Na área de logística, há algumas expressões que somente quem trabalha há muito tempo no setor sabe identificar. Um exemplo disso são os termos carga lotação e carga fracionada.
Contudo, para cada tipo de transporte, existem cuidados que devem ser tomados para que o envio das mercadorias ocorra sem percalços. Por isso, preparamos este conteúdo para que você conheça as particularidades e as vantagens de cada opção. Continue lendo para saber mais!
Como o próprio nome sugere, o embarque fracionado é constituído de mercadorias de vários remetentes e com destinatários diversos. Esse tipo de transporte é feito para aproveitar ao máximo o espaço do veículo, de acordo com o peso e as dimensões da embalagem.
Para o envio das mercadorias, é feita a expedição das cargas com a emissão de um conhecimento de transporte para cada nota fiscal. Porém, há exceções quando há múltiplas notas fiscais com a mesma origem e o mesmo destinatário. Nesse caso, a legislação tributária permite o vínculo de mais de uma nota fiscal no mesmo CT-e.
O desafio dessa modalidade é a posição geográfica do destinatário. Isso ocorre porque o processo de consolidação deve buscar a otimização da rota a ser percorrida. Contudo, a distância e o tempo gasto podem inviabilizar a entrega nessas condições.
Quando isso acontece, os profissionais da área não são capazes de aproveitar a capacidade do veículo. Por esse motivo, é fundamental conhecer as vantagens dessa modalidade de transporte.
Quando falamos de indicadores de desempenho logístico, geralmente, a periodicidade das entregas está entre os principais critérios avaliados. O trabalho de uma transportadora depende da sua capacidade de enviar as mercadorias dentro do prazo, porém, esse aspecto tem ainda mais importância em alguns casos.
Há cargas que são recorrentes, ou seja, são produtos que devem ser entregues com regularidade por mês, por semana e, até mesmo diariamente. Por isso, o modelo fracionado permite que o envio da carga possa ocorrer de acordo com a necessidade do cliente.
Isso ocorre porque não é necessário fechar um veículo — inclusive, a frota para esse tipo de remessa conta com caminhões de menor porte e veículos utilitários para viabilizar as entregas. Esse é um aspecto que consta no acordo de nível de serviço e tem relação direta com a satisfação dos clientes.
O processo logístico, para manter-se competitivo, deve ser capaz de evitar o aumento dos custos operacionais. Estamos falando de:
A carga fracionada contribui significativamente com a obtenção desse resultado. Em primeiro lugar, há um o aumento do número de entregas que podem ser realizadas. Além do ganho de produtividade, sob o ponto de vista financeiro, ocorre a diluição dos custos entre todos os pedidos embarcados.
A movimentação de mercadorias está sujeita a eventuais danos nas embalagens e nos produtos. Contudo, essa é uma situação que pode ser prevenida com a organização das mercadorias dentro do compartimento de cargas.
As avarias acontecem quando as mercadorias balançam no veículo, causando impacto umas com as outras. Quando adotamos a prática de amarração segura e ocupamos o maior espaço possível, esse problema deixa de ocorrer.
O ponto que merece atenção é o empilhamento e a disposição das embalagens de acordo com as paradas de entrega, o que agiliza a atividade de desembarque.
Nesse tipo de carregamento, a transportadora é responsável pela coleta da mercadoria em um cliente e pelo seu envio em um único local de recebimento. Em outras palavras, caracteriza-se como carga fechada ou completa, na qual somente o material de determinado remetente para um destinatário ocupa toda a capacidade do veículo.
Nós não estamos falando da remessa de várias caixas, mas sim, de mercadorias que ocupam todo o espaço do compartimento de carga. Por exemplo, o transporte da colheita de laranjas da fazenda até o centro de distribuição.
Ou o transporte de produtos de grande porte, como turbinas de avião. Inclusive, esse tipo de mercadoria requer autorizações especiais para trafegar, o auxilio de batedores e equipamentos para o seu desembarque.
Geralmente, o transporte de mercadorias em contêineres se enquadra nessa categoria. Esse também é o caso de cargas especiais, como:
As empresas que desejam oferecer o serviço de lotação devem estar preparadas para expandir a frota, afinal, é possível atender somente a um cliente por vez. Portanto, busque apurar corretamente o dimensionamento da frota e diversifique os modelos de veículos utilizados.
Não deixe de ler sobre as vantagens que as transportadoras obtêm com esse tipo de frete.
Em termos simples, o serviço de entrega na modalidade lotação é mais caro do que a carga fracionada. Porém, essa é a regra praticada pelo mercado, que aceita que os serviços qualificados tenham maior valor agregado.
Por isso, a diversificação com esse tipo de serviço pode ser uma oportunidade para aumentar a lucratividade da sua empresa, sem a necessidade de inflar os custos operacionais.
O primeiro passo é rever a política de preços de frete para contabilizar de que forma a sua empresa pode cobrar valores compatíveis com a concorrência. Essa medida garante a conquista de maior participação no mercado de movimentação de mercadorias.
Diferentemente da modalidade fracionada, a carga lotação é mais econômica por contar com somente uma parada. Com isso, é possível programar a rota mais ágil para a realização da entrega, o que minimiza os gastos com combustível. Além disso, há menor desgaste dos componentes do veículo, uma vez que diminui o tempo na estrada.
Quando atendemos a múltiplos clientes, aumentamos o ciclo financeiro da empresa. Isso quer dizer que o prazo para o pagamento dos serviços de frete pode ser tornar mais longo. Por outro lado, quando apenas um cliente é responsável pelo pagamento, o processo de recebimento é simplificado.
As transportadoras que oferecem o serviço de lotação, normalmente, trabalham com contratos para garantir que o destinatário receba os seus produtos dentro do prazo. Em contrapartida, o pagamento deve ser feito no período negociado para a construção de uma relação de confiabilidade.
A operação de transporte depende da emissão do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) para garantir que a carga possa circular de forma legalizada. Esse documento registra diversas informações sobre a prestação do serviço de frete, como a origem e destino, o valor da nota fiscal e as dimensões da carga.
É importante destacar que antes da vigência do CT-e 3.0, transporte do tipo Lotação deveriam ser indicados no conhecimento de transporte eletrônico, visto que no XML eram obrigatórias informações como: dados do veículo (placa, número do Renavan, RNTRC do proprietário do veículo) e os dados do motorista.
No entanto, após a vigência do CT-e 3.0 essas informações migraram para o MDF-e, que passou a exigir tais dados, independente do tipo de carga transportada.
Já sabemos que uma das formas de se destacar no segmento de transportes de mercadorias é a disponibilização de serviços diversificados. Por esse motivo, muitas organizações optam por:
Todas essas opções representam formas de agregar valor aos serviços e conquistar novos clientes. Por isso, as transportadoras que começam esse tipo de iniciativa devem ter em mente o impacto financeiro e qual é a expectativa de retorno.
Busque avaliar se tal prática é compatível com a estratégia do seu negócio. É recomendado conhecer as particularidades do processo de cada uma, bem como as respectivas vantagens.
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2 Comments
Tiro o ICMS para os motorista das Cegonhas, mas tem muitos que exigem o CT-e. MEI também pode emitir CT-e?
Bom dia, Atailson!
Infelizmente, a legislação nacional não é padrão sobre o MEI emitir CTe. Cada estado possui a sua própria regra. Para isso, aconselhamos a verificar com um profissional contábil de sua confiança para lhe ajudar com essa questão, e verificar as particularidades do seu estado.