Para que uma empresa de transportes tenha roteiros de entregas eficientes, é fundamental propor um planejamento correto de suas operações, pois isso promove a diminuição de erros e otimiza os ganhos financeiros. Há algumas práticas que auxiliam seu negócio a criar essas rotas a fim de que você consiga se destacar no ramo e sair à frente da concorrência.
Ou seja, quanto maior for o planejamento, melhores serão os resultados logísticos da empresa. Essa prática merece atenção, pois ela serve para indicar os passos necessários para que as entregas sejam realizadas com qualidade e com o menor tempo possível.
Dessa forma, preparamos este texto para que você conheça algumas dicas de como criar uma roteirização eficiente para a sua empresa. Confira agora!
É fundamental criar um planejamento semanal para otimizar suas operações de entregas. Com essa prática, é possível identificar todos os trabalhos que serão feitos nesse período, a fim de facilitar sobre qual é o momento adequado para realizar cada uma.
Além do mais, com a implantação do planejamento semanal, é possível notar que uma entrega com prazo para o início da semana fica ao lado de uma que será para o final do mesmo período.
Assim, você perceberá que em vez de fazer dois transportes, é possível garantir a entrega de ambas. Isso proporciona uma melhoria dos processos logísticos da empresa e também possibilita a entrega antecipada. Um bom software voltado para o planejamento de entregas também é uma boa ideia, pois ele é capaz de facilitar e garantir ótimos resultados nessa atividade.
Quanto mais um motorista é bem treinado, melhor ele desempenha suas atividades e de maneira mais respeitosa ele se porta com a empresa. Isso quer dizer que um time que passe por treinamentos contínuos pode seguir as condutas de entrega de forma exemplar, garantindo a agilidade e a eficiência na sua atividade laboral.
Além disso, o treinamento constante das equipes de colaboradores demonstra a sensação de que eles se importam e valorizam as pessoas. Ou seja, você terá a chance de contar com um time de trabalhadores motivados e comprometidos com as atividades.
Você entende que um sistema de distribuição que tem o hábito de cometer atrasos de entregas provoca uma grande insatisfação aos clientes, não é mesmo? Pois bem, essa prática prejudica a reputação do negócio e, por isso, o uso da tecnologia pode ser uma grande aliada na otimização dos roteiros de entregas.
Para realizar esse controle de forma prática, busque por softwares ou planilhas eletrônicas que sejam capazes de monitorar os prazos. Não opte por uma postura passiva que apenas fica aguardando as chegadas e saídas de estoque.
Vá atrás e faça um controle minucioso do andamento das entregas, analisando se tudo está sendo realizado dentro do padrão aceitável. Assim, encontre uma ferramenta em que você faça o cadastro de dados da encomenda e lance avisos quando um produto necessitar sair para cumprir o prazo.
Esse tipo de programa também recebe a confirmação da chegada da mercadoria. Desse modo, será mais simples aplicar um bom planejamento de entregas, levando em conta as paradas necessárias e a roteirização do que precisa ser concluído.
É sempre melhor trabalhar com a prevenção de riscos do que buscar resolver algum problema que tenha surgido. São questões como acidentes na estrada, roubos de carga ou algum acontecimento que provoque mudança nos roteiros de entregas. Circunstâncias ocorrem e é interessante estar preparado para elas.
Dessa forma, caso seja necessário realizar um controle de entregas, é fundamental prever o que pode acontecer. Então, coloque em prática um mapeamento de todos os riscos relacionados ao transporte, a fim de que você consiga incluir uma margem de segurança na sua estratégia.
Além disso, também é viável antecipar soluções para esses contratempos ao estipular limites de velocidades, incluir câmeras de segurança na frota ou delinear caminhos alternativos para o caso de haver algum problema que bloqueie as estradas. Agende também o envio para não ocorrer frustrações na hora de entregar uma mercadoria.
O grau de dificuldade de projetar a rota vai depender do volume de pedidos e da localidade. Porém, adotar roteiros de entregas eficientes vai facilitar bastante o controle das operações, diminuir os custos de combustível e otimizar a atividade da frota.
Observe que boas atitudes como a organização podem melhorar bastante as atividades da sua empresa. Assim, determine um roteiro iniciando pela parada mais distante e opte depois pelas que estão no entorno para diminuir o tempo de entrega.
Para analisar e saber quais são as rotas mais favoráveis ao seu negócio, você pode utilizar um software de automação do processo, o que vai evitar possíveis erros de cálculo na hora de colocar sua frota na estrada.
É primordial que você tenha o controle do que entra e do que sai do estoque a fim de evitar atrasos ou outros problemas. Por isso, usar um recurso de monitoramento é interessante para ficar a par dos processos de entrega da empresa.
Existem sistemas que monitoram cargas em tempo real, possibilitando calcular o prazo de entrega e quais rotas devem ser seguidas.
É possível também utilizar câmeras de segurança nos veículos, o que é muito bom no caso de ocorrer acidentes ou roubos. Você pode se comunicar diretamente com o motorista por meio de um Sistema de Gerenciamento de Transporte (TMS), por exemplo.
Optar pelo monitoramento da frota é fundamental para cumprir e controlar todo o sistema de entregas. Assim, é possível fazer uma melhor gestão dos motoristas e entender o que exatamente está provocando atrasos para a empresa. Com essas informações, vai ser possível realizar um planejamento para melhorar todos os seus processos.
Enfim, para ter roteiros de entregas eficientes na empresa, você já percebeu que deve adotar medidas para otimizar suas operações. A tecnologia é uma grande aliada nisso, pois ela promove bons resultados e melhora a eficiência dos seus processos, o que favorece a diminuição de custos e de atrasos, aumentando, dessa forma, a satisfação dos clientes.
Se você gostou das dicas e quer ter acesso a outros conteúdos como este, siga-nos nas redes sociais: Facebook, LinkedIn, YouTube!