A tecnologia tem proporcionado soluções inteligentes para melhorar a segurança da frota. Realizar a gestão de carretas é importante para otimizar os custos com logística e garantir a redução de gastos de sua transportadora. O gestor que implementar um bom controle de frota, certamente, conseguirá manter sua competitividade no mercado.
Quer saber como realizar um bom controle dos veículos da sua empresa? Confira, a seguir, 6 dicas para garantir a segurança para a gestão da frota de carretas na sua transportadora.
Quando falamos em segurança da frota, devemos pensar nos motoristas. Esses profissionais são a ponta da cadeia logística e estão à frente das carretas. Dessa forma, é importante capacitar sua equipe para torná-la experiente e consciente sobre o desempenho da frota.
Hoje em dia, essa é uma demanda cada vez mais comum nas transportadoras. Com o advento das novas tecnologias, os caminhões se tornaram mais sofisticados e informatizados e os gestores necessitam investir em treinamentos para capacitar seus motoristas. Também, isso ajuda a reduzir os gastos.
Capacitar os profissionais significa aumentar o conhecimento deles sobre o veículo e a segurança, por meio de normas da empresa e da legislação de trânsito. Além do treinamento, a transportadora deve prezar pela condução segura e a segurança do trabalhador, ao fiscalizar a jornada de trabalho e orientar os condutores sobre as boas práticas.
Realizar a manutenção preventiva da frota de carretas é muito importante para reduzir gastos operacionais. Essa é uma das principais despesas da cadeia logística, uma vez que o transporte representa custos elevados para a empresa. Pode interferir bastante no custo final do frete.
A manutenção preventiva da frota de veículos garante economia e, especialmente, segurança para o transporte. Por isso, ela deve ser bem planejada e reconhecida pela equipe. Por evitar que peças se estraguem e diagnosticar previamente possíveis problemas com o veículos, ela gera economia em médio e longo prazo. Ainda, reduz o número de veículos na garagem.
Portanto, realize inspeções regulares nos veículos de sua transportadora, orientando a equipe de manutenção. Os principais itens a serem verificados são: pressão de pneus, rolamentos, condições do filtro de óleo, óleo lubrificante, suspensão, filtros de ar, caixa de câmbio e outros.
As novas tecnologias também trouxeram facilidades para o controle de frotas, como o uso de ferramentas de navegação. O acompanhamento por câmeras ou localizadores GPS traz benefícios quanto à segurança e gastos de sua empresa.
Com essas ferramentas, é possível medir o deslocamento realizado pelos veículos. Assim, há como monitorar rotas, evitando trajetos mais longos ou que despendam um maior consumo de combustíveis. Ou seja, isso reduz, também, os gastos financeiros da empresa.
Porém, a principal vantagem dos rastreadores é ter a localização exata dos veículos da empresa, possibilitando acompanhar a frota e controlar a segurança das mercadorias transportadas.
Um ponto fundamental para aumentar a segurança na gestão de carretas, que muitos gestores se esquecem, é o planejamento do abastecimento de veículos. Realizar essa tarefa com antecedência melhora o controle de frota e traz muitos benefícios.
A exemplo disso, existem alguns aplicativos que indicam os melhores locais para realizar a reposição do combustível, incluindo o valor do litro. A antecedência possibilita, também, a negociação de descontos para casos em que é necessário um reabastecimento recorrente.
Se você realizar o planejamento e a programação de todas as reposições de combustíveis de sua frota, é possível acompanhar o preço do diesel, por exemplo, e mensurar os gastos com o abastecimento de maneira mais precisa.
Para transportadoras que realizam o transporte de mercadorias pelo modal rodoviário, a cobrança de taxas de pedágios pode ser uma dor de cabeça para o gestor. Contudo, utilizar medidas para facilitar o pedágio, como a cobrança automática da tarifa, pode repercutir em economia e segurança.
O principal ponto, aqui, é evitar que os motoristas paguem o pedágio do próprio bolso e a empresa tenha que reembolsá-los, ou que a transportadora forneça o valor da tarifa previamente, em dinheiro, para os condutores.
Além dessas simplificações, tanto para os condutores quanto para o fluxo de caixa da empresa, o gestor pode acompanhar mais facilmente esses gastos e direcionar a verba para outras partes mais importantes da cadeia logística. Por fim, isso economiza tempo de veículo parado nas cancelas.
Ao falar em melhorias para a gestão e a segurança da frota, devemos nos lembrar da análise de dados. Isso porque o controle e a avaliação das informações já obtidas com a logística da empresa permitem criar novas ideias e práticas a serem implementadas no dia a dia do transporte de cargas.
Analisar dados e acompanhar resultados significa reduzir custos e melhorar o sistema de sua empresa como um todo. Aliás, essa é uma medida de controle de frota eficaz e que deve ser utilizada regularmente pelo gestor. Procure sempre otimizar os recursos do seu negócio.
Para aumentar a segurança dos seus veículos, adote boas práticas de gestão de frotas. Para tanto, faça uso de um bom software de gerenciamento de frotas, o qual permite o acompanhamento de resultados e a análise de dados de forma mais clara, objetiva e dinâmica.
Investir em um sistema automático de análise de dados e apresentação de resultados é capaz de aumentar os ganhos financeiros de sua empresa e garantir sua competitividade perante seus concorrentes no mercado. A principal vantagem é a redução dos custos e o aumento do controle da frota, otimizando a gestão.
Um bom software de gerenciamento de frotas para transportadoras é capaz de fornecer diversas informações, em tempo real, como:
Vimos como as boas práticas de gestão de carretas podem aumentar a segurança e a economia da cadeia logística de sua transportadora. Por isso, esteja atento a essas dicas e aumente a eficiência de seu negócio.
Quer saber mais sobre o assunto? Veja, também, como fazer a gestão de frota da sua transportadora.