Para que uma empresa possa alcançar os resultados pretendidos, o primeiro passo é contar com um bom planejamento estratégico. Além disso, estar atento às gestão de pessoas, fornecer capacitação para os colaboradores e ainda investir em boas estratégias de marketing. Em uma transportadora, é preciso apostar, ainda, em tecnologia na integração de processos logísticos, uma vez que isso vai permitir uma otimização de fluxos e dos custos.
Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para que você entenda o significado desse conceito, além de ficar por dentro sobre os ganhos que o seu negócio terá ao investir nesse aspectos. Boa leitura!
Inicialmente, é preciso destacar a importância de uma boa gestão para os processos logísticos. Como em qualquer outro negócio, existe a necessidade de pensar em soluções que permitam a redução de custos e tragam a otimização de suas atividades. A gestão vai trazer justamente esse ganho para a empresa, além de aumentar a agilidade das operações rotineiras.
De nada adianta contar com boas ações de marketing, por exemplo, se as atividades rotineiras realizadas pelos seus colaboradores trazem gastos além do planejado. Por essa razão, existe a necessidade de entender as melhores práticas de armazenamento, como anda a manutenção de sua frota, quais são os principais gargalos de suas operações, bem como as maiores queixas de seus profissionais.
Em relação às pontuações dos colaboradores, uma empresa que se preocupa com essa questão tem a chance de contar com um quadro de funcionários mais engajado, especialmente com as metas estabelecidas pela sua transportadora.
Uma das questões que devem ser levadas em consideração na gestão logística é, justamente, ter um controle mais adequado da frota de sua empresa. Quais são os principais ganhos que isso traz para a transportadora? A seguir, selecionamos alguns deles.
A organização que se preocupa com a gestão de sua frota perceberá um ganho de produtividade de seus profissionais. Isso acontece porque terá uma visão mais ampla sobre as principais necessidades de suas máquinas, evitando que ocorram problemas rotineiros, como falhas mecânicas.
Em períodos sazonais, pode ocorrer de sua transportadora necessitar um número maior de veículos disponíveis, justamente pelo aumento de demanda. Caso não ocorra uma gestão eficaz, essa necessidade não pode ser prevista, impedindo que haja o remanejamento de veículos ou até mesmo a disponibilidade de máquinas extras para que possam atender às suas necessidades.
Os dados são essenciais para o sucesso de sua transportadora. Por meio deles, é possível traçar ações para que você tenha uma maior rentabilidade, bem como atrair mais clientes para que os seus objetivos almejados sejam alcançados. Além disso, todas as suas decisões serão mais estratégicas, sendo baseadas de acordo com a sua realidade e não por achismos.
A gestão de frota traz justamente esse benefício: ter o controle sobre as suas perspectivas, apresentando apenas soluções que, de fato, obterão retorno.
Hoje, a transformação digital vem trazendo alternativas para os mais diversos segmentos. Em transportadoras, cujo processo logístico é fundamental para a sua rentabilidade, não fica atrás. Quando a gestão de seus processos é feita por meio de ferramentas tecnológicas, o trabalho de sua equipe será mais prático e a partir de dados exatos.
Além disso, oferece agilidade. No uso de armazém e estoque, por exemplo, tão necessários para transportadores, há um ganho de velocidade na entrega. Isso acontece porque grande parte dos volumes transportados ficam armazenados diretamente em pontos estratégicos de coleta.
A gestão desse modelo de negócio, feita por meio da ferramenta da WMS, pode ser integrada ao sistema TMS, oferecendo ainda mais benefícios para o transportador e também para o embarcador.
Conforme abordado, a tecnologia é implementada em processos logísticos a partir dos sistemas de TMS e WMS. Entre as suas funcionalidades, há a possibilidade de facilitar o acompanhamento de entregas das mercadorias, o que aumenta a confiabilidade de seus clientes com a transportadora, além de garantir mais segurança para os seus veículos, cargas e também para os profissionais.
Em relação aos desafios superados por meio do seu uso, destaca-se especialmente a agilidade das entregas. Os consumidores estão cada vez mais exigentes no que se refere ao prazo em que a mercadoria chega até ele, exigindo entregas até mesmo para o próprio dia em questão.
Dessa forma, a tecnologia promove rapidez nos processos, sem deixar de lado a qualidade dos serviços prestados. Por meio do reaproveitamento de informações lançadas em softwares, trabalhos redundantes são eliminados, além de facilitar o despacho da carga transportada.
Entre os indicadores que devem ser avaliados para o processo logístico, destacam-se:
Por meio do Controle de Transportadoras, a gestão tem a possibilidade de sanar três das principais necessidades. É uma ferramenta de gerenciamento logístico, que traz para a empresa todos os benefícios apresentados, além de ser uma implantação dedicada, que se adapta às necessidades do negócio.
Por fim, tem um suporte especializado, permanente e ilimitado, oferecendo amparo ao gestor para todas as dúvidas que vier a ter, bem como para auxiliar em todos os processos a que aquele software trará melhorias.
Neste conteúdo, você pôde entender de maneira mais precisa sobre a tecnologia na integração de processos logísticos, além de ficar por dentro de como ela vai auxiliar para que a sua transportadora tenha resultados mais atrativos. A partir da sua implantação e de um bom planejamento, você terá clientes mais satisfeitos, vai fidelizar o seu público e ainda atrair aqueles que ainda não conhecem os seus serviços.
Deseja entender um pouco mais sobre a nossa ferramenta? É só entrar em contato conosco e conversar com alguns de nossos profissionais.