Calcular a cubagem de carga é indispensável para propor um frete justo aos clientes, mas também competitivo. É um conceito comum na logística, especialmente quando o assunto é o cálculo do valor do frete. Isso acontece porque não é apenas o peso de uma mercadoria que define quanto será cobrado, mas uma combinação de fatores que inclui as dimensões e a área ocupada em um veículo.
No entanto, muitas pessoas ainda ficam na dúvida sobre a aplicação desse conceito e a diferença entre ele e expressões como peso cubado ou até mesmo fator de cubagem. Para entender melhor cada uma dessas definições e sua importância para a gestão do transporte, continue a leitura!
Ao final, você poderá testar também a nossa “Calculadora de Cubagem” e ver como esse cálculo se aplica a diferentes tipos de medidas.
O termo cubagem está relacionado à noção de um cubo que, de acordo com as leis da física, tem seu volume determinado pela seguinte fórmula:
Então, de modo geral, a cubagem é estabelecida justamente com o resultado desse cálculo, que indica o volume que uma carga ocupará em um caminhão. Acompanhe o exemplo:
Todavia, no universo logístico, o conceito de cubagem é um pouco mais amplo, pois ele é usado para estipular a relação entre o peso de uma mercadoria totalmente embalada e pronta para o envio com o espaço que ela preenche no veículo.
Por isso, para completar essa conta, é preciso considerar também o fator de cubagem — sobre o qual falaremos adiante. Em suma, tal matemática é necessária para que todo o espaço físico e capacidade de peso de uma frota sejam bem aproveitados.
Como já adiantamos, esses três termos têm diferenças, porém eles se complementam para otimizar o transporte de mercadorias e o processo de precificação do frete. Para que não restem dúvidas, entenda quais são as características de cada conceito.
É uma constante, um número que define, em média, qual seria a cubagem ideal (relação entre peso e volume) de uma carga. O seu valor equivale a um metro cúbico (1 m³) do espaço do veículo usado para a movimentação. Como cada modal apresenta cargas e capacidades diferentes, as grandezas frequentemente adotadas são:
Vale notar que tais números são estimativas muito comuns, mas não formam uma regra. Tanto que as transportadoras atuantes com cargas fracionadas optam por um valor menor para calcular o seu frete.
Como elas distribuem vários tipos de mercadoria — com pesos e volumes distintos —, muitas vezes não é possível preencher os 300 kg/m³ do veículo escolhido. Nessas situações, é possível considerar entre 200 e 250 kg/m³.
Representa uma unidade de peso (em kg) calculada ao considerar o volume que uma carga ocupa em um veículo. Essa variável é aplicada para determinar o frete peso, que consiste em comparar o peso físico de uma mercadoria e seu peso cubado. O valor final é feito com base no maior resultado. Conheça a fórmula e um exemplo do cálculo:
Cabe ressaltar aqui que, para otimizar a conta, é necessário nivelar as unidades de medida, isto é, transformar as dimensões em metros antes de inseri-las na fórmula. Se esse peso cubado de 43,2 KG for maior que o peso real da caixa, para a transportadora será mais eficiente usar o peso cubado para calcular o valor final do frete.
Agora que você já sabe os conceitos por trás de Cubagem, Fator de Cubagem e Peso Cubado, podemos então realizar os cálculos referentes à sua carga! Para te auxiliar com isso, elaboramos uma Calculadora de Cubagem, que mostra o resultado do Peso Cubado e da Cubagem da carga, confira abaixo:
O objetivo da cubagem é ajudar empresas a aprimorarem o carregamento e a distribuição de cargas e se planejarem financeiramente para tornar a precificação a mais justa possível. Um exemplo clássico para entender o papel dessa métrica é a comparação entre movimentar 10 toneladas de algodão ou 10 toneladas de metal.
Conduzir essa quantidade de algodão, por ele ser muito leve, não seria uma tarefa fácil: 10 toneladas representam um volume enorme desse material e, para cumprir o trabalho, vários caminhões seriam necessários — o que não é vantajoso para a transportadora, já que a capacidade de carga do veículo é mal aproveitada nesse cenário.
Por outro lado, lidar com mercadorias muito pequenas, mas bastante pesadas, como seria no caso da tonelada de metal, pode comprometer o limite de peso do veículo, sem que se usufrua o espaço interno.
Dessa maneira, a cubagem propicia que a capacidade de carga e a superfície disponível sejam igualmente bem aplicadas, visando o equilíbrio entre peso físico e espaço. Consequentemente, os envios são consolidados de forma eficaz, evitando situações de risco, como sobrepeso e ociosidade, que promovem o desperdício e o aumento dos gastos operacionais.
