Em um setor tão complexo como o da logística, otimizar a gestão de transporte de cargas é uma demanda contínua dentro de transportadoras. Os custos são reavaliados com frequência, indicadores precisam ser acompanhados e ajustes são necessários a todo momento para se manter competitivo no setor.
Nesse sentido, operar de maneira estratégica, com total visão sobre as atividades, sem dúvida, faz toda a diferença sobre os resultados. É, então, que a utilização da tecnologia passa a fazer ainda mais sentido dentro da gestão de transportes e das transportadoras.
Com auxílio de sistemas, os gestores têm informações, análise, ordem e precisão, o que facilita os processos e a tomada de decisão.
A Bsoft, então, tem muito a contribuir com a rotina de transportadoras. Oferecemos soluções completas e efetivas para a gestão de transporte de cargas e garantir mais organização, controle e eficiência às operações. Para mostrar como isso é possível, preparamos um conteúdo completo para você. Acompanhe!
Uma boa gestão de transporte é aquela que integra organização, rapidez e segurança nas operações a um menor custo. Ou seja, é ajustar as atividades de transporte para que erros e desperdícios sejam mínimos, e os recursos sejam aproveitados da melhor forma.
Para que isso seja possível, a transportadora precisa ter visibilidade sobre os processos. Compreender os recursos que estão sendo utilizados, os custos envolvidos nas operações e, principalmente, se existem pontos de melhorias.
Hoje, o papel da gestão é entender a realidade das atividades e os ideais que se pretende atingir. Desta forma, promove as melhorias necessárias para que isso seja alcançado.
Empresários do setor sabem que a operação de transporte de cargas implica riscos e dificuldades. A seguir, destacamos três deles que merecem sua atenção.
Nos últimos anos, o segmento de distribuição teve mudanças como o fortalecimento do e-commerce, que popularizou modelos de entregas expressas.
Como o transporte rodoviário é o mais utilizado no Brasil, significa que a circulação de encomendas aumentou bastante. Todavia, como consequência, questões como atrasos se tornaram ainda mais constantes.
Entre as causas desse problema, fatores que agravam a situação são a restrição de circulação em grandes centros e o tráfego intenso. Outro ponto é a falta de investimento em tecnologias capazes de otimizar rotas e entregas.
Infelizmente, os dados relacionados à violência e acidentes nas estradas brasileiras não são animadores. Apenas em 2023, foram registrados quase mais de 56 mil acidentes com vítimas, segundo a CNT.
Assim sendo, a empresa precisa usar o gerenciamento de riscos e táticas para evitar roubos e acidentes, protegendo o negócio e seus colaboradores.
Aliada à violência, a conservação precária da malha viária brasileira não ajuda o trabalho das transportadoras. Vias esburacadas, mal sinalizadas e iluminadas colaboram para o aumento de acidentes e perdas. Além disso, se uma mercadoria é entregue avariada, o cliente culpará a empresa pelo ocorrido, que terá que arcar com os gastos e reenviar um novo produto.
Mesmo diante de obstáculos e complexidades, a logística é um setor em franco crescimento e de alta importância estratégica. Adotar uma gestão de transporte de cargas mais tática e eficaz é possível com o apoio de boas práticas e inovação tecnológica. Confira três ideias a seguir:
Um bom gestor de frota entende que é muito melhor evitar um defeito em um caminhão do que ter que repará-lo posteriormente. Entretanto, como saber de antemão que uma pane vai acontecer?
Uma estratégia é elaborar um plano de manutenções preventivas, que tem justamente o intuito de evitar problemas e conservar a saúde dos veículos. Consequentemente, esse planejamento contribui para garantir a longevidade, qualidade e rentabilidade da frota.
A ideia é criar um cronograma de vistorias periódicas. Nesses dias, o mecânico vai verificar os elementos do caminhão e providenciar a troca de peças e fluidos de acordo com as recomendações do fabricante.
Realizar manutenções preventivas é indispensável para conservar a frota em bom estado e funcionamento. Uma vez que um problema é descoberto com antecedência, a transportadora tem tempo para programar o conserto, sem precisar paralisar as operações ou gastar demais.
Os veículos são os elementos mais importantes da gestão de transporte de cargas. Além de serem um ativo da empresa e apresentarem um alto investimento, eles são insubstituíveis para as operações. Assim, vale muito a pena prezar pela integridade deles e evitar que se danifiquem.
Uma ferramenta que reforça o controle da frota é fazer um checklist regularmente sobre o funcionamento e as condições de cada caminhão. Empresas que trabalham com alto volume de entregas realizam checagens diárias.
O checklist nada mais é do que uma ficha com vários aspectos que precisam ser verificados. Nele, aparecem itens como:
Além desses citados, é essencial observar possíveis vazamentos e escapamentos, por exemplo. Esse hábito reduz o índice de erros, acidentes e panes mais graves — e custosas. Sua função primordial é garantir uma frota saudável e em ótimas condições de uso. No mais, ele proporciona mais visibilidade, uma vez que o gestor sabe sempre o que acontece com seus veículos.
