Em maio de 2020, foi divulgada pelo Governo Federal a Portaria n.º 849, na qual revoga a permissão de acesso de Notas Fiscais Eletrônicas para empresas ou pessoas que não estejam envolvidas nessa operação comercial. Tal medida foi adotada visando cumprir os Ajustes Sinief n.º 16/2018 e n.º 17/2018, publicados em outubro de 2018, que tinham como objetivo restringir a disponibilização de dados para terceiros. Nesse sentido, como a Bsoft pode contribuir para a importação de NFe via chave de acesso?
Pensando nisso, elaboramos este conteúdo demonstrando como a ferramenta nsdocs atua nesse sentido. Assim, você fica por dentro do que é essa funcionalidade, quais as vantagens que ela proporciona, além de outras informações importantes sobre o tema. Continue a leitura e saiba mais!
O nsdocs é uma ferramenta que visa aperfeiçoar o processo de sua empresa como um todo. Por meio dela, você terá a possibilidade de:
Além do segmento de transportes, o nsdocs também atende a indústrias, comércio, empresas de contabilidade, além das Software House. De acordo com as especificidades do seu negócio, você terá oportunidade de trazer melhorias para os seus processos, o que refletirá ganhos para a empresa como um todo.
Por meio da consulta pela chave de acesso, existe a possibilidade de visualizar e importar todos os dados da NF-e para o uso das informações em outros processos, como emissões de CT-es e MDF-es.
No entanto, de acordo com o comunicado publicado pela própria SEFAZ, a consulta dessas informações, por meio do portal, permanecerá disponível apenas para os participantes da operação, além de haver a exigência do certificado digital.
A única exceção está relacionada com as NF-es em que os destinatários sejam pessoas físicas, ou até mesmo pessoas jurídicas que não tenham inscrição estadual.
O nsdocs é uma ferramenta desenvolvida para armazenamento e gerenciamento de documentos eletrônicos.
Por meio dele, o usuário poderá recepcionar seus documentos de forma automática, realizando a pesquisa dos quais ele seja um dos participantes com o uso do certificado digital ou ainda recepcionar os documentos a partir do e-mail de divulgação. Nesse sentido, o usuário tem a possibilidade de realizar a importação de documentos para o seu sistema.
A importação pela chave de acesso pode, sim, ser feita por meio dessa ferramenta, mas há a exigência do certificado digital (que já é instalado no software), além de haver a necessidade de o CNPJ ser informado em alguns dos campos da operação (remetente, destinatário, recebedor ou tomador).
Outra vantagem que deve ser mencionada é o fato de que o nsdocs é integrado com todos os nossos sistemas, o que proporciona diversas facilidades para a emissão e importação de dados no:
Conforme mencionamos, de acordo com a Portaria n.º 849 de 31 de outubro de 2018, o Governo Federal restringirá o acesso às informações da NF-e por terceiro que não estão envolvidos na operação.
Além disso, a Portaria n.º 519 de março de 2020 revoga o uso e distribuição de documentos fiscais eletrônicos por parte do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Consequentemente, a importação dos dados por meio da chave de acesso poderá ser interrompida a qualquer momento.
Sem o acesso a essas informações, as empresas que dependem disso para realizar as emissões deverão buscar uma nova forma de realizar seu processo quanto antes, para que não tenham transtornos na hora de emitir.
Para isso, existem algumas alternativas que podem ser consideradas pela empresa. A importação por meio do arquivo XML é uma delas, que trará a oportunidade de realizar a importação dos dados da nota fiscal com o objetivo de emitir outros documentos, como o CT-es e MDF-es.
Além disso, a partir do nsdocs você terá a oportunidade de importar por meio de pesquisa pelo certificado digital, pelo e-mail ou até mesmo pelo arquivo XML e também pela chave de acesso.
A importação dos dados da NF-e serve para agilizar todo o processo de emissão de outros documentos, como CT-es, MDF-es, além de ser muito utilizada em ferramentas de gestão, para que seja feito o controle de estoque.
Nesse sentido, as empresas aproveitam esses dados para auxiliar a operação e a emissão de documentos, uma vez que, com a importação, o operador consegue todos os dados da NF-e, preenchendo a maioria dos campos obrigatórios para que outros documentos sejam emitidos. Assim, agiliza-se o processo e também minimizam-se os erros, que podem trazer consequências negativas para a área tributária do negócio.
O Fisco brasileiro passa por contínuas transformações todos os anos, exigindo das organizações dos mais diferentes nichos de atuação medidas que possam acompanhar essas mudanças.
Hoje, grande parte dos negócios tem o seu processo dependente da importação dos dados da NF-e, utilizando a chave de acesso como principal alternativa. Nesse sentido, essa será mais uma adaptação a ser feita pelas empresas, uma vez que será preciso estabelecer estratégias para que as operações não sejam afetadas.
Neste conteúdo, você pôde conhecer um pouco mais sobre o nsdocs e de como ele contribui para a consulta da NF-e via chave de acesso, além de ficar por dentro de quais são as alternativas que podem ser adotadas para que não haja consequências negativas ao seu negócio. Nesse sentido, busque por ferramentas que permitirão ter um controle melhor nesse aspecto, além de contribuir para outras áreas de sua empresa.
Caso deseje conversar com um especialista e entender melhor como a Bsoft pode auxiliar nesse sentido, entre em contato com a gente e tire as dúvidas com um profissional!