Uma boa gestão de sua transportadora é capaz de fazê-la conquistar novos mercados e garantir sua competitividade perante os concorrentes. Nesse sentido, o planejamento e a tomada de decisão só se dão de forma eficiente com as análises adequadas das medidas de desempenho do seu negócio.
A gestão de manutenção, por exemplo, serve para manter o funcionamento regular de veículos, equipamentos, ferramentas e instalações da empresa. Ela garante que o sistema siga operando normalmente, sem quebras na produção e no atendimento ao cliente. Além disso, otimizar essa gestão é importante para manter a qualidade dos serviços.
Você sabe como fazer uma boa gestão de manutenção? Quer entender como colocá-la em prática na sua transportadora? Então, veja as 8 dicas que separamos para você otimizar essa tarefa. Boa leitura!
A gestão de manutenção começa com a prevenção, uma vez que a manutenção preventiva é capaz de evitar muitos problemas e reduzir gastos de sua empresa. Caso sua frota não conte com um planejamento preventivo adequado, isso poderá causar sérios impactos na sua cadeia logística.
Outra questão que pode auxiliar no controle de planejamento é recomendar aos motoristas que façam uma checklist diária sobre a situação do veículo. Assim, é possível verificar com mais rapidez se há algum problema com o caminhão e agir antes que ele se prolongue ou, até mesmo, que piore.
A propósito, quando não realizada a prevenção e o veículo apresentar problemas, deve-se partir para a manutenção corretiva. Ela implica gastos bem maiores e ociosidade da frota. Um bom gestor deve evitar ter caminhões parados no pátio de sua transportadora por muito tempo. Dessa forma, é necessário realizar manutenções preventivas regularmente, sendo essas devidamente planejadas.
Para realizar uma boa gestão, é necessário ter em mãos informações e dados relevantes sobre a sua empresa e o funcionamento da sua frota. Afinal, com a competitividade empresarial e a globalização de hoje em dia, não é mais possível se basear em achismos para definir os rumos do negócio.
Portanto, organize uma coleta e uma análise de dados eficiente em sua transportadora. Assim terá subsídios para organizar a gestão, realizar tomadas de decisão, estabelecer metas e acompanhar resultados. O detalhamento permite calcular o custo das horas paradas e trabalhadas, as despesas com manutenção e a regularidade das revisões, por exemplo.
A gestão de manutenção ganhou um grande aliado com o advento das novas tecnologias. Se vimos o quanto a coleta e a organização de informações da empresa é importante, utilizar um sistema de gestão para sua transportadora garante facilidade e segurança no acompanhamento dos resultados.
Um software de gerenciamento é capaz de coletar dados com precisão, fazer análises completas e acompanhar os resultados em tempo real. Tudo isso, sem cometer erros humanos e com maior rapidez. O gestor consegue acompanhar todas as informações em um sistema único e integrado para tomar suas decisões.
Já pensou no quanto sua equipe de trabalho é responsável pelos resultados do seu negócio? Muito, não é mesmo? Por isso, não hesite em contratar mão de obra qualificada para garantir excelência e qualidade nas suas entregas.
Ter uma equipe bem treinada e com conhecimento pode parecer sinônimo de mais custos, porém os gastos são compensados em médio e longo prazo. Serviços especializados, realizados por profissionais de confiança, exigem menos correções e manutenções, assim como garantem maior vida útil para a frota, por exemplo.
Poucos gestores entendem a importância de incluir os colaboradores da sua empresa no planejamento. No entanto, uma vez que você apresenta e explica para a sua equipe os procedimentos e as metas definidas para o time, ela fica ciente e mais engajada.
É importante, também, ter essa conversa com os profissionais para dar espaço a novas ideias. Afinal, eles querem que seus anseios sejam ouvidos e, por estarem à frente de seu negócio, são capazes de enxergar falhas e melhorias que você, talvez, não tenha considerado. Aproveite esse conhecimento!
Após a análise de dados e o acompanhamento de resultados com o auxílio de um software de gestão, bem como a conversa com os colaboradores, lembre-se de antecipar seus movimentos e planejar todas as metas e tarefas de sua transportadora.
A tarefa pode ser dispendiosa, exigir tempo, mas com organização e prática pode gerar muita economia para o seu negócio. Um bom gestor deve ter o hábito de se informar sobre todas as rotinas da empresa e planejar as próximas etapas. Dessa forma, é possível se antecipar para prever e evitar ou remediar falhas.
Isso pode ser feito ao criar estratégias e metas a serem alcançadas, como otimizar processos, reduzir custos e aumentar a produtividade. Esteja informado, cumpra prazos e tenha sempre uma carta na manga. Afinal, os próximos passos de sua empresa, quem escolhe, é você: saiba qual caminho deseja trilhar!
Por meio de um bom planejamento e organização, crie listas de tarefas para melhorar as rotinas de sua empresa. É possível listar tarefas para otimizar a manutenção preventiva de equipamentos e veículos, por exemplo.
Também podem ser organizadas as etapas de cada processo e as demandas para cada colaborador. Não se esqueça de recomendar o cumprimento dessas listas por parte dos funcionários para que eles não deixem nenhum passo para trás e se comprometam com os resultados esperados.
Por fim, realize a documentação de todas as rotinas e processos da sua transportadora. Um sistema de gestão para transportadora organiza todas as informações de forma fácil de ser encontrada, como número de veículos, equipamento e colaboradores, documentos fiscais, histórico de manutenções etc.
Gostou da nossa lista com dicas para otimizar a gestão de manutenção? Parecem triviais, mas poucos gestores conseguem colocar essas questões em prática. Elas auxiliam a reduzir gastos da empresa e melhorar sua competitividade no mercado.
Quer saber mais sobre esse assunto? Veja, também, como fazer a gestão de frota de sua transportadora.