Com a cubagem de carga ainda é possível:
Você pode conferir como é feito o cálculo na prática em nosso Canal do YouTube. Confira:
Como vimos, basear a cobrança somente de acordo com as dimensões de uma carga ou seu peso pode resultar em um valor inadequado. Por isso, a cubagem e o peso cubado são variáveis cruciais para elaborar uma precificação correta.
Voltando ao conceito de frete peso, conforme mencionamos, ele é uma forma de calcular a cobrança de envios contrastando o peso físico e o cubado.
Assim, retomando o último exemplo que demos, o resultado do peso cubado da caixa foi de 43,2 kg. Caso seu peso físico real fosse 10kg, prevaleceria o maior número para a cotação do frete. O contrário também acontece: um volume pequeno tem um peso cubado de 4 kg. No entanto, seu peso bruto é de 18 kg — este último fator servirá como base para ditar o orçamento da remessa.
Até aqui, você entendeu a diferença entre fator de cubagem e os demais conceitos referentes à consolidação da carga. Agora, é a hora de verificar como tudo isso afeta a maneira como calcular frete.
Para chegar a um resultado definitivo, é preciso ponderar diversos valores, o que exige a inclusão de alguns elementos na conta. A seguir, compreenda o que deve ser considerado e veja quais são os pontos cruciais.
Primeiramente, a modalidade escolhida para o transporte faz a diferença para o cálculo. No caso dos Correios, a cubagem é essencial, pois as dimensões e o peso do produto têm grande influência.
Já para empresas que contratam uma transportadora, as condições variam conforme cada empreendimento. Questões como volume podem ter menos impacto que o tipo de transporte selecionado. Além disso, contratos de médio e longo prazo também oferecem características diversas e que devem ser levadas em conta.
Para a frota própria ou de motoristas terceirizados, o peso é conjugado a outros fatores, como distância a ser percorrida, rota selecionada, custo de mão de obra e serviços extras, como a coleta agendada.
Por falar nesse fator, a distância é determinante para definir o preço de um frete. Afinal, um transporte do mesmo produto será mais barato, quanto mais perto for o local de destino. Com menos consumo e uma redução nas horas de viagem, os gastos se tornam menores.
A distância também tem a ver com os pedágios. Em geral, caminhos longos incluem um número maior de postos de parada e, portanto, cobranças elevadas. Como consequência, viagens distantes levam a um valor extra no cálculo final do frete.
Para completar, há a questão das rotas. Geralmente, locais que são acessados com dificuldade levam a custos maiores em todos os aspectos, e isso deve ser considerado ainda no planejamento.
O fator de cubagem, como visto, ajuda a identificar o volume que um item ocupa dentro de um veículo. Como ele é determinante para o cálculo, não dá para ignorar que as características do produto têm grande influência.
As dimensões e o peso impactam diretamente o cálculo e os custos, justamente para garantir uma boa distribuição dos componentes. Ao mesmo tempo, é preciso considerar o cálculo de cubagem para levar ao aproveitamento correto da frota. Assim, é possível evitar que os caminhões saiam muito pesados ou vazios, o que prejudica o custo a ser pago pelo transporte.
Em geral, o transporte de cargas tem de pagar impostos como o ICMS e o ISS. Além disso, também é obrigatório realizar a emissão de documentos específicos, como o CT-e e as notas fiscais. Dependendo dos pontos de origem e destino e das características de cada item, as alíquotas são diferentes.
O cálculo desses elementos, normalmente, é repassado para o custo geral de frete. Então, é muito importante colocar tudo na ponta do lápis para reconhecer quais são os números que interferem na construção de resultados.
Além de tudo, é fundamental considerar todas as despesas operacionais referentes ao processo de transporte. No caso de uma empresa com frota própria, há custos de depreciação de veículos, manutenção e combustível. Com o contrato de profissionais autônomos, há os valores de contrato.
Para o uso de transportadoras ou dos Correios, há gastos referentes à gestão de contratos, negociação de custos, acompanhamento de transporte, planejamento de logística e assim por diante.
Muitas vezes, tais despesas surgem de forma indireta, mas ainda têm impactos diretos em qual será o total a ser pago.
Depois de adicionar todos os gastos que ajudam na composição do preço, é preciso considerar a rentabilidade da etapa. No caso das empresas responsáveis por contratos de transportes, há a incidência da margem de lucro. Portanto, ela corresponde aos ganhos associados à atividade e são repassados a quem contrata o serviço.
