Cada empresa deve ser capaz de decidir como desenvolver a inovação em logística para aprimorar o desempenho da cadeia de suprimentos como um todo. Existem diversas formas de atingir esse objetivo com a execução de modificações voltadas para a reformulação de processos, planejamento das atividades e a utilização de softwares de gestão integrada.
Porém, é importante destacar que esse tipo de iniciativa deve ser baseado em uma estratégia de gestão da inovação. Essa metodologia tem o propósito de criar um ambiente propício à criação de novas ideias e de fornecer os recursos necessários à equipe.
Se a sua empresa se encontra nessa situação, este artigo contém informações essenciais para você. Continue lendo!
Muitas vezes, os empreendimentos esbarram em desafios como a falta de indicadores confiáveis, a interrupção de projetos e a escassez de recursos. Por isso, antes de tudo, o primeiro passo é desenvolver uma base sólida para que o processo de criação de novas ideias seja efetivo.
Isso ocorre porque a burocracia e uma equipe de gestão rígida tendem a inibir esse fluxo. Por esse motivo, a construção desse suporte é chamada de gestão da inovação e é relacionado à cultura organizacional.
Toda vez que pensamos em inovação, a imagem que acabamos criando é de alguém tendo uma súbita ideia brilhante, que obtém resultados quase imediatos. Contudo, no ambiente corporativo, as coisas funcionam de uma forma bem diferente.
Por esse motivo, deve-se considerar os três fatores abaixo:
Não pense que uma empresa inovadora é aquela que tem sistemas de ponta, maquinários e veículos de última geração e profissionais altamente qualificados.
Muito pelo contrário, esse tipo de mudança surge do conhecimento sobre o funcionamento interno e os seus desafios diários. Nesse caso, as experiências acompanhadas de uma boa dose de inconformismo são fundamentais para instigar melhorias.
Portanto, é a forma como os negócios são conduzidos e a busca por maior competitividade que impulsionam tais iniciativas.
Devido a sua abrangência, a inovação na área logística pode estar relacionada a diversos processos chaves, como:
Portanto, é importante determinar quais setores do seu negócio devem ser priorizados.
Centralizar os projetos de inovação com a gerência é um erro que não deve ser cometido. Isso ocorre porque falta um componente importante: a visão da área operacional. Quem lida com os processos diariamente e percebe os seus gargalos tem condições de apontar quais melhorias seriam favoráveis, devido a sua vivência no dia a dia.
O ideal é desenvolver um espaço focado na troca de ideias e na cooperação entre departamentos para obter pontos de vista e experiências diversificadas. Por isso, a implementação de treinamentos e workshops atua para desenvolver esse senso de criatividade e iniciativa.
Essa é uma recomendação que depende da participação da equipe para ser implementada em sua totalidade. Nesse cenário, é preciso investir em pesquisa para utilizar como base as principais reclamações dos clientes e considerar a opinião dos profissionais que desempenham as atividades diariamente.
Com isso, é possível obter sugestões de como solucionar obstáculos e eliminar tarefas burocráticas. Ao mesmo tempo, essa iniciativa impacta diretamente o relacionamento com o cliente, pois possibilita agilidade no atendimento e flexibilidade para encontrar soluções.
Não é possível começar um projeto de inovação sem antes avaliar as reais condições da empresa e como as novas ideias podem alterar o funcionamento dela em curto e em longo prazo. Por esse motivo, a disponibilidade de dados e de relatórios é imprescindível.
Além disso, a tecnologia é uma fonte importante de insights e compartilhamento de informações. Porém, somente por meio da intervenção humana é possível desenvolver a criatividade. Os sistemas podem assumir um papel secundário, ajudando na análise de viabilidade e na criação de potenciais cenários para as novas ideias.
No ambiente logístico, todas as entregas começam no interior do depósito que armazena as mercadorias. Por isso, quanto mais eficiente e preciso for esse controle, maior será a qualidade do atendimento prestado aos clientes.
Portanto, as principais mudanças podem envolver a alocação das mercadorias para facilitar o acesso e a implementação de leitores de códigos de barra para registrar a movimentação. Os avanços tecnológicos também ajudam a utilizar novos equipamentos, como esteiras, empilhadeiras e, até mesmo, robôs.
A medição do progresso de uma atividade é um fator fundamental em todos os tipos de processo de trabalho e com a inovação não poderia ser diferente. Os indicadores de desempenho mais comuns estão relacionados a aspectos como custo, tempo e qualidade.
Portanto, de acordo com a estratégia da empresa, que direciona os esforços da equipe, a medição pode ocorrer por meio dos resultados obtidos, como o número de projetos bem sucedidos e o aumento das vendas.
Já a perspectiva da produtividade mede a eficiência do processo com relação aos gastos e investimentos. Por fim, sob o ponto de vista do processo, é necessário considerar cada fase individualmente para calcular o percentual de sucesso.
O objetivo deste conteúdo é destacar a importância da avaliação de tendências em logística e do seu papel sobre o ganho de competitividade no mercado. Isso quer dizer que a inovação não deve ser um processo isolado para uma cultura organizacional que busca estar sempre um passo à frente da concorrência.
Agora que você acabou de adquirir novos conhecimentos sobre a gestão da inovação em logística, você não pode parar por aqui. Confira o nosso post sobre como um sistema de automação pode ajudar com a logística estratégica.