Você sabe o que é logística de distribuição? Para chegar ao significado exato desse conceito, precisamos pensar no trajeto de um produto, desde quando é fabricado, até chegar a casa do cliente. Tudo isso requer uma série de estratégias e processos, entre os quais se destaca a logística de distribuição. Quando esse processo é bem executado, a empresa garante a pontualidade, o cliente é fidelizado e a empresa garante uma receita recorrente, além de um divulgador espontâneo.
Estamos falando de um processo que vai muito além da retirada de mercadorias de uma fábrica e encaminhamento ao destino, com o auxílio de um modal de transporte, mas de uma etapa completa que visa todos os processos relativos à fluidez das mercadorias com segurança e qualidade. Nisso, são incluídas tomadas de decisão que envolvem até mesmo a escolha dos canais de vendas — conforme as demandas da empresa e o tempo necessário para a entrega da mercadoria.
As empresas que transportam mercadorias geralmente desejam atingir eficiência para garantir economia e produtividade. No entanto, para atingir esse objetivo, é preciso adotar boas práticas na logística de distribuição, pois é o departamento que mais está perto dos clientes devido à entrega efetiva dos produtos.
Esse vínculo comercial é muito importante para ajudar o público a formar uma opinião positiva a respeitos dos serviços prestados. Dessa forma, eles colocam sua marca como prioridade na hora de solicitar serviços de frete.
Pensando nisso, reunimos as melhores dicas e recomendações para você praticar na logística de distribuição do seu negócio. Veja.
A logística de distribuição é uma atividade de grande relevância para a imagem do seu empreendimento. Ela corresponde a um conjunto de medidas estratégicas que potencializam o gerenciamento de mercadorias, partindo desde o momento em que saem da empresa até a entrega efetiva ao comprador final, permitindo que todos os processos sejam executados no prazo.
Tal prática tem como principal objetivo aprimorar a entrega de produtos e gerar mais agilidade e segurança em toda a operação. Para que isso seja uma realidade, é preciso que todo o corpo logístico trabalhe de forma colaborativa e integrada. Assim, o atendimento das demandas diárias se torna mais eficiente.
A logística de distribuição envolve uma série de processos que garantem, além da satisfação do cliente, fatores importantes como a redução de custos, a escolha do transporte correto, definição das melhores rotas, negociação dos valores de frete etc. Tudo isso, aliado à qualidade do produto entregue, dá à empresa a margem financeira para crescer e investir em melhoria contínua.
Quando ocorre o contrário, ou seja, o cliente não recebe a mercadoria no tempo esperado, os produtos chegam danificados ou em uma quantidade menor do que a esperada, a transportadora escolhida não tem competência e o caminho escolhido é inseguro, a empresa perde em todos os pontos. No entanto, além da redução no faturamento, existe também a perda de credibilidade e de previsibilidade financeira.
Acima de tudo, a logística de distribuição beneficia a produtividade, pois os processos se tornam mais ágeis, menos caros, automatizados com o auxílio da tecnologia. Ademais, com o aumento de receita, a empresa pode também investir em melhorias nas condições de trabalho, com a aquisição de ferramentas facilitadoras e qualificação dos profissionais.
A logística de distribuição é uma tarefa que concede inúmeros benefícios para a empresa. Veja como esse controle torna tais vantagens mais visíveis e realistas.
A rotina planejada da logística de distribuição envolve um conjunto de condutas que vão desde o recebimento dos produtos até o fechamento das entregas.
Quando a companhia tem seus procedimentos logísticos bem definidos, ela aprimora processos importantes como separação de pedidos e cálculo de rotas. Dessa forma, a etapa de entrega é concluída antes do prazo máximo estipulado.
A diminuição de custos é característica marcante dessa abordagem, especialmente no que se refere ao estoque e ao transporte. Com a roteirização adequada dos trajetos, por exemplo, é possível economizar com combustível e pedágios. Enquanto a conferência de produtos ameniza a estocagem excessiva de mercadorias e custos elevados de armazenagem.
Quando processos logísticos são devidamente organizados, é possível evitar a frequência de falhas operacionais. Ao garantir mais acertos no cotidiano da empresa, a equipe ganha em desempenho e produtividade, aumentando consideravelmente os resultados da empresa.
Quando oferece preços competitivos, boas mercadorias e entregas rápidas, a qualidade dos atendimentos e a melhoria na experiência comercial se tornam consequência. Esses diferenciais são indispensáveis para o sucesso dos negócios, pois melhoram a reputação da marca e atraem novos clientes.
Como vimos, a logística de distribuição tem como foco todo o processo do deslocamento do produto desde a sua origem até a chegada no destino final. Sendo assim, em alguns pontos pode haver alguma confusão com outro processo importante: a logística e produção. Veja abaixo a diferença entre os dois.
