O serviço de organização de mudança residencial sempre envolve muito planejamento. É preciso zelar pela organização dos objetos e, em seguida, garantir que o transporte seja feito de forma segura e eficiente, preservando a integridade dos itens.
Neste post, você entenderá um pouco mais sobre a organização de mudança residencial. Primeiro, você saberá como funciona esse processo e qual é o perfil usual de clientes que buscam pelo serviço. Em seguida, mostraremos ótimos motivos para que a sua empresa comece a disponibilizar essa modalidade de entrega, com o objetivo de criar oportunidades de mercado e maximizar os lucros.
Boa leitura e bons insights!
Para os moradores, investir em uma mudança residencial costuma ser uma dor de cabeça. Muito tempo e muito esforços são demandados na organização dos itens e no planejamento do transporte — demandando, em boa parte dos casos, uma ajuda extra e mais profissional.
O serviço de mudança residencial é, portanto, a melhor resposta a uma demanda cada vez mais expressiva. Empresas de logística e transportadoras podem, portanto, se dedicar a esse mercado como forma de diversificar a carteira de clientes, expandindo as vertentes de rentabilidade.
Na prática, o processo de mudança residencial envolve o transporte de móveis, eletrodomésticos e demais itens pessoais de uma residência à outra. À empresa contratada, cabe a missão de separar, embalar, transportar e descarregar os itens, certificando a integridade deles ao longo de todas as etapas.
Ao realizar o serviço, você se vale de recursos — materiais e humanos — que já tem e se aproxima do cliente final, mergulhando em um mercado totalmente novo e potencialmente lucrativo.
Um estudo levantou que os brasileiros mudam de casa, em média, 7 vezes durante a vida. O número é alto e confirma que há espaço para que as transportadoras diversifiquem seus serviços. A mudança residencial, de fato, é uma boa alternativa!
Ainda de acordo com a pesquisa, os principais motivos para que as pessoas decidam mudar de casa são estudo, trabalho, casamento e filhos. Ou seja: em todas as fases da vida, da juventude à idade adulta, é comum considerar uma residência diferente — e a sua empresa é a parceira ideal para atender a essa demanda.
É pertinente, portanto, que você resgate esse dado ao desenhar o perfil ideal de cliente para o serviço de mudança residencial. Lembre-se, ainda, de que alguns fatores complementares podem influenciar positivamente na necessidade de profissionalização.
Quando a casa tem centenas de móveis e eletrodomésticos ou quando os proprietários têm pouco tempo para pensar na dinâmica da mudança, as chances de apelarem a uma empresa especializada aumentam muito. Vale a pena explorar!
A essa altura, fica claro que o serviço de mudança residencial é uma boa oportunidade de mercado. Se seu desejo é ampliar o portfólio e diversificar as fontes de renda, se familiarizar com esse nicho pode ser uma decisão acertada. Confira, agora, alguns dos principais motivos para investir!
Como já mencionamos, os brasileiros apresentam uma média de 7 mudanças residenciais ao longo da vida. A perspectiva é interessante se você considerar o número de famílias na cidade em que opera.
É provável que o nicho de mudança residencial seja bastante lucrativo e contribua para fortalecer os caixas do seu negócio de modo recorrente. E mais: ao prestar um bom serviço, você pode contar com a indicação de clientes satisfeitos, o que potencializa seu alcance e preenche o cronograma de trabalho.
É comum que as transportadoras se dediquem ao serviço corporativo, ou seja, aquele voltado a atender outras empresas, abastecendo estoques ou realizando entregas. A boa notícia é que é possível ganhar mercado sem incorrer na necessidade de despender investimentos.
O foco em mudança residencial é uma boa resposta à inovação enxuta. Você pode expandir seus serviços e começar a olhar para o consumidor final, que também tem demandas que você é capaz de atender.
Além disso, a diversificação é o segredo em muitas das organizações mais bem-sucedidas. No mercado, trata-se do equivalente a colocar os ovos em várias cestas, garantindo que o fluxo de trabalho continue alto se algum segmento for impactado por eventos negativos.
Outro bom motivo para investir no serviço de organização de mudança residencial é a otimização dos recursos que você já tem. Desse modo, a necessidade de capital é suprimida e você se ampara nos investimentos que já fez.
A conta é bem simples: a frota já foi adquirida e os funcionários já têm contratos ativos, certo? Neste caso, a ampliação do escopo de trabalho permite que você explore a estrutura da empresa com ainda mais eficiência, evitando horas ociosas e prejuízos operacionais.
Para além de tudo isso, porém, é preciso ter em mente que um atendimento de excelência faz toda a diferença. Ao demonstrar profissionalismo e eficiência para lidar com o transporte da mobília, você assegura a satisfação do consumidor e mantém uma rede de contatos aquecida, contando com a indicação para potenciais novos clientes.
Depois de identificar a oportunidade e endereçar os recursos, a última etapa é formatar o preço do serviço. Para isso, o custo da cubagem (metro cúbico) da mudança deve considerar, por exemplo:
Se os itens forem frágeis, exigindo mais responsabilidade, ou consideravelmente pesados (tais como um piano), é possível negociar valores diferenciados — desde que respeite uma tabela fixa, que deve ser usada como base em atendimentos de mudança.
Com tudo isso em mãos, é hora de partir ao mercado. Para começar a executar serviços, invista na divulgação da novidade e aposte na indicação. Dessa forma, mesmo com um orçamento enxuto, você deve conquistar resultados cada vez mais expressivos.
A organização de mudança residencial requer planejamento e cuidados específicos, mas pode ser uma opção muito rentável no curto, médio e longo prazo. Analise seus recursos, verifique se a oportunidade é viável para o seu negócio e invista nesse novo nicho. Vale a pena explorar!
Nosso conteúdo sobre serviço de organização de mudança residencial foi útil e ajudou você a repensar estratégias e táticas da sua empresa? Excelente! O próximo passo é partir para o desafio de diversificar seu portfólio de serviços. Aproveite para compartilhar o post em suas redes sociais e maximize o alcance das informações. Sucesso e até a próxima!
Comentar
Muito obrigado pelas dicas incríveis do seu blog sobre mudança residencial.