Já não é novidade para as transportadoras que a carga monitorada pode ser acompanhada em tempo real durante todo o trajeto. Esse tipo de software tem se tornado mais presente nas organizações, se mostrando uma ferramenta de gestão confiável.
Com isso, os serviços de frete têm potencial para se tornar mais qualificados aumentando, assim, a possibilidade de conquistar novos clientes. Por esse motivo, vale a pena reforçar o papel desse tipo de tecnologia e quais são os principais ganhos para o seu negócio.
Continue com a leitura deste post e saiba mais sobre os sistemas que podem melhorar os resultados de sua operação. Confira!
A implementação de tecnologias de monitoramento surge da necessidade de proteger o patrimônio da transportadora e a carga dos principais riscos existentes no setor de transporte.
Entre os principais potenciais riscos está o roubo de cargas decorrente da ação de criminosos nas estradas. Essa é uma realidade que afeta fabricantes, operadores logísticos e clientes que são forçados a absorver esse prejuízo.
As perdas do setor chegaram a R$ 1,570 bilhões no ano de 2017, segundo estatísticas da Associação Nacional de Transporte Rodoviário de Cargas e Logística (NTC&Logística). As mercadorias mais visadas são aquelas que têm alto valor agregado e são facilmente comercializadas. Esse é o caso de:
Recentemente, tem-se observado um crescimento no número de ocorrências com caminhões carregados com produtos químicos e farmacêuticos, o que representa um problema para a saúde e segurança pública.
Nesse cenário, os empreendedores estão cada vez mais conscientes da necessidade de empregar processos mais eficientes e investir em segurança. Além disso, a preocupação constante com a qualidade dos serviços incentiva o desenvolvimento de estratégias para solucionar esse tipo de obstáculo.
Esse tipo de investimento oferece diversas vantagens para as empresas que buscam soluções tecnológicas para tornar a operação mais eficiente. Falando em eficiência, um das mudanças mais importantes fica por conta da possibilidade de monitorar a performance da frota.
Se você ainda não utiliza indicadores de desempenho, saiba que esse tipo de acompanhamento é essencial para conhecer os resultados logísticos e possibilitar a implementação de melhorias.
Um dos aspectos da operação que pode ser aprimorado de forma significativa é a produtividade, ou seja, o volume de entregas. Por isso, a otimização dos trajetos com sistemas de roteirização torna a distribuição mais ágil e econômica.
Esse é um fator de extrema importância para os clientes que valorizam o atendimento dos prazos estipulados para o suprimento das suas necessidades de consumo.
Por fim, a clientela busca obter um nível de qualidade compatível com o preço pago. No caso da logística, esse fator torna-se perceptível com a entrega em perfeitas condições e no local correto. Desse modo, a obtenção de novos contratos e o aumento da rentabilidade são conquistados em maior escala.
Quando o assunto é o gerenciamento de frota, o registro de informação é uma necessidade para apurar o andamento da entrega, controlar os pedidos pendentes e oferecer soluções cada vez mais modernas.
Como todo investimento ou projeto de melhoria, é fundamental considerar o impacto financeiro na organização e qual é a expectativa de retorno. Por isso, sempre que consultar uma empresa desenvolvedora de sistemas busque conhecer informações como:
Esse tipo de questionamento serve para tornar a tomada de decisão mais segura e baseada em dados que correspondem à realidade e são adaptados para a estrutura do negócio.
O acesso a sistemas de monitoramento tem se tornado cada vez mais acessível, até mesmo, para pequenos empreendedores que são capazes de contratar esse tipo de serviço. Isso significa que o crescimento desse setor é responsável por ampliar a segurança do processo de distribuição de mercadorias.
Um dos principais riscos para as empresas que atuam no segmento logístico é o elevado índice de roubo nas estradas. Porém, os equipamentos de GPS instalados no veículo e o programa de rastreamento mudaram esse cenário.
Agora, os profissionais da área são capazes de acompanhar todo o trajeto realizado, incluindo:
Tudo isso pode ser observado em tempo real e em caso de emergência é possível acionar a central por meio de um botão de pânico instalado na cabine. Essa medida também auxilia na recuperação do veículo da carga e do veículo e inibe a ação de criminosos.
No setor de transportes de mercadorias, a contratação de seguro de carga é obrigatória tanto para o embarcador como para o transportador. Contudo, essa proteção é limitada a danos causados por acidentes, roubo e acidentes naturais.
Para a empresa que deseja oferecer serviços mais qualificados para que a mercadoria chegue ao seu destino sem problemas é preciso ir além do básico. Existem diversas opções não só para o transporte rodoviário mas, também, marítimo, ferroviário e aéreo.
Além disso, é possível escolher pacotes específicos para o transporte internacional, os quais oferecem reembolso até mesmo para os impostos sobre mercadorias importadas. Tais condições são importantes para preservar os produtos e solidificar o relacionamento com os clientes.
Para ampliar a gama de benefícios, as seguradoras oferecem descontos para as empresas que têm sistemas de monitoramento implementado. Essa é uma prática que aumenta as chances de recuperação do veículo e da carga com o rastreamento em tempo real.
Obter o reconhecimento do mercado e a preferência dos clientes é uma tarefa árdua que requer dedicação para construir uma reputação sólida. Um dos meios de conquistar esse objetivo é o investimento em sistemas de carga monitorada.
Já não é possível pensar que a atividade de gestão de transportes pode ser executada sem o apoio da tecnologia e profissionais qualificados. Por isso, confira o nosso post para escolher o melhor software para transportadoras para fundamentar a sua estratégia.