Calcular a cubagem de carga é indispensável para propor um frete justo aos clientes, mas também competitivo. É um conceito comum na logística, especialmente quando o assunto é o cálculo do valor do frete.
Isso acontece porque não é apenas o peso de uma mercadoria que define quanto será cobrado, mas uma combinação de fatores que inclui as dimensões e a área ocupada em um veículo.
No entanto, muitas pessoas ainda ficam na dúvida sobre a aplicação desse conceito e a diferença entre ele e expressões como peso cubado ou até mesmo fator de cubagem. Para entender melhor cada uma dessas definições e sua importância para a gestão do transporte, continue a leitura!
Ao final, você poderá testar também a nossa “Calculadora de Cubagem” e ver como esse cálculo se aplica a diferentes tipos de medidas.
O termo cubagem está relacionado à noção de um cubo que, de acordo com as leis da física, tem seu volume determinado pela seguinte fórmula:
Então, de modo geral, a cubagem é estabelecida justamente com o resultado desse cálculo, que indica o volume que uma carga ocupará em um caminhão. Acompanhe o exemplo:
Todavia, no universo logístico, o conceito de cubagem é um pouco mais amplo, pois ele é usado para estipular a relação entre o peso de uma mercadoria totalmente embalada e pronta para o envio com o espaço que ela preenche no veículo.
Por isso, para completar essa conta, é preciso considerar também o fator de cubagem — sobre o qual falaremos adiante. Em suma, tal matemática é necessária para que todo o espaço físico e capacidade de peso de uma frota sejam bem aproveitados.
É uma constante, um número que define, em média, qual seria a cubagem ideal (relação entre peso e volume) de uma carga. O seu valor equivale a um metro cúbico (1 m³) do espaço do veículo usado para a movimentação.
Como cada modal apresenta cargas e capacidades diferentes, as grandezas frequentemente adotadas são:
Vale notar que tais números são estimativas muito comuns, mas não formam uma regra. Tanto que as transportadoras atuantes com cargas fracionadas optam por um valor menor para calcular o seu frete.
Como elas distribuem vários tipos de mercadoria — com pesos e volumes distintos —, muitas vezes não é possível preencher os 300 kg/m³ do veículo escolhido. Nessas situações, é possível considerar entre 200 e 250 kg/m³.
O fator de cubagem de 300 no transporte rodoviário de cargas no Brasil é utilizado como um padrão para relacionar o volume da mercadoria ao peso transportado.
Esse valor foi definido com base em uma convenção do setor de transportes para refletir o equilíbrio entre o espaço que uma carga ocupa e o peso que essa carga representa em termos de capacidade do veículo.
Primeiramente, foi considerada a capacidade de carga dos veículos. No transporte rodoviário, o espaço disponível nos caminhões e o peso total que eles podem carregar são limitados.
Cargas volumosas, mas leves, ocupam grande parte do espaço no veículo, impedindo o transporte de outras mercadorias, mesmo que o peso total não tenha sido atingido. O fator de cubagem permite que o espaço ocupado por essas mercadorias seja contabilizado de forma justa.
Assim sendo, a escolha do fator 300 visa a um equilíbrio entre o volume e o peso de mercadorias comuns.
Um fator de cubagem muito alto (por exemplo, 500) resultaria em um peso cubado muito elevado, penalizando mercadorias volumosas e leves, enquanto um fator muito baixo subestimaria o peso equivalente de mercadorias volumosas.
Como já adiantamos, esses três termos têm diferenças, porém eles se complementam para otimizar o transporte de mercadorias e o processo de precificação do frete. Para que não restem dúvidas, entenda quais são as características de cada conceito.
Refere-se ao espaço que uma carga ocupa. É calculado em metros cúbicos (m³) e obtido multiplicando as três dimensões da carga (comprimento x largura x altura). O volume é importante para verificar o espaço físico necessário no veículo para transportar a carga.
Como falamos anteriormente, a cubagem é o processo de converter o volume físico de uma carga em um valor equivalente de peso, usando uma fórmula que leva em consideração a densidade da mercadoria.
O peso cubado representa uma unidade de peso (em kg) calculada ao considerar o volume que uma carga ocupa em um veículo. Essa variável é aplicada para determinar o frete peso, que consiste em comparar o peso físico de uma mercadoria e seu peso cubado.
