma forma muito eficiente de ganhar novos clientes, uma vez que as pessoas tendem a valorizar mais uma marca ou um serviço que foi bem recomendado por outras. Para tirar proveito dessa ferramenta e garantir que seus consumidores atuais trarão outros, você precisa:
Estar presente nas redes sociais é outra importante iniciativa de marketing para transportadoras. A ideia por trás disso não é apenas criar páginas em redes como o Facebook ou LinkedIn, mas abastecer as mídias escolhidas com conteúdos relevantes e novidades sobre a empresa. Essas informações serão usadas para nutrir e atrair o público interessado.
A grande vantagem de investir nas redes sociais é que um mesmo conteúdo gerado é capaz de atingir muitas pessoas, uma vez que pode ser compartilhado em diferentes plataformas. Nesse sentido, planeje sua estratégia de gestão de redes sociais, assegurando que as páginas estarão sempre atualizadas e disponibilizando materiais de boa qualidade. Desse modo, sua empresa se destaca das demais e consegue alcançar o maior número de novos contatos e prospects possíveis.
Em um mercado acirrado, ter mais lucros e expandir a carteira de consumidores são desafios para empresas de todos os ramos, inclusive para o transporte de carga. Portanto, para viabilizar mais fretes e ampliar as chances de fechar novos negócios, aposte em boas práticas e estratégias de marketing para transportadoras. Com os recursos que apresentamos neste post, você vai conseguir promover sua marca e multiplicar o volume de clientes interessados.
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