A logística de produção é a etapa do processo relativo à cadeia de suprimentos que tem como foco o controle do fluxo de materiais dentro de uma fábrica. Toda a parte de abastecimento de postos de trabalho, com peças e suprimentos para a execução dos trabalhos no tempo correto, possibilita que haja fluidez e produtividade em todas as esferas da empresa, como a expedição final e disponibilidade do produto para o mercado.
A logística de distribuição visa o acompanhamento do estoque, monitoramento do transporte, controle de custos, tudo para que a distribuição das mercadorias seja feita com equilíbrio e na quantidade certa, do jeito que o cliente espera. Ou seja, aqui os processos envolvem o produto que já está pronto para entrega.
Agora que já entendemos o que é logística de distribuição, sua importância e diferença em relação à logística de produção, vamos conhecer as suas etapas fundamentais e como está distribuído o conjunto de atividades que formam esse processo. Confira abaixo as características de cada uma.
A primeira etapa da logística de distribuição é a gestão do transporte, que se inicia com a escolha do modal que ficará responsável pelo transporte da carga. É hora de definir qual é o melhor meio para dar mais fluidez e segurança para o deslocamento da mercadoria — ou seja, se será feito por rodovia, ferrovia, ar ou água.
Após a definição do modal a ser utilizado é hora de escolher o tipo de veículo que fará o transporte: o modelo, tamanho, capacidade de carga etc. Também é importante definir se a empresa fará o serviço por meios próprios ou se contratará uma prestadora de serviços — uma transportadora — além de outros aspectos que tenham ligação direta com a questão do transporte. O foco de ter todo esse planejamento em mãos é garantir a base para as etapas posteriores, quando o gestor deverá, entre outras coisas, fazer o cálculo do frete.
Nesta etapa, as mercadorias precisam ser conferidas, para que sejam verificadas a categoria que pertencem, o local para onde estão indo e, em relação a checagem e expedição. Nesse momento, é importante verificar a quantidade, volume e peso — para que seja realizado o cálculo de cubagem.
Essa verificação garante que o produto que será enviado está de acordo com o que o cliente comprou e espera, evitando reclamação e perda de vendas futuras. A mercadoria bem-checada, entregue na quantidade e qualidade prometidas, contribui para a fidelização do cliente.
Mais acima neste post, falamos sobre a gestão do transporte, que tem relação com a escolha do modal, veículo e serviço que será utilizado. A gestão de frete está ligada a esse processo, sendo crucial para que a empresa evite prejuízos e contratempos.
Nessa etapa, os valores relativos ao frete serão definidos e negociados, com base não apenas no tipo de modal e veículo, como também em relação ao produto, sua quantidade, volume, peso e características — se o produto é frágil, se demanda uma temperatura especial, se precisa de cuidados adicionais etc.
Fica a cargo do profissional responsável pela gestão do frete realizar os cálculos e fazer as cotações para alcançar o melhor custo-benefício. Não adianta pensar apenas no preço baixo do frete, sem considerar a qualidade do serviço que será prestado pela transportadora, afinal, o seu foco é garantir a satisfação dos seus clientes na entrega.
A roteirização é uma etapa que não pode ser negligenciada, pois tem impactos diretos na qualidade e segurança do transporte. A definição de roteiros vai muito além da informação do endereço e caminho que será tomado. É um processo que está diretamente ligado a um planejamento sólido, que envolve o tempo de entrega e a redução de custos em relação a combustível, por exemplo.
Medir os resultados para saber se os seus processos estão indo de acordo com o esperado é fundamental para a melhoria contínua. Para isso, é importante ficar de olho nas métricas e indicadores corretos para saber:
Acompanhar de perto cada um desses indicadores é fundamental para que haja a criação de planos de ação para corrigir o que estiver indo mal e para trabalhar para melhorar o que já está indo bem.
Ambas as práticas são diferentes, mas se complementam. A logística de armazenagem ocorre primeiro e diz respeito às atividades de recebimento, conferência, movimentação e acondicionamento de produtos no estoque.
Já a logística de distribuição ocorre logo após o surgimento de pedidos para o endereço do consumidor. Nela, a ordem de despacho é gerada com a nota fiscal da mercadoria solicitada. Depois é providenciada a coleta, o empacotamento, a definição da rota e o despacho do item.
O diferencial da etapa de distribuição é que ela é percebida facilmente pelos compradores. Por isso, precisa ser constantemente aprimorada para aumentar as chances de satisfação e fidelização.
Para consegui elaborar processos mais eficientes é necessário realizar um planejamento minucioso a fim de visualizar todo o fluxo e identificar possíveis gargalos. Veja a seguir outras etapas importantes para gerenciar sua logística de distribuição.
