O uso da Tecnologia da Informação em logística é uma das alternativas para garantir que a sua empresa seja capaz de se adaptar às mudanças constantes do mercado. Essa medida também contribui para melhorar o relacionamento com o cliente quando a transportadora passa a utilizar sistemas de gestão que podem, inclusive, roteirizar a viagem.
Pensar na adoção de ferramentas informatizadas e o investimento em automatização são meios agregam valor aos serviços e garantem a qualidade de cada etapa do processo. O nosso objetivo é discutir como a roteirização tem potencial para aprimorar os resultados da área e reduzir custos.
Continue com a leitura deste conteúdo e descubra como a atividade de distribuição de mercadoria tem a ganhar com esse tipo de programa. Confira!
De modo simplificado, o trajeto de entrega de um veículo é representado pelo conjunto de todas paradas realizadas em cada destino. De acordo com o tipo de carga – lotação ou fracionado – pode haver somente um cliente ou múltiplas entregas.
Em ambos os casos, a escolha do trajeto é um fator estratégico que promove:
Ao considerar um conjunto de cargas com destinos distintos torna-se ainda mais importante planejar cada parada baseada na localização geográfica, nas janelas de entrega e na disponibilidade de veículos.
Esse é um cálculo complexo que envolve diversas variáveis para obter resultados satisfatórios. Por isso, a implementação de um sistema de roteirização torna a execução dessa atividade cada vez mais eficiente e ágil.
Tornar a atividade logística mais eficiente, econômica e produtiva é o objetivo da maioria das organizações que atua neste segmento. Afinal, a missão do setor de transporte de mercadorias é entregar o produto certo na hora certa, no local acordado e ao menor custo possível.
Por esse motivo, preparamos 5 dicas para ajudar a sua empresa a conquistar um diferencial competitivo e, com isso, a fidelização do cliente.
A ampliação do alcance geográfico é uma das táticas que mais influencia os resultados de transportadoras e operadores logísticos. Afinal, fornecedores e clientes nem sempre estão localizados próximos uns do outros.
Esse é o resultado de uma economia globalizada que atua para minimizar fronteiras entre compradores e fornecedores. Isso quer dizer que um fabricante localizado na região sudeste pode ter clientes importantes na região norte e vice-versa. Portanto, é essencial expandir as rotas para ser capaz de suprir essa demanda.
Porém, esse é uma mudança que exige cuidado para não se converter em prejuízo com o aumento dos gastos e o preço de frete abaixo do mercado.
Já não é possível separar a atividade logística dos avanços tecnológicos que garantem o sucesso desse tipo de operação. Por isso, um empreendedor consciente da importância da inovação busca soluções que pode aperfeiçoar todas as etapas do processo. Já mencionamos os sistemas de roteirização desenvolvido com o propósito de delinear a rota ideal para cada viagem considerando:
O seu funcionamento depende de cálculos matemáticos para programar os melhores roteiros. Com tantas funcionalidades e resultados positivos, esse tipo de ferramenta se encontra em alta demanda por ser capaz de priorizar o atendimento. Como resultado, é possível reduzir e definir roteiros de viagem ao menor custo possível aproveitando toda a capacidade de carga do veículo.
Muitas tarefas que compõe a operação logística dependem de seu planejamento prévio para garantir que os veículos cheguem ao seu destino dentro do prazo estipulado. Isso quer dizer que a rota mais ágil é apenas mais um dos aspectos a ser considerado. No caso de viagens interestaduais, é fundamental monitorar:
Se a sua empresa considera como custos somente o abastecimento e o desgaste da frota, então está na hora de rever este cálculo com urgência. Em geral, o cálculo da tabela de frete envolve um valor fixo por quilômetro percorrido e o reembolso de serviços como seguro de carga ou batedores e escolta, em caso de cargas especiais.
Por isso, mensurar os custos envolvidos na operação desde o momento que os produtos são coletados na origem até a sua descarga no local de destino. É importante também incluir a manutenção preventiva da frota bem como eventuais reparos que podem deixar o veículo ocioso.
Com a expansão das rotas atendidas pela transportadora surge a necessidade de realizar entregas que percorrem longas distâncias. Essa é uma tarefa complexa que deve considerar não só o itinerário, mas requer a programação de paradas para descanso e a contratação de motorista auxiliar para não interromper a viagem por longos períodos.
A segurança da carga também deve ser avaliada, portanto estacionar no acostamento da estrada durante a noite não é uma atitude recomendada. Por conta disso, é necessária a utilização de serviços de acomodação do condutor e para o caminhão, o que eleva os custos.
A gestão de transporte é um conjunto de diversas atividades que, além de roteirizar a viagem, são responsáveis por fomentar uma parte importante da economia. Além disso, o ganho de produtividade é um resultado essencial para o crescimento de seu negócio. Portanto, esse é um recurso que favorece tanto pequenas como empresas do ramo.
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