Muitas vezes, esse é o valor com mais impacto nos preços. Por isso, em um cenário com condições muito semelhantes, a taxa de lucratividade aplicada ao cálculo faz a diferença para dar origem a gastos maiores ou menores.
Na etapa de como calcular frete, é realizada a soma de todas as despesas selecionadas, além da adoção da margem de lucro. O resultado é o custo repassado ao cliente que decide fazer a movimentação.
As cargas fracionadas abrangem remessas de diversos produtos e classes que, sozinhos, não ocupariam todo o espaço disponível em um veículo. Em vez de transportar apenas um tipo de mercadoria, há a escolha de várias porções, de acordo com as necessidades.
Inclusive, é uma opção que tem tudo a ver com o fator de cubagem. Por meio do cálculo sobre o volume ocupado em relação ao peso, dá para definir uma configuração otimizada. Tudo começa com o cálculo do peso cubado, por meio do fator de cubagem. Se o valor for maior que o peso real do item, então esse é o número a ser usado.
Depois, o valor deve ser considerado na Tabela de Fretes Fracionados, da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística. Esses números são reajustados mensalmente, de acordo com índices do setor. A cifra depende da faixa de peso e da distância percorrida. Portanto, quanto maiores forem tais características, maior é o preço associado.
Depois, é necessário calcular o frete valor, o qual está associado ao custo da carga e de um percentual, também encontrado na tabela.
A esse custo devem ser adicionados outros números, como o de gerenciamento de risco e a taxa de despacho. Em seguida, são calculados valores referentes ao pedágio e até a serviços extras, como o agendamento de coleta.
No final, o custo do transporte de carga fracionada é a soma de todas essas parcelas. Sem o fator de cubagem, ele não seria possível e a configuração se tornaria menos interessante.
O transporte de carga exige procedimentos com atenção, afinal, a perda ou avarias de produtos vai gerar gastos consideráveis à transportadora, além de prejuízo à credibilidade da transportadora. Por isso, confira algumas medidas indispensáveis para manter a operação longe de problemas.
Isso impacta o deslocamento, levando em conta rotas, prazos e as despesas para o transporte. Dessa maneira, é possível concretizar entregas mais rápidas, sem avarias ou roubos de mercadorias.
É imprescindível fazer embrulhos capazes de proteger os itens e amortece-los contra movimentações bruscas e trepidações dentro do veículo, assim é possível impedir danos, dos mais leves aos mais intensos na mercadoria.
Outra medida indispensável para preservar os itens seguros — eles precisam ser organizados de um modo que lhes proporcione segurança, impedindo que fiquem soltos dentro do veículo, se necessário, é importante amarrá-los.
Isso também é importante para equilibrar bem o peso no veículo e possibilitar estabilidade durante a condução, minimizando as chances de acidentes e tombamentos.
Ao manipular e movimentar as mercadorias, paletes, pacotes e demais embrulhos, é crucial empregar instrumentos voltados para essas tarefas, como empilhadeiras, transpaleteiras, catracas e cintas. Além disso, os profissionais precisam ser habilitados para a operação dos equipamentos. Tais medidas evitam danos aos produtos e acidentes com os trabalhadores.
Muitas encomendas precisam de um cuidado para não entrarem em contato com condições capazes de prejudicá-las. Por exemplo, alguns medicamentos, substâncias e alimentos necessitam de refrigeração para sua conservação, outros produtos já devem ficar distante da umidade.
Por essa razão, proporcione o ambiente ideal, em relação a características físicas de conservação, a fim de evitar perdas devido à falta de preservação das mercadorias.
Apesar de parecer óbvio, é importante lembrar a condição dos equipamentos e do veículo de transporte para manipular e fazer entregas. Esses itens precisam estar em perfeitas condições de uso. Para isso, as manutenções periódicas devem ser efetuadas de modo correto e planejado.
Máquinas e veículos bem conservados proporcionam melhor desempenho e reduzem as chances de acidente ao manusear e entregar as encomendas, além de serem mais seguros também aos profissionais.
Além das ações já mencionadas no tópico anterior, outro modo de executar entregas sem problemas, perdas ou avarias é efetuar cargas e descargas corretas. Veja algumas estratégias efetivas para isso!
É importante verificar se é possível fazer a descarga sem gerar problemas no trânsito ou na rua onde vai estacionar. Isso é determinante para acelerar a descarga, aumentando a produtividade.
Se o motorista não conhece as áreas e para em um local indevido, além de sofrer multa, pode dificultar a entrega, gerando atraso.
