A gamificação na logística e na gestão da cadeia de suprimentos está sendo usada como uma ferramenta importante para simplificar processos e aumentar a eficiência da gestão. Esse conceito ganhou espaço nas organizações devido a sua proposta inovadora que busca educar os profissionais da área e melhorar o seu desempenho.
Com isso, a sua utilização também é bastante ampla, pois não fica restrita aos processos administrativos. A gamificação já está presente nos armazéns, na gestão de frotas e são usadas durante o trajeto pelos motoristas.
Assim, elaboramos esse conteúdo para demostrar o papel dessa nova tecnologia e explicar quais benefícios podem ser conquistados. Continue lendo para conhecer mais detalhes!
Antes de aprofundar sobre o seu papel na logística, vamos entender o conceito mais amplo de gamificação. Gamification, como também é chamado, é um processo que consiste em trazer elementos dos jogos de video game para ambientes dos quais não faz parte.
Tradicionalmente, estamos falando dos setores de educação, saúde, marketing e, no contexto deste artigo, logística. A teoria que se provou real é que quando são adotados elementos de jogos é possível conquistar um nível mais alto de engajamento nas atividades e melhoria dos processos.
Alguns desses elementos são:
A partir desse preceito, diversas áreas passaram a adotar a gamificação incorporada ao trabalho como forma de melhorar os resultados. Portanto, vale a pena explorar as suas aplicações no setor de transportes.
Os sistemas de gamification existentes hoje são o resultado de um processo de automação e transformação digital que não seria possível em outras épocas. Vivemos em uma era guiada pela gestão de dados e processos desenvolvidos por meio de data driven.
Portanto, esse é o cenário ideal para o surgimento desse conceito que insere jogos nas rotinas de trabalho. Para os empreendedores que decidem dar esse passo, é preciso conhecer como colocar essa inciativa em prática.
Como a implantação de qualquer sistema, uma plataforma de gamification deve refletir as características do ramo de atuação e ser compatível com as necessidades da empresa. Por isso, é importante que a ferramenta possa ser personalizada para configurar cenários, desafios e premiações de acordo com os objetivos do gestor.
Além disso, é importante que a ferramenta tenha uma ampla gama de temas como logística reversa, controle de estoque e processamento de pedidos. Tudo isso ajuda a simplificar o processo de compartilhamento de informações e aumenta a integração entre as áreas.
A transparência das informações está entre os pilares do conceito de gamificação nas organizações. O desenvolvimento esperado não pode ser alcançado sem o compartilhamento de informações importantes com relevância na execução das atividades.
Esse princípio também vale para comunicar as regras e receber feedback. Durante o uso da plataforma, o profissional deve ter acesso ao seu desempenho para saber em quais áreas é bem-sucedido e quais requerem melhorias. Portanto, é recomendado que essa plataforma siga o planejamento criado para possibilitar a integração logística.
A automação ajuda em diversos cenários como a emissão de documentos fiscais, controle de inventário e o planejamento da rota de entrega. Contudo, a proposta da gamificação é reformular as tarefas que são repetitivas e exaustivas no decorrer do tempo.
Essa é uma iniciativa que promove um senso de responsabilidade sobre o processo e resulta em um trabalho comprometido com o resultado da equipe. Isso também aumenta a motivação, pois há várias formas de promover o engajamento.
Existem diversos tipos de ferramentas que podem ser utilizadas para melhorar a operação de transportes. A gamificação é apenas um dos exemplos do que pode ser alcançado quando a empresa encontra meios diferenciados de executar a sua estratégia.
Com imaginação e o desenvolvimento da equipe, é possível conquistar diversos benefícios.
Reter talentos e proporcionar a tão sonhada satisfação no trabalho são desafios que muitos gestores enfrentam. Os atributos dos jogos ajudam a desenvolver novas habilidades e ajuda a explorar o potencial da equipe.
Aliás, esse fator ajuda a criar uma competição saudável com missões que representam as atividades a serem concluídas. A possibilidade de conquistar as recompensas também geram o incentivo para concluir a rotina de trabalho.
O treinamento dos profissionais para assumir novas funções ou fazer parte de um novo departamento pode ser um desafio. Geralmente, a maior dificuldade é alinhar os procedimentos de trabalho e seguir normas.
O processo de gamificação pode ser introduzido para inovar na forma como informações são transmitidas. O objetivo não é criar uma punição, mas sim, criar uma prática educativa sobre os aspectos que requerem melhorias.
Motivação é um resultado que não pode ser alcançado sem que a equipe sinta que tem autonomia para tomar as próprias decisões e solucionar os problemas que surgem no dia a dia. Esse fator ajuda a otimizar a relação com os clientes por causa da flexibilidade e da agilidade do atendimento.
Também há impacto na valorização dos funcionários que sentem que a suas ideias são reconhecidas. Como resultado, a inovação no trabalho cresce com a criação de soluções que impactam positivamente a operação logística.
A gamificação na logística é um conceito que produz resultados em diversas áreas desde a mensuração dos resultados até a proposta de novas ideias. Esse é o reconhecimento de que o elemento humano quando combinado com novas tecnologias é capaz de superar expectativas e ajudar o negócio a crescer.
A estratégia de gamification é apenas um dos recursos disponíveis para a otimização dos serviços logísticos. Se você tem interesse em conhecer com outras mudanças estão criando resultados impressionantes, acesse o nosso artigo sobre 5 novas tecnologias de rastreamento de cargas. Fique por dentro!