A maior preocupação de uma transportadora é a melhoria nos resultados financeiros e manter uma operação ágil, com entregas precisas e rápidas. Nesse sentido, otimizar os processos é essencial para a saúde da empresa e para a qualidade dos serviços prestados. O que também se reverte em ganhos financeiros, indiretamente.
Atualmente, não faz sentido ter tarefas manuais e burocráticas, uma vez que a oferta de tecnologia para a gestão de transporte de cargas é grande. Atividades ineficientes apenas atrapalham os resultados e geram perda de tempo e dinheiro.
Por isso, é fundamental considerar a implantação de um sistema digital que cuide de cada etapa do processo. Além disso, um software ainda apresenta um grande ganho para as rotinas operacionais: a automação de procedimentos logísticos.
Em relação à distribuição de carga, o TMS (Transportation Management System), conhecido como Software de Gestão de Transportes, é a solução indicada. Ele é composto por módulos que integram e atendem às diversas áreas da logística, oferecendo inúmeros recursos e funcões como:
Se você deseja saber mais sobre o uso da técnilogia em sua gestão de transporte de cargas, clique no banner abaixo e acesse nosso guia:
No contexto da gestão de transporte de cargas, existem inúmeras possibilidades para otimizar os resultados e garantir uma gestão mais estratégica e efetiva. No entanto, considerando a realidade do mercado, em que as informações têm um grande valor para as operações, contar com um sistema completo para dar suporte à gestão, sem dúvida, é um dos caminhos mais promissores.
Na prática, um bom software pode auxiliar não somente na rotina administrativa, mas também na parte operacional do negócio. Exemplo disso está no sistema da Bsoft, que desponta como uma solução robusta, flexível e totalmente acessível às transportadoras de diferentes portes.
Diante dessa realidade, a Bsoft oferece ao gestor um suporte informativo em relação a diferentes frentes das operações. Vejamos alguns dos pontos em que o sistema Bsoft é capaz de agregar!
Toda frota, por mais enxuta que seja, necessita de um controle efetivo sobre as manutenções dos caminhões, sejam elas preventivas ou periódicas. Nesse sentido, a solução Bsoft TMS, viabiliza às empresas gerenciarem, de forma mais técnica e profissional, todas essas manutenções.
Por exemplo, o sistema pode definir o momento certo para realizar as manutenções, gerenciar informações sobre os abastecimentos, as revisões e os reparos. Com isso, é possível aumentar a precisão ao prever os custos com manutenção, além de garantir a máxima durabilidade dos caminhões.
Com a solução Bsoft TMS, o gestor também tem um reforço informativo valioso na hora de realizar a correta gestão de transportes. De forma profissional e automatizada, é possível controlar os fretes da empresa, incluindo as receitas e as despesas de cada viagem, assim, chegar ao lucro exato obtido em cada frete.
Por ser o frete a principal fonte de receita de uma transportadora, é essencial que ele seja administrado de forma correta, considerando custos, previsões e variações do mercado. Nesse contexto, o sistema assume uma tarefa bastante trabalhosa, permitindo que o gestor se dedique a outras funções dentro da empresa.
No mesmo sentido, o sistema Bsoft também facilita o controle de acertos com motoristas. Assim, por meio de um módulo específico dentro do sistema, é possível implementar uma gestão mais organizada dos valores de adiantamento ou de devoluções feitas.
Dessa forma, fica mais simples e seguro identificar o valor justo e correto a ser pago, seja antes, seja após a conclusão do frete. É muito mais transparência na relação entre empresa e motorista!
As operações de transporte estão sujeitas a uma série de imposições legais, especialmente a emissão e transmissão de documentos ao Fisco. Por essa razão, contar com a tecnologia para cumprir com essas obrigações pode ser a chave para minimizar erros, atrasos e eventuais penalidades.
Ciente dessa necessidade dentro das transportadoras, a Bsoft também auxilia os gestores a partir da automatização da emissão de diferentes documentos fiscais, como:
Além disso, o sistema também está preparado para a geração de arquivos SPED e SINTEGRA, para a apuração fiscal das operações realizadas na empresa e para a importação de documentos junto ao Fisco. Em paralelo, a Bsoft também oferece uma integração com o nsdocs, uma solução completa para a gestão de documentos.
Uma boa gestão de transporte de cargas também passa por uma boa gestão financeira. Nesse ponto, mais uma vez, o Bsoft TMS é a ferramenta ideal para auxiliar o gestor.
O sistema conta módulos que dão suporte gerencial a partir de atividades como:
Por fim, como foi possível perceber, a tecnologia é uma das grandes aliadas das transportadoras quando o assunto é a gestão de transporte de cargas. A Bsoft, nesse contexto, oferece um apoio estratégico e operacional altamente eficaz aos negócios, a partir de soluções que garantem mais transparência, controle e eficiência à gestão. Tudo isso se reverte em um melhor aproveitamento dos recursos, na redução de custos e em para deixar o seu negócio mais competitivo.
Gostou deste conteúdo e tem interesse em otimizar a gestão da sua transportadora? Entre em contato com a Bsoft e conheça as melhores soluções para a sua empresa!