Um bom planejamento logístico é fundamental para garantir a competitividade de sua empresa. Com a adoção de estratégias adequadas é possível reduzir custos, otimizar a entrega das mercadorias e contar com maior controle de todas as operações envolvidas na cadeia de suprimentos.
O planejamento permite que todas as ações envolvidas sejam integradas. Ou seja, quando um consumidor faz um pedido, é possível identificar a presença ou não da mercadoria em estoque, o prazo de entrega, o preço do frete e demais custos envolvidos nessa atividade. Além disso, todo o deslocamento é acompanhado, até a entrega final ao cliente.
Para entender como fazer um planejamento logístico eficiente, continue a leitura de nosso post!
O planejamento logístico é uma ação estratégica, que garante melhores resultados a todos os elos envolvidos na cadeia de suprimentos. Ele abrange algumas ações essenciais dentro da empresa, como:
As ações devem ser desenvolvidas em todas as etapas do processo logístico, desde a compra de matérias-primas até a entrega final ao cliente. É importante entender que elas estão encadeadas, ou seja, para que a etapa seguinte possa ser realizada, todos os procedimentos anteriores devem ter sido adequadamente realizados.
Para garantir que todos os controles sejam eficientes, é fundamental contar com sistemas que permitam a integração de todos os processos.
Apenas para exemplificar, se não houver um bom monitoramento das entregas, de nada adianta a qualidade e organização no armazenamento, pois a entrega da carga pode atrasar e, dependendo da mercadoria, há risco de se deteriorar, causando perdas para todos os envolvidos.
Como você percebeu, o principal benefício é a satisfação do cliente final, que receberá a mercadoria no prazo correto e em conformidade com a sua compra. Com isso, sua empresa demonstra maior eficiência e consegue melhor taxa de fidelização de consumidores.
No entanto, há outras vantagens envolvidas, como:
Agora que você já entendeu a importância de adotar estratégias para melhorar o planejamento logístico em sua empresa, conheça algumas táticas que vão ajudar a impulsionar os resultados do negócio.
Não há nada pior do que descobrir, depois da venda, que o produto não está em estoque ou que houve perdas do item em função de problemas no armazenamento.
Para evitar que tais situações ocorram, é fundamental manter sempre uma boa gestão de tudo o que entra e o que sai do estoque, conferindo quantidades de cada mercadoria, prazos de validade (se houver) e as condições de armazenamento, de modo a evitar perdas. Todos os produtos devem ser identificados e separados conforme o planejamento.
A forma como os produtos são dispostos no estoque pode levar a perdas decorrentes de problemas como infiltração, quedas ou mesmo o armazenamento em local de difícil manipulação (o que leva a vários danos, desde quedas até o fato de serem preteridos por outros itens colocados em lugar mais acessível às empilhadeiras, por exemplo).
Por essa razão, é fundamental que o armazém conte com infraestrutura adequada, boas condições de armazenamento e área de circulação suficiente. As embalagens das mercadorias, por sua vez, devem proporcionar proteção contra possíveis riscos, seja no armazenamento, seja no transporte.
Além da manipulação correta, é necessário que as mercadorias sejam carregadas, no caminhão, de forma segura, a fim de evitar perdas. Isso inclui desde a organização equilibrada, para não sobrecarregar o caminhão, até cuidados extras, no caso de itens frágeis.
Além disso, toda a etapa de transporte e entrega deve ser monitorada. Isso evita perdas decorrentes de assaltos ou mesmo em função do vencimento de validade, caso o veículo enfrente problemas e o trajeto precise ser interrompido (como quando ocorre um acidente).
Outros benefícios do monitoramento são o controle sobre o desempenho dos motoristas, a possibilidade de saber exatamente em que local a carga se encontra — simplificando a informação sobre prazos de entrega para o cliente — e o fato de que todas as condições da frota podem ser melhor avaliadas (consumo de combustíveis, interrupção por panes, parada em local inseguro, entre outros).
Além de manter um bom relacionamento com os fornecedores, é fundamental também atentar para a qualidade dos produtos. Isso vale tanto para a contratação de serviços quanto para a compra de matérias-primas.
Para garantir a competitividade de sua empresa em todos os processos, os fornecedores devem ser qualificados, cumprirem prazos, oferecerem bons preços e opções de pagamento e terem o mesmo compromisso que você, ou seja, a satisfação do cliente final, com o melhor custo-benefício para toda a cadeia.
Seja um prazo de entrega, seja um prazo de pagamento de um fornecedor, é essencial ficar de olho nesse quesito e evitar a ocorrência de atrasos. Isso é possível com a adoção de boas técnicas de armazenamento e separação de produtos, estabelecimento de rotas de entrega confiáveis e comprometimento de todos os envolvidos na cadeia de suprimentos.
A adoção de recursos tecnológicos também contribui para eliminar problemas que podem levar a atrasos, como preenchimento incorreto de documentos, seleção de rotas inadequadas ou perigosas ou mesmo quebra de estoque.
A ausência de estratégias para um planejamento logístico de qualidade pode causar vários problemas, como citamos. Perdas de mercadorias, atraso nas entregas (com prejuízos a todos os envolvidos) e insatisfação do cliente comprometem a competitividade de sua empresa e levam a danos ainda maiores (como redução nas vendas e imagem negativa no mercado).
Assim, além de investir em boas estratégias de planejamento, é importante também manter a segurança de todas as operações. Continue a visita em nossa página para saber mais sobre a gestão da frota de carretas.