Assim como em qualquer outro segmento de mercado, as parcerias em logística são essenciais para o crescimento da empresa. Não apenas porque o relacionamento comercial é fortalecido e prolongado, mas também porque a união de forças — associando expertises interessantes ao mercado e ao consumidor — garante mais competitividade a todas as partes envolvidas.
Para os líderes logísticos, a manutenção de parcerias efetivas tornou-se uma preocupação contínua. Hoje, de forma a manter a qualidade dos serviços e visando otimizar processos e retornos, é preciso construir (e alimentar) um ecossistema de empresas que partilham de um mesmo objetivo: alavancar operações e resultados.
Neste post, você entenderá um pouco mais sobre o assunto. Primeiro, saberá o que é necessário para criar e manter bons relacionamentos na área logística. Em seguida, conhecerá quais são as 4 principais dicas para fechar parcerias valiosas. Por fim, entenderá como viabilizar um relacionamento saudável e duradouro com seus parceiros logísticos.
Boa leitura e bons negócios!
Profissionais à frente de empresas produtivas já estão cansados de se deparar com uma verdade desafiadora: a de que o mercado se torna cada vez mais competitivo e, para destacar-se em um ambiente tão volátil quanto exigente, é necessário buscar formas de se diferenciar.
Na logística, não é diferente. Líderes focados em resultados e orientados ao desenvolvimento corporativo têm apostado em uma medida relativamente simples, mas que faz toda a diferença no dia a dia do negócio: parcerias comerciais.
Imagine, por exemplo, que a empresa tenha vislumbrado a oportunidade de atender consumidores em estados distantes. Nesse caso, será certamente necessário o apoio de uma equipe de transportes que se empenhe na realização de serviço — preocupando-se com a integridade do produto ao longo de todo o trajeto.
Ao efetivar uma parceria benéfica às duas partes, é natural que haja, também, ganhos mútuos. A mercadoria chega em segurança ao destino, a transportadora amplia suas rotas e fomenta seu desenvolvimento no país.
Essa é, portanto, a essência das boas parcerias em logística. Trata-se da missão de aliar-se a companhias idôneas e dispostas a crescer em conjunto, compartilhando valores e objetivos, enquanto entregam aos consumidores produtos e serviços de excelência. Entre os principais benefícios da prática, cabe destacar:
Diante disso, não seria equivocado dizer que as parcerias são parte fundamental ao sucesso do negócio. Se por um lado garantem a otimização de demanda, por outro, criam um ecossistema produtivo que gera ganhos exponenciais à rede de parceiros. Ou seja: vale, sim, a pena!
Uma vez explicitada a importância de priorizar parcerias logísticas, é hora de partir à prática: como é possível firmar parcerias que beneficiem o negócio no curto, no médio e no longo prazos?
Antes de qualquer iniciativa, é essencial que o gestor se dedique a entender as carências e demandas de sua operação para que possa, então, selecionar parceiros aderentes a seus projetos e metas. Confira algumas dicas preciosas!
Uma das disposições mais relevantes, antes mesmo de qualquer ação prática, é a definição das metas do negócio. Para o gestor, o conhecimento pleno a respeito de seus objetivos — no semestre ou nos próximos cinco anos — garante que as parcerias sejam mais efetivas.
Se o negócio planeja expandir operações a outros estados, por exemplo, talvez seja válido conhecer fornecedores com experiência nas localidades pretendidas. Dedique-se a colocar as possibilidades do negócio em perspectiva.
Em primeiro lugar, cabe levantar uma relação de potenciais parceiros, dividindo-os por tipo de negócio e contribuição. Na área logística, por exemplo, será preciso contar com uma empresa de transporte e com um software de gestão de fretes. Certifique-se de conhecer os fornecedores que atuam no mercado e entregam bons serviços.
Em seguida, vale aprofundar um pouco mais a pesquisa: procure saber se as organizações são idôneas e, sempre que possível, converse com outros clientes que já tenham contratos ativos. O processo que antecede o contato ajuda a evitar que o tempo seja perdido com companhias duvidosas ou ineficientes.
O próximo passo é mais prático e diz respeito às cotações. Nesse momento, a capacidade financeira do negócio vai ao encontro das propostas geradas por parceiros em potencial, sempre de acordo com a relação de serviços demandados.
O custo-benefício é, aqui, uma medida importante: aprofunde-se no contrato e identifique o valor, além do preço, de cada item acordado. Pode ser que você identifique uma funcionalidade que pode ser postergada ou que sinta falta de um recurso essencial ao processo. Permita-se negociar e chegar a um fechamento coerente e vantajoso.
Quando, enfim, a parceria for fechada, inicia-se um segundo momento — igualmente importante ao crescimento da organização. É, pois, a hora de alimentar a parceria de modo transparente e efetivo, viabilizando entregas consistentes e resultados expressivos a todos.
Para isso, comunique-se recorrentemente com o parceiro, dispondo-se a ajustar arestas que não tenham inicialmente ficado como esperado. A abertura ao diálogo e a vontade de melhorar tornar as interações comerciais mais saudáveis e duradouras.
Uma parceria de sucesso tem o potencial de alavancar as empresas envolvidas. Na logística, a confiança comercial é valiosa: garante que as partes envolvidas esforcem-se para entregar o melhor — minimizando os riscos do negócio.
Para criar um relacionamento saudável e duradouro, é preciso manter acordos claros, revisitar propostas periodicamente e, claro, gerar benefícios compartilhados. Além disso, a convergência de valores e metas é muito importante para o êxito da cooperação das parcerias em logística — quando há consonância entre as partes, costuma haver, também, esforços redobrados para que os resultados (operacionais e financeiros) sejam os melhores e mais perenes possíveis. Vale investir!
O conteúdo foi útil e ampliou seus horizontes estratégicos de negócio? Ótimo! Permita-se continuar aprendendo: saiba mais sobre os benefícios da gestão de frete e potencialize os lucros da sua empresa.