A Secretaria de Estado da Fazenda recentemente publicou novas alterações que influenciam diretamente na forma de consulta aos documentos fiscais eletrônicos.
Essa mudança já estava prevista nos ajustes Sinief 16/18 e 17/18, anteriormente aqui citados, que pretende impedir formas de consultar os documentos fiscais eletrônicos.
A alteração é apenas mais um passo para as mudanças que estão ocorrendo na forma da consulta e importação dos documentos apenas por meio do certificado digital.
O aviso já havia sido publicado via Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ) em novembro de 2018, o qual irá prejudicar inúmeras empresas e escritórios que dependiam das consultas para poder manter a sua empresa em dia com suas obrigações.
Alguns estados brasileiros ainda estão dentro do prazo de adequação, e ainda oferecem a consulta regular dos documentos fiscais eletrônicos. No entanto, é uma questão de tempo para que a SEFAZ de todos os estados adotem a ideia. Saiba mais sobre as mudanças:
Anteriormente para consultar as notas ou realizar a importação das mesmas para a emissão de CT-e era necessário informar sua chave de acesso, número composto por 44 dígitos encontrado no DANFE e logo na sequência inserir o captcha, com isso seria liberado o acesso a nota completa.
Mas a partir de agora o sistema que será utilizado para o consulta aos documentos fiscais eletrônicos será o sistema conhecido como “ReCaptcha”, ou seja, aquele sistema em que o usuário precisa confirmar através de poucos cliques para o servidores da Sefaz que ele não é um robô.
Infelizmente isso faz parte do sistema de segurança do Google e não está ao alcance da Bsoft mudar.
– O processo de consulta para os usuários do nsdocs ficará mais lento que o comum;
– O sistema irá solicitar ao cliente em que clique corretamente nas imagens apresentadas, em alguns casos até repetidamente;
– Para os usuários do Internet Explorer 8, em alguns casos o sistema de ReCaptcha pode não funcionar e se você é um usuário desse navegador, outro poderá ser muito mais útil e rápido na sua consulta aos documentos fiscais;
Como percebemos a Secretaria de Estado da Fazenda vem modificando cada vez mais as formas de consulta aos documentos fiscais eletrônicos, em breve todas as formas de consulta pública e importação de NF-e serão bloqueadas.
Esse é o momento para buscar novas formas de importação, a melhor e mais recomendada de todas é a consulta por meio do certificado digital.
Não deixe que o processo de emissão de CT-e seja prejudicado na sua empresa, consulte nossos atendentes para saber outras formas de consultar e importar os documentos fiscais eletrônicos e manter suas operações em dia!
Confira o vídeo em que o diretor comercial da Bsoft apresenta como ficou a emissão de CT-e, via Controle de Transportadoras, após a alteração realizada pela SEFAZ. O vídeo pode ser conferido neste link.