A observação da fluidez do trânsito é outra característica a fim de indispensável análise. Use aplicativos para ajudar na roteirização e reduzir o tempo no tráfego.
Ao fazer a carga para o veículo, disponha os itens em docas próximas, que facilitem o carregamento para o caminhão. Além disso, a organização deve ser feita observando o trajeto, tipo de mercadorias e tamanho delas. Para isso, podem ser aplicadas etiquetas de identificação, de modo visível.
Ao efetuar cargas e descargas, faça um acompanhamento de maneira documentada. Isso é importante para manter a segurança e serve de prova e instrumento de consulta para melhorar as estratégias de carga e descarga e eliminar falhas nesses processos.
Mantenha o cliente atualizado ao informar a situação do pedido. Isso passa credibilidade e prepara o cliente para receber a carga. Tudo isso pode ser otimizado com ferramentas de controle de entregas.
É óbvio, mas importante lembrar — o manuseio dos produtos deve ser realizado com cuidado. Os profissionais precisam evitar impactos entre elas, quedas e outros movimentos bruscos.
As devoluções são sempre por causa de um erro da operação logística. Confira algumas medidas para evitar tais falhas!
Faça a separação de pedidos de maneira adequada, evitando entregas incorretas, o que causa devoluções.
Efetue a roteirização a fim de evitar atrasos. Muitos clientes ficam insatisfeitos com entregas fora do prazo e não recebem as mercadorias por isso.
Empregue ferramentas para monitorar e rastrear as cargas, auxiliando na gestão de frotas em tempo real. Isso possibilita uma reação mais assertiva e rápida ao lidar com imprevistos.
Como podemos ver, cubagem, peso cubado e fator de cubagem são conceitos complementares que ajudam as transportadoras a fazerem carregamentos mais eficientes ao determinarem a cubagem de carga. Quando a empresa é capaz de otimizar o espaço e o rendimento de um caminhão, consegue oferecer serviços de maior qualidade e reduzir gastos, o que é primordial para praticar preços de frete mais competitivos.
Para simplificar as decisões e garantir padronização desse tipo de cálculo, os softwares ajudam a criar diferentes tipos de tabela de frete. Veja como isso é possível e tire as suas dúvidas!
4 Comments
Boa noite,
Tenho dúvidas quanto as cotações somente que recebo e não sei calcular essa cubagem em contratar veículo passe cotações pois só me mandam cbm total e não largura, comprimento e tamanho!
Bom dia, Gisele.
Ao consultar sobre o tema identificamos que o “CBM total” pode também ser considerado como o mesmo que o “volume total em metros cúbicos” do item ou mercadoria. Pelo que entendemos a sua dúvida seria sobre como utilizar essa fórmula de peso cubado abaixo nessas condições:
peso cubado = (Comprimento x Largura x Altura) x Fator cubagem
Quando você tem já pronto esse valor de CBM para a mercadoria a ser transportada, entendemos você já tem pronta essa primeira operação (Comprimento x Largura x Altura), então a sua fórmula teria essa adaptação aqui:
peso cubado = Valor CBM x Fator cubagem
Geralmente para o transporte de carga se utiliza o fator de cubagem 300. Então, numa simulação com uma mercadoria com cubagem total ou CBM 2 m³. Teríamos o seguinte ao usar os dois tipos de fórmula:
peso cubado = (1 x 2 x 1) x 300 = 600
ou
peso cubado = (2) x 300 = 600
Repare que ao usar a fórmula “peso cubado = Valor CBM x Fator cubagem” o valor é o mesmo que a fórmula original que considera o comprimento, altura e largura com valores em metros. Se esse valor final de peso cubado for maior que o peso real desse item, então poderia se utilizar ele para calcular o valor de frete.
Se o “CBM” que mencionou não corresponder ao volume total da mercadoria, aí seria preciso mais detalhes sobre a sua dúvida.
Agradecemos pelo seu comentário e qualquer dúvida estamos a disposição!🙂
Boa tarde! Como faço para obter o peso bruto em isotanques, já que a mercadoria vai dentro do isotanque sem nenhuma embalagem?
Bom dia, Renata.
Talvez seja possível obter esse peso bruto ao considerar a tara desse isotanque, ou a tara do veículo completo. Tendo esse dado você adicionaria o peso do material adquirido, para isso precisaria saber, se o material for líquido, qual o valor de conversão de cada litro para KG. Somando essas duas informações poderia então ter uma valor aproximado do peso bruto.
Espero ter ajudado. Um abraço 🙂