O valor final é feito com base no maior resultado. Conheça a fórmula e um exemplo do cálculo:
Cabe ressaltar aqui que, para otimizar a conta, é necessário nivelar as unidades de medida, isto é, transformar as dimensões em metros antes de inseri-las na fórmula.
Se esse peso cubado de 43,2 KG for maior que o peso real da caixa, para a transportadora será mais eficiente usar o peso cubado para calcular o valor final do frete.
Estes três parâmetros garantem que cargas volumosas, mas leves, não sejam cobradas injustamente apenas pelo peso físico, já que ocupam mais espaço no veículo.
Vamos considerar um exemplo para efetivar o cálculo da cubagem, vamos usar o transporte de mudança. Considere um caminhão baú trucado, que tem capacidade para transportar 15 toneladas. As dimensões do baú são:
O caminhão conta com um volume de 60 m³. Será preciso transportar uma mudança em que a soma do peso dos móveis e eletrodomésticos é de 2 toneladas. No total, os objetos ocupam 50 metros cúbicos.
Considerando que o caminhão suporta 15 toneladas, será que o certo seria cobrar apenas o valor referente a 2 toneladas, mesmo com uma ocupação de 83,3% do volume total do veículo? Com o cálculo, é possível redimensionar o peso ideal para a cobrança.
Primeiro, descubra quanto quilos por metro cúbico o caminhão pode carregar, usando a fórmula:
capacidade por metro cúbico = peso total que pode ser carregado (kg) / espaço total que pode ser ocupado (m³)
capacidade por metro cúbico = 15.000 / 60 = 250 kg/m³
Vemos que a capacidade por metro cúbico corresponde ao fator de cubagem. Nesse caso, o fator de cubagem foi de 250 kg/m³.
Agora, vamos multiplicar esse resultado pelo volume total ocupado pelos objetos da mudança:
250 x 50 = 12.500 kg
12.500 kg é o peso cubado. É mais justo calcular o frete cobrando o peso cubado (12.500 quilos) do que o peso físico (2.000 quilos), não acha?
Agora que você já sabe os conceitos por trás de Cubagem, Fator de Cubagem e Peso Cubado, podemos então realizar os cálculos referentes à sua carga!
Para te auxiliar com isso, elaboramos uma Calculadora de Cubagem, que mostra o resultado do Peso Cubado e da Cubagem da carga, confira abaixo:
O objetivo da cubagem é ajudar empresas a aprimorarem o carregamento e a distribuição de cargas e se planejarem financeiramente para tornar a precificação a mais justa possível.
Um exemplo clássico para entender o papel dessa métrica é a comparação entre movimentar 10 toneladas de algodão ou 10 toneladas de metal.
Conduzir essa quantidade de algodão, por ele ser muito leve, não seria uma tarefa fácil: 10 toneladas representam um volume enorme desse material e, para cumprir o trabalho, vários caminhões seriam necessários — o que não é vantajoso para a transportadora, já que a capacidade de carga do veículo é mal aproveitada nesse cenário.
Por outro lado, lidar com mercadorias muito pequenas, mas bastante pesadas, como seria no caso da tonelada de metal, pode comprometer o limite de peso do veículo, sem que se usufrua o espaço interno.
Dessa maneira, a cubagem propicia que a capacidade de carga e a superfície disponível sejam igualmente bem aplicadas, visando o equilíbrio entre peso físico e espaço.
Consequentemente, os envios são consolidados de forma eficaz, evitando situações de risco, como sobrepeso e ociosidade, que promovem o desperdício e o aumento dos gastos operacionais.
Com a cubagem de carga ainda é possível:
Você pode conferir como é feito o cálculo de cubagem na prática em nosso Canal do YouTube. Confira:
Como vimos, basear a cobrança somente de acordo com as dimensões de uma carga ou seu peso pode resultar em um valor inadequado. Por isso, a cubagem e o peso cubado são variáveis cruciais para elaborar uma precificação correta.
Voltando ao conceito de frete peso, conforme mencionamos, ele é uma forma de calcular a cobrança de envios contrastando o peso físico e o cubado.
Assim, retomando o último exemplo que demos, o resultado do peso cubado da caixa foi de 43,2 kg. Caso seu peso físico real fosse 10kg, prevaleceria o maior número para a cotação do frete. O contrário também acontece: um volume pequeno tem um peso cubado de 4 kg.
No entanto, seu peso bruto é de 18 kg — este último fator servirá como base para ditar o orçamento da remessa.
