Melhor planejamento de rotas, maior segurança e redução de custos. Esses são alguns dos benefícios de utilizar um rastreador de frota na sua transportadora. O sistema permite acompanhar o veículo em tempo real, identificando desde eventuais panes até situações de risco.
A segurança da carga é uma das principais motivações para a instalação dos sistemas de rastreamento veicular. Afinal, os valores elevados das mercadorias, aliados às falhas de segurança pública, facilitam a prática criminosa. Em 2018, de acordo com dados da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC), foram registradas 22 mil ocorrências no país.
Além da segurança, o controle da frota por meio de rastreadores permite que a transportadora faça uma gestão mais eficiente. Continue a leitura de nosso post para entender melhor como o sistema funciona e quais as suas vantagens!
O sistema funciona por meio de sinais de GPS (Global Positioning System). Para tanto, é necessária a instalação de um dispositivo no veículo, que aponta a sua localização em tempo real, com dados de latitude e de longitude.
Essa localização pode ser acompanhada de forma remota, seja por uma central de monitoramento, seja pelo gestor da frota. Normalmente, o equipamento permite utilizar outros recursos, como travas nas portas do veículo ou no baú, que emitem um alarme caso ocorra abertura em locais não programados, ou um botão de pânico, acionado pelo motorista em situações de risco.
Dependendo da configuração do dispositivo, existem outras funcionalidades, como o bloqueio à distância e o estabelecimento das chamadas cercas virtuais, que delimitam as áreas pelas quais o veículo pode ou não circular.
O acompanhamento do veículo em tempo real permite que o gestor logístico tenha controle sobre diversos dados relativos à frota. Confira, a seguir, os principais benefícios!
Como explicamos, existem algumas funcionalidades que contribuem para preservar a segurança, como o travamento de portas ou o botão de pânico. Assim, caso ocorra uma situação de risco, a central de monitoramento (ou o gestor da frota) receberá um alerta em tempo real, podendo tomar decisões como o bloqueio do veículo ou o acionamento das autoridades.
Se o veículo for roubado, o GPS indicará sua localização, facilitando sua recuperação. A presença de tal sistema, por si só, já desestimula a ação de criminosos, uma vez que o risco de serem encontrados é maior.
O rastreador permite que o gestor da frota faça um melhor planejamento das rotas a serem percorridas, estabelecendo áreas permitidas ou não, por meio de cercas virtuais. Assim, é possível, por exemplo, determinar percursos em estradas com maior segurança e em melhores condições, o que minimiza o risco de acidentes.
Os gestores também conseguem planejar rotas de acordo com outras necessidades. Podem, para isso, optar por vias com pedágios ou não, por trajetos com menor trânsito ou por melhores locais para abastecimento, entre outros.
O preço dos combustíveis representa um dos principais custos operacionais das empresas transportadoras. Por essa razão, o planejamento eficiente da rota evita desperdícios, tanto reduzindo o consumo, ao estabelecer percursos mais eficientes, quanto determinando os melhores pontos para abastecimento.
Além disso, ao comparar o trajeto com o consumo de combustíveis, é possível identificar eventuais problemas com o veículo, o que indica a necessidade de manutenção. O aumento de consumo pode ser indicativo de danos em peças como velas de ignição, ou ocasionado por hábitos errados do condutor.
O rastreamento do veículo também permite a identificação dos pontos de parada, que devem seguir o planejamento de rota. Vale lembrar que a legislação estabelece a necessidade de parada para descanso do motorista, como forma de garantir maior segurança nas estradas.
É importante que tais paradas aconteçam em locais considerados seguros e que ofereçam a infraestrutura necessária para o motorista, como sanitários adequados e local para refeições.
Ao acompanhar de forma remota o deslocamento do veículo, é possível observar hábitos do condutor, como velocidade e ultrapassagens. Isso, além de promover maior segurança no trânsito, evita multas por infrações cometidas pelo motorista.
No caso de ocorrência de acidentes, como tombamento ou capotamento, o gestor da frota também tem maior facilidade para identificar as razões do problema, uma vez que a velocidade média do veículo e as condições da estrada estão sendo monitoradas. Com isso, é possível adotar medidas corretivas mais eficientes.
Essa é uma forma de avaliar, ainda, o desempenho dos profissionais, indicando a necessidade de investir em qualificação e treinamento. Além disso, é importante lembrar que, da mesma forma que o rastreador inibe ações criminosas, reduz comportamentos inadequados por parte do condutor, que sabe que o veículo está sendo acompanhado em tempo real.
Como é possível perceber, as vantagens do rastreador de frota vão muito além da segurança das cargas. Com a adoção do sistema, é possível planejar melhor as rotas, identificar problemas mecânicos no veículo, detectar hábitos errados por parte do condutor e localizar a carga com maior precisão, o que contribui para o cumprimento dos prazos.
O sistema também permite a emissão de relatórios gerenciais, que facilitam o controle de todas essas variáveis e ajudam na tomada de decisões. A possibilidade de administrar todas essas informações a partir de qualquer dispositivo, como um smartphone ou tablet, é uma vantagem extra que contribui significativamente para a melhoria da gestão.
Afinal, o controle de tudo o que acontece com o veículo durante o trajeto de entregas pode ser acompanhado de maneira remota pelo gestor, conferindo segurança e confiabilidade ao serviço. O resultado disso é maior produtividade, redução de custos e, consequentemente, maior competitividade.
Por fim, o uso de um sistema rastreador de frota também contribui para a fidelização dos clientes. Com trajetos mais eficientes e com maior segurança, as mercadorias chegam ao destino dentro do prazo e em condições adequadas. Assim, sua empresa conquista maior credibilidade junto aos consumidores e garante a sua satisfação, fazendo com que se tornem fiéis.
Gostou de saber mais sobre rastreadores e as vantagens de adotar esse controle para sua empresa? Então, continue a visita em nossa página e aprofunde seus conhecimentos sobre gestão de frotas, garantindo resultados ainda melhores para seu negócio!