Umas das principais alternativas buscadas pelas transportadoras como forma de ter crescimento saudável, gerenciamento mais eficiente e situação financeira mais tranquila é implementar uma política eficaz para economizar combustível e reduzir os custos. Quando isso acontece, a empresa consegue se manter mais competitiva no mercado e ocupar um lugar de destaque.
No entanto, essa é uma tarefa desafiadora, que exige a aplicação de diversas práticas com o intuito de melhorar o gerenciamento dos processos que envolvem os transportes.
Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para mostrar como ajudar a economizar combustível e otimizar a gestão do negócio. Confira!
Ao planejar as rotas, você consegue traçar os percursos de forma otimizada, considerando diversos aspectos para escolher o mais interessante. Por exemplo, trânsito local, condições da via, caminhos mais curtos, situações de restrições de veículos, entre outros. Essas condutas podem ajudar a economizar muitos litros de combustíveis por ano.
Além disso, um bom planejamento colabora para a implementação de opções nos casos de horários de pico. Isso também economiza tempo e faz com que o condutor não tenha que ultrapassar os limites de velocidade, correndo o risco de cometer infrações, sofrer acidentes, entre outros.
É muito importante ter em mente a necessidade de rodar com os pneus com a calibragem adequada, já que a falta desse cuidado pode comprometer o desempenho do veículo e fazer com que o motor tenha que trabalhar mais, elevando o consumo de combustível. Dessa forma, esteja sempre atento a esse cuidado.
As manutenções periódicas são fundamentais para ajudar a identificar problemas de forma prévia, e resolvê-lo antes que eles provoquem prejuízos mais graves. Isso ocorre porque algumas peças — por exemplo, filtro de combustível e filtro de ar — podem não estar funcionando adequadamente, o que também gera o aumento do consumo de combustível.
Além de ser uma conduta ilegal, perigosa e que pode gerar a aplicação de multas, o transporte de cargas em excesso exige que o motor trabalhe com mais força. Assim, aumenta o gasto com combustível, além de sobrecarregar estruturas como suspensão e pneus, que passam a se desgastar de forma mais rápida, exigindo trocas e revisões com mais frequência.
Muitos modelos de caminhões apresentam uma marca verde no tacômetro, também conhecido como conta-giros, que indica a rotação ideal para aquele veículo. Quando você consegue dirigir o máximo de tempo possível dentro dessa faixa, o consumo de combustível é diminuído, já que evita que o motor tenha rotações altas ou baixas demais.
O recomendável é tentar manter sempre no meio dessa marca, tendo em vista ser uma ótima rotação para o veículo em questão.
Quando as marchas são trocadas no momento adequado, é possível evitar acelerações desnecessárias ou perda de velocidade, contribuindo para o gasto de um volume menor de combustível. Além disso, é necessário ressaltar que, muito além de uma mera redução de custos, essa é uma medida de segurança para o condutor.
Apesar de vários condutores acharem que essa é uma medida que colabora para a economia de combustível, dirigir em ponto morto pode provocar o efeito contrário. Isso porque demanda um desempenho mais forte do motor, como se estivesse em marcha lenta e, dessa forma, o gasto se torna mais elevado, o que não justifica essa prática.
Outra alternativa para economizar no consumo de combustível é realizar o uso correto dos defletores de ar, já que eles colaboram para a minimização da resistência do ar que se forma entre a cabine e a carreta, influenciando a estabilidade do veículo. Quando regulado, o defletor gera menos atrito com o ar, o caminhão roda com mais facilidade, e exige um consumo menor de combustível.
Dirigir de maneira defensiva é uma prática eficiente e preventiva. Quando o condutor dirige mantendo a distância de segurança dos demais veículos adequadamente, não é preciso frear de forma brusca, o que também ajuda na economia de combustível e demais itens do veículo.
Além disso, impede a necessidade de acelerar subitamente, evitando ultrapassagens arriscadas que, geralmente, exigem um esforço a mais do pedal do acelerador. A velocidade alta consome mais diesel, além de levar a uma série de ações que podem provocar tanto situações de perigo como impactos financeiros.
Para evitar o consumo de combustíveis de má qualidade e gerar danos ao veículo, é importante manter como parceiros postos confiáveis. Verifique a procedência dos produtos para ter mais tranquilidade quanto a sua qualidade.
Investir em capacitação e qualificação da equipe é um investimento importante para qualquer transportadora que visa a redução dos custos. Isso porque, por meio de treinamentos, é possível aprimorar a prática de condução dos veículos. Isso ajuda a eliminar maus hábitos que aumentam o consumo do veículo.
Profissionais bem treinados reduzem bastante o consumo de combustível. Além disso, a empresa ganha em outros aspectos, como segurança e conservação dos caminhões. Também é importante estabelecer algumas políticas dentro do negócio, por exemplo:
Como pôde perceber, existem várias formas de economizar combustível e garantir uma boa gestão, pautada em bons resultados e lucratividade para o negócio. Então, aproveite para aplicá-las agora mesmo e garantir o desenvolvimento e o aumento da competitividade da transportadora.
Gostou deste conteúdo? Então, aproveite sua visita no blog para ler 7 dicas para melhorar o controle de veículos na sua empresa, e entenda melhor sobre o tema!