Quem trabalha com logística sabe que o processo é muito mais complexo do que apenas colocar as coisas em um caminhão e enviá-las ao destino. Exige muito trabalho, planejamento, organização e principalmente conhecimento sobre as melhores práticas que podem ser utilizadas e o que se encaixa melhor em cada situação.
Por isso, é muito importante saber o que é carga lotação, no que ela se diferencia da carga fracionada e quando utilizar uma ou outra.
Carga Lotação, ou carga fechada, é um processo de transporte em que as mercadorias de um mesmo remetente ocupam toda a capacidade do veículo. Este tipo de transporte é muito utilizado em processos B2B (business to business), ou seja, de empresas para empresas, um vez que a carga toda costuma ser de um único tipo de produto, destinada a armazéns por exemplo.
A carga lotação pode levar o nome de frete dedicado, isso por que o veículo está dedicado a apenas um remetente no momento do transporte. Quando um frete é carga lotação, é obrigatório preencher as informações de carregamento e descarregamento no MDF-e se houver apenas um CT-e vinculado.
No processo de transporte de carga fracionada, as mercadorias podem ser de vários remetentes e destinatários e também contar com diversidade de produtos em um mesmo transporte. Por serem produtos diferentes, com características variadas, como peso, tipo e tamanho, o carregamento exige maior organização para aproveitar bem o espaço, bem como facilitar o processo de entrega, onde o que vai ser entregue primeiro deve ser colocado por último.
Neste tipo de transporte, as mercadorias geralmente são enviadas para o consumidor final, sendo comum em envios de mercadorias compradas pela internet.
Se você deseja saber mais sobre as diferenças entre a carga fracionada e a carga lotação, assista o vídeo do canal da Bsoft no Youtube:
Por mais que cargas fechadas possuam um grande volume de mercadorias, o que pode parecer difícil de trabalhar, o processo de carregamento de várias mercadorias em um só lugar, e administração de recursos que isso envolve, como pessoas, documentos, é bem menor. Imagine vários produtos diferentes de vários remetentes, onde cada um deles irá possuir uma NF-e, cada um precisa ser organizado e enviado para o lugar certo, muito mais trabalho, não é?
Além de ser mais fácil de organizar uma carga de um mesmo tipo de produto, o processo de emissão de documentos e gerenciamento logístico também é menor, simplificando a operação.
A possibilidade de aproveitar todo o espaço de armazenamento do veículo e poder enviar todo o pedido em uma só viagem são vantagens que podem reduzir significativamente o custo com combustível e desgaste do veículo, o que pode ser uma vantagem competitiva.
Existem alguns fatores que precisam ser verificados no momento da escolha pela carga lotação, entre eles:
Para os clientes das transportadoras que procuram um frete de carga lotação, é importante destacar que apesar do valor poder ser mais alto, o veículo fica dedicado exclusivamente para a empresa, que pode obter maior controle sobre a data de entrega. Também, em alguns casos, a carga lotação pode gerar economia, uma vez que é possível contratar um veículo com a capacidade de acordo com a mercadoria.
Primeiramente é necessário verificar a quantidade de mercadoria e escolher o veículo mais adequado ao transporte. Em seguida, é traçada a rota que traz maior aproveitamento de recursos. Com base no veículo e na rota, pode ser realizado o cálculo do frete, uma vez que é possível levantar os custos necessários. É importante ressaltar que o cálculo do frete também leva em consideração a negociação do cliente com o transportador.
Conhece alguma pessoa que pode se beneficiar utilizando o transporte de carga lotação? Compartilhe este post com ela nas redes sociais!