Quem pega a estrada costuma ficar atento à manutenção e revisão do carro para garantir sua segurança durante a viagem. Contudo, o transporte de cargas exige mais cuidados do que veículos de passeio. Por isso, é importante o gestor tomar todos os cuidados com o caminhão necessários para evitar intercorrências na estrada.
A frota de veículos pesados é capaz de provocar maior impacto no trânsito das rodovias, aumentar a severidade de acidentes e emitir mais poluentes. Sem contar que o maior número de quilômetros rodados, somado ao peso das mercadorias, gera mais desgastes em pneus, freios e outras peças mecânicas.
Aliás, quando tratamos de segurança do trabalho e competitividade no mercado, qualquer falha pode acarretar grandes problemas para a empresa. Quer saber se sua transportadora está errando no cuidado com a frota? Listamos 6 erros comuns que podem ser evitados para garantir a segurança e o bom desempenho dos caminhões. Confira!
Sabemos que as condições das rodovias brasileiras não são adequadas para a circulação de mercadorias. Buracos, ondulações e estradas não pavimentadas dificultam o transporte e aumentam o risco de sinistros. Por outro lado, existem muitos caminhões rodando por essas vias sem o correto alinhamento e balanceamento.
Uma grande falha nos cuidados com o caminhão é justamente o desalinhamento, que impossibilita a carreta andar em linha reta e desgasta os pneus prematuramente. Outra questão é o desbalanceamento, o qual também causa desgaste nos pneus e perda de controle do veículo, uma vez que a roda trepida em altas velocidades.
Andar com óleo vencido é outro erro nos cuidados com o caminhão. É importante checar no manual do fabricante a quilometragem recomendada para realizar a troca do óleo. Além disso, é aconselhável solicitar a troca do filtro de óleo em conjunto.
O óleo é um lubrificante que trabalha no interior do motor para impedir o atrito gerado pelo contato entre as peças metálicas. Dessa forma, ele tem a função de aumentar a vida útil do sistema. Além do mais, o filtro do óleo é utilizado para reter as impurezas que se soltam do motor para que essas não passem para o lubrificante.
Com o tempo, o óleo perde sua viscosidade no processo de uso do veículo, bem como começa a engrossar e formar a chamada borra. Isso tudo faz com que o lubrificante perca sua capacidade de aderir às partes metálicas e essa borra pode se agarrar às engrenagens do motor, dificultando seu funcionamento. Em longo prazo, o motor pode se fundir.
Sabemos que é arriscado andar com o tanque vazio, afinal, não podemos garantir que haverá um posto de combustíveis próximo para realizar o abastecimento do veículo. Porém, o risco de ficar com o caminhão parado não é o único problema de circular com o tanque na reserva.
O principal motivo é, justamente, sobre o combustível utilizado no abastecimento da frota de veículos pesados no Brasil: o diesel, uma vez que ele apresenta muitas impurezas. Ao trafegar com pouco combustível no tanque, a concentração dos micro-organismos será proporcionalmente maior do que o líquido do diesel. Então, há mais chances de essas impurezas passarem pelo filtro do combustível.
Ainda, empresas de transporte de carga têm sua frota sempre viajando bastante e, assim, enfrentando mudanças climáticas a todo momento. Deve-se ter cuidado ao passar por regiões muito úmidas, que provocam acúmulo de umidade no tanque de combustível. Se for identificada a umidade no tanque, é necessário parar e drenar o material. Logo, provocando atrasos na viagem.
Nesse sentido, imaginamos o pior cenário para uma transportadora: caminhões com problemas de bicos injetores entupidos, parados no pátio da empresa ou na estrada e exigindo manutenção. Portanto, a melhor forma de combater essas falhas é manter o tanque sempre cheio e abastecer em postos de combustíveis de boa qualidade.
Ter os faróis funcionando é fundamental para a visibilidade na estrada e para a segurança do motorista. Afinal, é por meio do sistema de iluminação que outros motoristas conseguem enxergar seu veículo durante a noite. Um dos cuidados com o caminhão é verificar constantemente o funcionamento das lâmpadas, inclusive durante a viagem. Isso pode ser feito com a ajuda de frentistas em postos de combustíveis.
Ainda, não deixe de manter as lanternas limpas. Por estar localizada em uma parte baixa da carreta e conter sulcos, elas acumulam bastante sujeira como terra e pó, o que pode cobrir as luzes ao longo do tempo. Então, não deixe que sinais de freio e setas fiquem difíceis de ser vistos.
Lembre-se, também, de realizar a regulagem dos faróis dianteiros. Buracos e ondulações das rodovias podem modificar a programação inicial das luzes e redirecionar o facho para cima. Faróis altos em caminhões podem ofuscar os motoristas no sentido contrário e comprometer a segurança.
Os cuidados com o caminhão incluem checar os limpadores de para-brisas. Até porque eles permitem a perfeita visão da estrada e a segurança da viagem. Um erro muito comum é esquecer-se de manter o reservatório de água sempre cheio. Pode ser necessário utilizar um limpa-vidros diluído em água para melhorar a limpeza.
Outro cuidado é com as palhetas dos limpadores que, em situações de muito sol e calor, ressecam rapidamente. Indica-se trocá-las a cada seis meses, mas conforme o uso e a conservação, o intervalo de troca pode ser menor. Para limpá-las, utilize um pano úmido e jamais passe álcool, pois isso acelera o ressecamento da borracha.
Por fim, um dos cuidados com o caminhão vai além da atenção para o veículo, em si. É verificar pontos importantes da sua viagem, como tempo de deslocamento, horário da descarga da mercadoria, se for no centro da cidade e, especialmente, endereço de entrega.
Também dê atenção aos horários de trabalho do motorista, se ele tem um local adequado para estacionar o veículo e tirar um cochilo antes de seguir viagem. Após a descarga, peça para ele ir a um mecânico e fazer uma revisão rápida e básica para voltar sem surpresas e com segurança.
Viu quantos erros podemos cometer nos cuidados com o caminhão? Isso pode comprometer a vida útil do veículo, a segurança do motorista e exigir mais manutenção. Portanto, fique atento e mantenha sua frota com as revisões em dia para garantir sua competitividade no mercado.
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