Mudar a gestão de processos é um desafio para as empresas que desejam se manter competitivas e relevantes no mercado em que atuam. Contudo, existem novas soluções que revolucionam a forma como a cadeia produtiva é guiada.
Isso quer dizer que melhorias podem ser implementadas com intuito de ganhar eficiência, qualidade e produtividade nas entregas para o cliente final. Um desses exemplos é a cadeia end to end.
Por isso, decidimos criar este conteúdo para explorar o tema e explicar como funciona na prática. Confira para saber mais sobre o tema!
Esse termo em inglês pode ser traduzido como de ponta a ponta, ou seja, desde a obtenção da matéria-prima até o envio do produto para o cliente final. A ideia é garantir que todos as etapas funcionem de forma integrada e alinhadas, de modo que a empresa possa executar as suas atividades de maneira planejada e ágil.
Implementar a cadeia end to end requer o uso de tecnologias capazes de coletar, processar e distribuir informações relevantes sobre o processo. Como resultado, é possível ter uma visão sistêmica sobre todos os setores envolvidos.
As empresas que atuam na área de transporte superam obstáculos diariamente para garantir que os produtos estejam disponíveis na data e nas condições que os clientes esperam. Assim, o desafio diário do gestor é o de aprimorar as formas de controlar os fretes. Nesse sentido, o uso de soluções como end to end ajudam a conquistar diversos benefícios. Esses pontos serão explicados nos tópicos a seguir. Acompanhe!
A busca por fontes de economia é uma constante no setor logístico. A gestão de ponta a ponta representa um ganho nesse sentido, pois:
Com apoio da tecnologia, é possível conquistar um ganho expressivo de agilidade e produtividade na operação logística. Para isso, as empresas podem fazer uso de sistemas de roteirização de entregas, automação do processamento de pedidos e planejamento da distribuição.
Um dos elementos que merecem destaque nessa gestão é a previsibilidade e o planejamento das demandas. A ideia é que a empresa utilize as fontes disponíveis, como dados de mercado, históricos de compra e sazonalidade para antecipar as demandas. Sendo assim, a empresa se torna mais preparada para atender os clientes sem surpresas.
A cadeia de suprimentos é conhecida por esse formato devido às atividades desempenhadas em sequência. Para ajudar esse cenário a se concretizar, as empresas podem contar com a cadeia end to end.
A implantação dessa metodologia começa com o mapeamento do fluxo logístico, no qual é possível identificar oportunidades de integrar as atividades para garantir que os produtos cheguem ao seu destino, de acordo com as especificações do cliente.
A etapa seguinte envolve a aquisição de tecnologias para possibilitar o compartilhamento de informações entre os contratantes, parceiros e prestadores de serviço. Diversos softwares de gestão disponíveis no mercado são personalizados para o setor de transportes e oferecem as melhores funcionalidades para o serviço de frete.
Além de todas as vantagens que citamos, como reduzir custos, a cadeia end to end é importante porque há um foco especial na solução de problemas para garantir que o fluxo de distribuição continue apresentando o mesmo nível de sucesso.
Se você gostou desse post e quer ter acesso a mais conteúdos, que tal assinar a nossa newsletter? Você receberá com exclusividade notificações sempre que postarmos uma novidade.