O ano de 2024 inicia com novidades empolgantes, sendo a primeira delas o lançamento do Bsoft TMS, um sistema focado na gestão eficiente de transportadoras, projetado para otimizar suas operações diárias e fornecer o controle que você precisa para o seu negócio.
O Bsoft TMS é um sistema para emissão de CTes, MDFes, controle financeiro, gestão de frota, apuração de custos e receitas das viagens e muito mais.
Acompanhe o texto e descubra como o Bsoft TMS pode ajudar a sua transportadora.
Se você está chegando agora no ramo de transportes ou ainda não está conhecendo direito as siglas que fazem parte do mundo logístico, saiba que TMS vem do termo em inglês Transportation Management System, que em tradução literal significa sistema de gerenciamento de transporte.
Partindo deste termo, podemos entender que um sistema de gerenciamento de transporte deve possuir funcionalidades para atender as demandas que uma transportadora tem para exercer as suas atividades.
O Bsoft TMS é assim, ele tem tudo que o transportador precisa para realizar suas operações e controlar sua empresa, obtendo relatórios precisos sobre a saúde de seu negócio. O sistema é 100% web, assim você pode operá-lo de qualquer lugar e manter seus dados em segurança na nuvem.
Confira abaixo as principais funcionalidades do produto:
Uma das prioridades de uma transportadora deve ser cumprir as obrigações fiscais, pois além de evitar multas, a empresa apresenta uma boa imagem diante dos clientes e fornecedores.
Entretanto, as obrigações fiscais podem parecer muitas, ainda mais quando os recursos são escassos. Sendo assim, nada melhor do que contar com um sistema que lhe ajude a cumprir as demandas ficais com facilidade sem complicar ainda mais.
Com o Bsoft TMS você consegue emitir o CTe e o MDFe de forma simples e rápida. A emissão pode ser realizada de diversas formas, seja através da importação do XML das NFes, via integração com o nsdocs ou manualmente.
E ainda tem mais, o sistema é totalmente adaptável de acordo com a sua operação, sendo possível configurar os parâmetros mais utilizados, o que facilita os lançamentos e a maneira que você usa o sistema.
Em qualquer empresa sempre há preocupação com as finanças, o que não é diferente em transportadoras. Isso envolve desde as cobranças aos clientes, pagar as contas em dia e também saber como está a saúde financeira da instituição de modo geral, com relatórios e demonstrativos.
Pensando nisso, no Bsoft TMS você consegue controlar as contas a receber, enviando as faturas por e-mail aos clientes de forma automática, gerenciar as contas a pagar, acompanhar o fluxo de caixa, ter detalhes sobre os movimentos bancários, além de relatórios completos.
Por falar em relatórios, no Bsoft TMS eles são um capítulo à parte, você consegue ter uma visão geral de gastos por centro de custo; e do lucro por centros de receita, e eles também são configuráveis, com diversas opções de filtros.
Você sabe qual é o caminhão da sua frota que dá mais lucro? E o motorista que consegue fazer a melhor média de gasto de combustível? Essas respostas você pode obter através de relatórios do Bsoft TMS depois de lançar os fretes e despesas.
Outra coisa que conseguimos obter através dos relatórios, é saber qual fornecedor oferece o combustível de melhor qualidade, uma vez que é possível obter uma média de consumo de todos os postos em que os veículos abasteceram.
Os lançamentos que alimentam estes relatórios são simples e práticos e as informações ainda podem ser aproveitadas de outros lançamentos, como CTes e manifestos.
O Bsoft TMS tem uma forma única de controlar pedidos de frete, através de um painel que utiliza o método kanban. O método kanban é uma forma de gerenciamento que organiza cartões em colunas: “a fazer”, “fazendo” e “feito”. Este método é conhecido mundialmente pela agilidade e eficiência.
Ao utilizar este método no Bsoft TMS, você consegue ver claramente os pedidos que estão pendentes, aqueles que estão sendo realizados e os que já foram feitos e possuem até documento emitido.