Muitas empresas estão acostumadas com suas operações em planilhas e apontamentos, sem o controle apropriado para tomadas de decisões inteligentes.
Esse cenário está passando por várias adaptações, principalmente no que se refere à implantação de tecnologia avançada para os processos de transporte e cálculos de cargas.
Esta inovação é importante por otimizar o tempo de execução de tarefas e facilitar na logística e precificação de fretes. Esse sistema de gerenciamento para transportes é chamado de TMS. Essa é uma tecnologia que gera resultados para o segmento de transportes e permite uma gestão completa para um melhor desempenho do negócio.
A seguir, conheça algumas funcionalidades de um TMS:
Esse sistema é desenvolvido para agilizar as atividades e manter os dados e informações da empresa em segurança, ao mesmo tempo em que agiliza a execução de todas as operações
A partir dos dados coletados, informações registradas e ações executadas pelo sistema, é possível mensurar a performance operacional, a saúde do negócio e acompanhar de forma mais analítica o seu posicionamento no mercado competitivo.
Para tornar o seu cálculo de cubagem muito mais rápido e preciso, é necessário apostar na inovação e na modernidade. Implantar sistemas completos para o controle e para a gestão de cargas e transporte é fundamental para obter resultados satisfatórios e lucrativos no seu negócio.
Agora que você já sabe como funciona o cálculo de cubagem da mudança e conheceu ferramentas de gerenciamento que agregam valor para todas as operações de transporte, inscreva-se na nossa newsletter e acompanhe todas as inovações desse mercado. Confira nosso material e fique atualizado!
6 Comments
Boa noite,
Tenho dúvidas quanto as cotações somente que recebo e não sei calcular essa cubagem em contratar veículo passe cotações pois só me mandam cbm total e não largura, comprimento e tamanho!
Bom dia, Gisele.
Ao consultar sobre o tema identificamos que o “CBM total” pode também ser considerado como o mesmo que o “volume total em metros cúbicos” do item ou mercadoria. Pelo que entendemos a sua dúvida seria sobre como utilizar essa fórmula de peso cubado abaixo nessas condições:
peso cubado = (Comprimento x Largura x Altura) x Fator cubagem
Quando você tem já pronto esse valor de CBM para a mercadoria a ser transportada, entendemos você já tem pronta essa primeira operação (Comprimento x Largura x Altura), então a sua fórmula teria essa adaptação aqui:
peso cubado = Valor CBM x Fator cubagem
Geralmente para o transporte de carga se utiliza o fator de cubagem 300. Então, numa simulação com uma mercadoria com cubagem total ou CBM 2 m³. Teríamos o seguinte ao usar os dois tipos de fórmula:
peso cubado = (1 x 2 x 1) x 300 = 600
ou
peso cubado = (2) x 300 = 600
Repare que ao usar a fórmula “peso cubado = Valor CBM x Fator cubagem” o valor é o mesmo que a fórmula original que considera o comprimento, altura e largura com valores em metros. Se esse valor final de peso cubado for maior que o peso real desse item, então poderia se utilizar ele para calcular o valor de frete.
Se o “CBM” que mencionou não corresponder ao volume total da mercadoria, aí seria preciso mais detalhes sobre a sua dúvida.
Agradecemos pelo seu comentário e qualquer dúvida estamos a disposição!🙂
Boa tarde! Como faço para obter o peso bruto em isotanques, já que a mercadoria vai dentro do isotanque sem nenhuma embalagem?
Bom dia, Renata.
Talvez seja possível obter esse peso bruto ao considerar a tara desse isotanque, ou a tara do veículo completo. Tendo esse dado você adicionaria o peso do material adquirido, para isso precisaria saber, se o material for líquido, qual o valor de conversão de cada litro para KG. Somando essas duas informações poderia então ter uma valor aproximado do peso bruto.
Espero ter ajudado. Um abraço 🙂
bom dia! utilizo o controle de transportadoras e gero o CT-e a paritr do XML dos clientes, como faço para ter a cubagem dessas NFs? é possível importar a cubagem pelo xml?
Olá, Rafael!
Aconselho você a entrar em contato com o nosso suporte técnico, pois o pessoal de lá é treinado para lhe ajudar da melhor forma possível. Eles vão analisar a sua situação e verificar se é possível configurar o sistema para importar a cubagem. Acesse nossa página de atendimento para falar com eles. Obrigada pelo comentário.