A era digital chegou com tudo: e-commerce, redes sociais, influenciadores e o desejo de comprar e receber a mercadoria quase que imediatamente. Para se adequar às vontades dos consumidores, empresas buscam oferecer uma gama maior de produtos e serviços, com entregas rápidas.
Porém, devem pensar também na rentabilidade do seu negócio. Por isso, conhecer o que é Just In Time e aplicar esse método na logística pode fazer toda a diferença. Esse termo, advindo do inglês, pode ser traduzido por “na hora certa”.
É uma metodologia amplamente utilizada no setor logístico para denominar um sistema de administração que visa a produzir, comprar e transportar tudo no momento exato. Assim, é possível reduzir custos e desperdício de recursos, além de aumentar a produtividade dos processos logísticos.
Quer entender melhor o que é Just In Time e como aplicá-lo na sua empresa? Neste post, separamos algumas dicas para transformar o processo logístico do seu negócio e garantir economia. Acompanhe!
O sistema Just In Time foi criado na década de 1950, no Japão, pela empresa Toyota Motor Corp. Na época, buscava-se otimizar a produção e reduzir os custos, com mais rapidez, desde que sem perder a qualidade. Vale lembrar que, até então, os processos eram feitos em grande escala, com muito estoque e alta produtividade.
Nesse contexto, a forma de administrar a produção e os estoques passa a ter foco no cliente. Por isso, a quantidade exata e o tempo certo para produzir dependem da demanda, ou seja, primeiramente, os produtos são vendidos para poder ser comprada a matéria prima para produzi-los.
Assim que fabricados, são entregues aos consumidores. Isso elimina a necessidade de estoque e processos desnecessários, tornando-os mais eficientes — com qualidade e sem desperdícios.
O método deve ser aplicado com muita cautela e disciplina na administração do sistema de produção e entregas, pois qualquer erro é percebido pelo cliente. É preciso que todas as partes estejam cientes das suas funções e em sincronia.
O primeiro passo é organizar os processos, a começar por reduzir o número de fornecedores ao mínimo, estabelecer parcerias sólidas e capacitá-los para atender à demanda. Isso pode parecer arriscado, uma vez que deixa a empresa vulnerável a problemas de abastecimento de matéria-prima e produtos. Contudo, é uma medida fundamental para o sucesso do Just In Time. Por isso, conheça bem o seu mercado de atuação e público-alvo.
Em geral, é uma metodologia que serve muito bem para a logística, mas tome cuidado se a sua demanda oscila muito. Conheça as datas em que são mais solicitados recursos e escoamento, além de fazer previsões, com base no histórico de vendas do seu negócio. Para tanto, conte com a automação: softwares de agendamento de cargas podem auxiliar nessa gestão, de forma rápida e fácil.
Por ser muito versátil, conhecer o que é Just In Time e aplicar nos processos logísticos é essencial para manter a empresa rentável. O método pode ser adotado por diversos setores, em especial na gestão de estoque de produtos. A seguir, destacamos alguns desperdícios que poderão ser evitados:
Como visto acima, adotar um sistema administrativo Just In Time traz vantagens para a organização. Confira as principais abaixo.
O método consiste em aguardar o pedido pelo produto, para só, então, adquirir a matéria-prima, produzi-lo e entregá-lo, sem necessidade de armazenamento. Portanto, produzir conforme a demanda evita a formação de estoque e otimiza o espaço, reduzindo custos de locação.
Diminuir os estoques também reduz a quantidade de mercadorias danificadas. Além disso, o sistema busca evitar desperdícios em toda a cadeia produtiva, como a produção com mais cuidado, sem falhas e economia de insumos.
Em se tratando de empresas de pequeno e médio porte, a fluidez na produção e o estoque mínimo provocam uma mudança significativa na administração de custos e recursos, em especial nos investimentos com a matéria-prima. É uma excelente estratégia para manter um fluxo de caixa equilibrado.
A produção por demanda facilita as mudanças na produção, pois não há perda de estoque. Isso reduz desperdícios e traz mais rentabilidade para o negócio. Afinal, é sempre interessante poder adotar novas estratégias e ajustar alguns produtos, certo?
Agora, vamos dar algumas dicas valiosas para quem deseja colocar o sistema Just In Time em funcionamento na empresa. Veja como é fácil, se bem planejado e pensado!
Busque conhecimento, leia, discuta com colegas e tire suas dúvidas sobre todas as etapas do sistema. Aproveite os materiais disponíveis na internet — a informação é a melhor maneira de evitar erros ou reduzir efeitos indesejados. É sempre bom estar ciente dos riscos das nossas ações, não é mesmo?
Implantar essa metodologia nos processos de uma empresa provoca grandes mudanças estruturais. Portanto, repense toda a produção, em termos de custos, qualidade e eficiência. Alguns softwares contam com a ajuda da ferramenta kanban, que é capaz de organizar os fluxos de produção, por meio de cartões.
Esta dica vale ouro. Um bom relacionamento com os fornecedores de insumos para a produção evita que a empresa corra o risco de ficar sem matéria-prima. Conte com parceiros que não deixem o seu negócio na mão!
Da tradução “na hora certa”, o método exige muito planejamento para saber a quantidade de pedidos recebidos. Tenha os dados de projeções em mente, mas trabalhe com números reais! Lembre-se da ordem dos passos básicos: pedidos, produção e entrega.
O imediatismo e a expectativa que as compras online provocam nos consumidores geram grande responsabilidade para a empresa. Nesse sentido, aposte em entregas rápidas e eficientes, com o uso de roteirizadores de frotas para uma boa gestão de rotas de entrega e economia de combustível.
Após conhecer o que é Just In Time, parece simples implantar as etapas da metodologia nos processos logísticos. Porém, não se esqueça de que organizar as suas ações e monitorar todos os setores é fundamental para evitar erros.
Por isso, não deixe de contar com o auxílio da tecnologia, para ter todos os dados integrados em uma plataforma única. Hoje em dia, existem softwares no mercado que ajudam a melhorar a produtividade e a segurança das rotinas da empresa.
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