Em uma transportadora, existem diversas obrigações a cumprir e o gestor pode se sentir sobrecarregado em meio à tantas demandas, mas você pode deixar que o Bsoft TMS cuide de boa parte dessas demandas para você.
Você consegue controlar as manutenções periódicas dos veículos e programar a realização das próximas visitas ao mecânico. O sistema irá alertar toda vez que for necessário fazer a próxima manutenção.
O Bsoft TMS também pode ser configurado para avisar sobre impostos e outras taxas a pagar, para que você não leve multa ou pague juros devido a atrasos por esquecimentos, que todos somos capazes de ter.
Como você deve já saber, hoje a logística não é feita apenas de uma empresa, mas sim de várias instituições que trabalham de forma integrada para fornecer meios de as mercadorias serem entregues de forma fluída e sem imprevistos.
Estas integrações estão organizadas em módulos que podem ser adicionados no seu sistema, para que você consiga escolher aquilo que faz mais sentido para agilizar os serviços que você presta.
O Bsoft TMS possui integração com importantes empresas do ramo logístico. Um exemplo são as instituições de pagamento que realizam a emissão do PEF (Pagamento eletrônico de Frete), CIOT (Código Identificador da Operação de Transporte) e VPO (Vale Pedágio Obrigatório).
O PEF, CIOT e VPO são documentos de emissão obrigatória para empresas que realizam a subcontratação de motoristas para realizarem os fretes. E você consegue realizar estes lançamentos no sistema e integrar diretamente com a instituição de pagamento, sem necessitar acessar outros sites para realizar as operações. Outra vantagem é que, ao fazer os lançamentos via sistema, é possível importar de forma automática diversas informações do CTe e MDFe.
A averbação eletrônica que consiste no processo de enviar as informações do frete para a seguradora e garantir a cobertura, é um processo obrigatório para o transporte de cargas. Então, imagine poder realizar este processo de forma automática no momento da emissão do CTe?
Com o Bsoft TMS você consegue fazer isso, e também pode enviar as informações do manifesto para a gerenciadora. Chega de ficar acessando o portal da seguradora para informar os dados de forma manual, economize tempo e dinheiro.
Sabemos que o setor logístico gera um grande volume de informações. São muitos documentos, produtos, dados, enfim, uma quantidade enorme. Neste sentido, a troca de informações precisa acontecer de forma ágil e segura.
O EDI é uma sigla que em português significa troca eletrônica de arquivos e é um método utilizado pelas empresas para enviar e receber documentos. Um EDI permite que centenas, até milhares de documentos sejam armazenados e enviados em um único arquivo.
As maiores embarcadoras do Brasil utilizam este tipo de tecnologia. E o Bsoft TMS, é claro, tem integrações com as principais delas.
As suas faturas podem ser transformadas em boletos, enviadas para o banco em formato de remessas, facilitando a cobrança de clientes e o controle financeiro. O arquivo de retorno que contém informações sobre os boletos pagos, também pode ser lido no sistema para que a baixa do contas a receber ocorra de forma automática.
Além disso, os boletos podem ser enviados aos clientes no momento em que são gerados.
As Notas Fiscais de Serviços ou NFSes são documentos emitidos quando são realizados transportes dentro da cidade na qual a transportadora se encontra.
Embora cada prefeitura possua um tipo de emissão e suas particularidades, isso não é motivo para preocupação. Com o nosso sistema você consegue validar a NFSe sem precisar acessar o site da prefeitura, até mesmo se você precisar emitir documentos para mais de uma cidade.
Esta é só uma pequena demonstração sobre o que o Bsoft TMS pode fazer pela sua transportadora, temos muitas mais funcionalidades e integrações, sem falar que isso pode ser configurado de acordo com a sua necessidade.
Se você deseja saber mais sobre este produto, entre na página do Bsoft TMS e saiba mais! Você pode também solicitar o contato de um de nossos especialistas para entender na prática como o Bsoft TMS pode lhe ajudar em seu dia a dia.