A inspeção de cargas é a essência da gestão do transporte. Nela, é escolhida o tipo de veículo que será utilizado para transportar os produtos, considerando a integridade dos itens, a rapidez e o custo-benefício.
Essa análise impacta diretamente no valor do frete e facilita a tomada de decisão dos clientes. Por isso, é importante fazer um estudo detalhado e bem ponderado para definir como será a etapa de transporte.
A conferência dos itens é outra demanda necessária para atender às expectativas dos consumidores. Isso porque a entrega incorreta de mercadorias ou a chegada em quantidade insuficiente no endereço final impacta a imagem da empresa negativamente. Erros diretamente relacionados aos produtos prejudicam o relacionamento comercial, portanto, não negligencie as etapas de conferência.
A roteirização das entregas é uma tarefa que favorece o cumprimento de prazos e garante a segurança dos motoristas, das cargas e dos veículos. Nela, é preciso definir o trajeto ideal considerando todas as entregas que serão realizadas no caminho, além de apontar a localização dos itens na carroceria.
Além das práticas de gestão e funcionamento logístico, é importante acompanhar indicadores de distribuição para analisar pontos fracos e fortes. Eles são extremamente necessários para mensurar se os serviços prestados atendem às demandas dos clientes.
Veja algumas sugestões de indicadores:
Dessa forma, se tais números forem desfavoráveis, você saberá exatamente quais fatores deverão ser melhorados.
Um planejamento de processos devidamente elaborado facilita a programação de todas as tarefas logísticas, permitindo atingir os objetivos com precisão. Para providenciá-lo, é necessário considerar todos os departamentos e funções que fazem parte da logística de distribuição.
Depois, basta elaborar o fluxo operacional, definir as atividades que serão realizadas de forma cadenciada, acompanhar os resultados e providenciar otimizações periódicas.
Diminuir o excesso de burocracias é uma maneira inteligente de evitar erros grotescos, principalmente nas entregas. Isso porque tarefas desburocratizadas são mais eficazes e aumentam o nível de assertividade da empresa.
Uma ferramenta de controle pode ajudar a controlar as entradas e reposições de mercadorias no setor de armazenagem e ajudar em questões de devolução e ressarcimento de valores.
Nesse sentido, o software de gestão aprimora a rotina da empresa de ponta a ponta, amenizando erros, melhorando as entregas e entregando uma experiência imediatista aos clientes por meio da simplificação de processos. Portanto, não hesite em investir em um sistema integrado para tornar seu cotidiano empresarial mais ágil e preciso.
Ao aplicar estratégias relacionadas à logística de distribuição, você naturalmente melhora os resultados do seu negócio. Basta colocar as demandas dos clientes no centro no seu planejamento operacional e providenciar otimizações para tornar sua experiência de entrega mais satisfatória. Assim, você aumentará suas chances de fidelizar clientes e garantir indicações.
Em pleno 2022, não faz sentido gerir um processo tão importante como a logística de distribuição sem o apoio da tecnologia. Automatizar processos burocráticos, tornando mais ágeis e com margem de erros menores, contribui para a redução de tempo e de custos, além de aumentar a produtividade.
É de suma importância entender a aquisição de ferramentas tecnológicas, como softwares de gestão, não como um gasto a mais para a empresa, mas como um investimento que renderá frutos a médio e longo prazo, e contribuirá para a qualidade e pontualidade das entregas ao cliente final.
Outro ponto importante em relação a utilização das ferramentas tecnológicas é em relação à análise de dados. Falamos nos tópicos acima sobre a necessidade de analisar as métricas para identificar padrões positivos e negativos, e criar planos de ação.
Os bons softwares de gestão permitem a criação de relatórios direcionados para que o gestor possa embasar as suas tomadas de decisão com o apoio de dados sólidos, escolhendo o rumo a tomar de maneira mais certeira e menos empírica.
Além disso, o uso de um bom software de gestão logística é um grande auxílio contra a ruptura da cadeia de suprimentos, pois permite a integração de setores e equipes, centralizando banco de dados, que permite um trabalho mais acessível e integrável.
Além disso, a utilização da tecnologia possibilita o rastreamento de cargas, mapeamento de quantidade, automatização de inventários, análise das saídas do ponto de vendas. Também contribui para a previsibilidade financeira e dá base para a negociação no cálculo de frete.
Esperamos que, após a leitura deste post, você tenha entendido o que é Logística de Distribuição e suas principais características. Entender a fundo um processo tão importante para o transporte de mercadorias é fundamental para garantir com que o cliente, que é a alma de seu negócio, receba o que ele espera, da forma como ele comprou, no tempo que ele precisa. Somente assim, você conseguirá fidelizá-lo e fazer com que ele se torne um divulgador espontâneo de sua empresa.
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