Você quer otimizar o trabalho de sua transportadora e aumentar a produtividade da empresa? Uma boa estratégia para isso é investir em práticas para avaliação de desempenho de motorista. Ao mensurar a performance desses profissionais, é possível identificar pontos de melhoria e situações que exigem treinamento.
Porém, como os motoristas normalmente ficam na rua, ou seja, em trabalho externo, essa análise de desempenho requer algumas observações bem específicas. Entre elas, é importante verificar as condições dos veículos, o atendimento aos prazos e a segurança na condução.
Continue a leitura de nosso artigo para saber como identificar problemas relacionados à performance de seus motoristas!
A análise de desempenho é uma forma de gestão de recursos humanos que permite observar, de forma sistemática, tanto um grupo de profissionais quanto o desempenho individual de cada membro da equipe.
O processo é importante por uma série de razões. Além de possibilitar a identificação de pontos que precisam de melhorias e a necessidade de treinamento, a avaliação permite:
A análise pode ser feita de duas maneiras: de acordo com os objetivos traçados pela empresa ou conforme as competências de cada profissional.
No primeiro caso, da análise conforme objetivos, é fundamental observar se o profissional atingiu as metas propostas pela empresa. Caso não tenha atingido, o gestor deve observar as razões e procurar compreender a origem dos problemas.
É fundamental avaliar os conhecimentos e habilidades técnicas do motorista, sua postura profissional e o respeito às regras e prazos, entre outros detalhes. Alguns indicadores de performance também devem ser observados, como consumo de combustível, desgaste do veículo, multas, envolvimento em acidentes ou problemas com a carga.
Já no caso da avaliação de desempenho por competências, é necessário que o gestor defina quais são as habilidades necessárias à equipe, tanto do ponto de vista técnico quanto comportamental. Caso sejam observadas falhas ou ausência de conhecimento, o treinamento dos profissionais é o melhor caminho.
Agora que você já compreendeu a importância de analisar a performance de sua equipe, sejam funcionários próprios, sejam terceirizados ou agregados, para identificar pontos de fragilidade em seu negócio, é fundamental colocar algumas estratégias em prática. Confira, a seguir, nossas dicas para fazer essa análise da melhor forma.
Embora o trabalho do motorista seja externo, é possível verificar o atendimento de prazos, como carregamento e entrega de mercadorias, e o cumprimento da jornada, que deve obedecer a legislação sobre parada e descanso (Lei 13.103/2015).
O atendimento à legislação é obrigatório, não apenas para evitar multas e autuações trabalhistas, mas principalmente para elevar a segurança nas estradas, evitando que os condutores permaneçam tempo excessivo ao volante.
A melhor maneira de fazer esse controle é por meio do planejamento de rotas, nas quais os pontos de parada já são antecipadamente estabelecidos. O monitoramento ou rastreamento também contribui para averiguar se as regras estão sendo cumpridas.
Com o uso de sistemas de rastreamento e monitoramento veicular, é possível identificar algumas ações adotadas pelo motorista durante a condução. Excesso de velocidade, desvio da rota planejada ou outros problemas são mais facilmente detectados e devem ser sinalizados ao condutor.
Vale lembrar que as ferramentas de rastreamento também são essenciais para a segurança da carga e para o planejamento dos trajetos mais adequados, que considerem variáveis como obras, trânsito, má condição das estradas ou ausência de pontos para parada.
As condições do caminhão também são indicativos da forma como o motorista o conduz. Avalie consumo de combustíveis, desgaste de pneus, limpeza e uso adequado de equipamentos, como rastreadores. Vale lembrar que o motorista deve saber fazer manutenções básicas do veículo para solucionar problemas durante o trajeto.
Caso a empresa disponibilize um aparelho celular aos motoristas, é importante avaliar o consumo de dados e as ligações efetuadas. Afinal, o recurso precisa ser usado de forma consciente. O mesmo vale para outras despesas de viagem, que devem ser previamente combinadas com a empresa.
O profissional também precisa ter habilidades para manusear e organizar toda a documentação necessária para a viagem e as entregas.
A adoção da tecnologia simplifica o trabalho de análise de desempenho. Além do uso de ferramentas para rastreamento, é possível investir em um software específico para transportadoras ou sistemas que simplificam o controle de cargas.
Com isso, além de melhorar a gestão da frota, sua empresa passa a ter acesso a vários detalhes fundamentais sobre o desempenho de motorista. Prazo para entrega, condução segura, atendimento às regras sobre jornada e descanso, entre outros, podem ser monitorados à distância com a ajuda da tecnologia.
Além disso, ações como a organização e a emissão de documentos necessários para o transporte de cargas se tornam mais simples, o que evita incorreções ou mesmo falhas causadas por desconhecimento. Dados relativos aos pagamentos de impostos ou dos motoristas, adiantamentos e despesas de viagem ficam sempre disponíveis, ajudando a melhorar os controles.
Como você percebeu, a análise de desempenho de motorista é essencial para sua empresa identificar gargalos e investir na capacitação da equipe. Com isso, sua produtividade aumenta, bem como a competitividade de seu negócio no mercado.
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