Devido aos avanços da tecnologia e ao aumento da exigência dos clientes por mais qualidade, é preciso que o empreendedor esteja atualizado com relação às mudanças, para que sua empresa possa acompanhar o mercado, focando principalmente inovações na operação, atendimento e satisfação do consumidor como diferenciais.
Por este motivo, conhecer as tendências de transporte e logística para 2019 é fundamental. Afinal, entender melhor sobre as principais vai contribuir para que você possa adotar as melhores estratégias com finalidade preventiva e corretiva e, assim, garanta um serviço eficiente. Pensando nisso, separamos algumas tendências que prometem impactar o setor em 2019. Confira!
A inserção de máquinas independentes torna-se cada vez mais real no mercado de transportes. São diferentes ferramentas capazes de realizar ações sem a presença direta de uma pessoa. Atualmente, na logística, já existem alguns tipos de tecnologias inteligentes que executam atividades importantes para uma empresa, como:
O veículo autônomo ganhou força depois que empresas como a Google e a Microsoft anunciaram que estavam criando seus próprios projetos de carros sem motoristas. A ideia principal é permitir que os veículos sejam controlados a distância ou de forma independente, juntando vários recursos tecnológicos que coletam dados sobre o ambiente e decidem qual é a melhor alternativa a ser tomada ao longo de uma viagem.
A implementação desse tipo de recursos traz muitas vantagens para as empresas logísticas, como redução dos custos na contratação de motoristas, aumento da eficiência nas entregas e baixos riscos de acidentes.
Patenteada pela Amazon, é uma das principais tendências de transporte e logística para 2019 por consistir nas primeiras movimentações da mercadoria, antes mesmo de o cliente finalizar a compra.
Isso é possível devido a algoritmos capazes de reconhecer padrões de certos clientes. Caso eles percebam uma grande possibilidade de compra, o item é encaminhado para o centro de distribuição mais próximo do possível comprador. Isso diminui o tempo de espera e aumenta a satisfação do cliente.
É uma tendência relacionada ao grande volume de dados que são gerados todos os dias por empresas e clientes. Reunir e analisar tudo é um trabalho cansativo e complexo. A companhia que conseguir processar tantas informações, inicialmente desconexas, e transformá-las em insights para auxiliar na tomada de decisões vai ficar à frente da concorrência.
No setor de logística, essa ferramenta pode, por exemplo, encontrar padrões e realizar muitas análises preditivas que vão gerar economia nos gastos de operação e aumento da possibilidade de propiciar ao consumidor uma experiência satisfatória.
Trata-se de uma prática desenvolvida pelo ramo com o objetivo de assegurar que as embalagens plásticas e resíduos de produtos tenham a destinação apropriada. Ou seja, é uma ação de recolhimento, só que partindo do consumidor final para o lugar de origem.
A Lei nº 12.305/10 foi publicada no Brasil com a finalidade de obrigar as empresas a dar o fim adequado aos resíduos sólidos, buscando sempre a preservação do meio ambiente. Como a regra versa sobre todos os serviços relativos a uma marca, até aqueles que já foram distribuídos, foi necessário elaborar estratégias para se adequar. Nesse momento, surgiu a logística reversa.
Assim, as instituições passaram a usar os mesmos veículos de entrega para o recolhimento do material. Na prática, se tornou algo lucrativo, já que o transporte voltaria vazio para o ponto de partida. Essa medida está relacionada às melhores técnicas de reutilização e reciclagem, já que muitos resíduos podem ser reaproveitados, originando outros objetos úteis.
O mercado de logística tem realizado movimentos relevantes para diminuir a emissão de carbono e firmar compromissos para reduzir os impactos nocivos no meio ambiente. Além disso, os clientes estão cada vez mais conscientes e compromissados com organizações que buscam realizar suas atividades de forma sustentável.
Quem adere ao programa tem ganhado um papel de destaque no mercado e conquistado um diferencial entre os concorrentes.
Por isso, ações importantes e inteligentes já estão sendo trabalhadas na busca pela sustentabilidade e, consequentemente, redução de custos, como: compartilhamento de fretes, otimização de rotas, manutenção regular dos caminhões, fazendo com que emitam gases menos nocivos, entre outras.
A automatização de atividades repetitivas do dia a dia é uma tendência em todos os ramos industriais, não só na logística. Mesmo que pareça somente a substituição do homem por uma máquina, a adoção de ferramentas inteligentes gerará novos empregos e demandas por profissionais especializados.
Um exemplo é a realidade aumentada, que é uma tendência logística que possibilita o acesso ao produto por meio de lentes inteligentes que permitem a localização de mercadorias, envio de comando para a separação, conferências, leitura de código de barras, entre outras funções. É um recurso eficiente porque traz precisão e rapidez para os procedimentos, além de ser mais prático para o operador.
Um dos grandes desafios da logística no passado era o acompanhamento do trajeto dos veículos, principalmente pelo fato de a maior parte do contato entre empresa e motorista só ocorrer em alguns pontos de parada.
Nos dias atuais, com as soluções existentes, já é possível monitorar o transporte de cargas em tempo real. GPS nos veículos e até mesmo aplicativos de celular são algumas tecnologias usadas com esse objetivo.
Como tendências para os próximos períodos, vislumbra-se maior simplicidade de gestão, como novos sistemas sendo criados diretamente para os veículos. Além disso, a contribuição do consumidor no acompanhamento também é uma questão natural, propiciando maior transparência do serviço e viabilizando que ele veja o status atual da sua entrega.
Essas são apenas algumas tendências de transporte e logística para 2019. Como pôde ser visto, a tecnologia vem desempenhando um papel importante para o setor. Por isso, é essencial investir na automatização dos processos e no que há de mais novo no mercado.
Contudo, antes de implementar uma inovação, é preciso identificar as mais apropriadas ao seu tipo de negócio e, assim, garantir a segurança, eficiência e qualidade nos serviços de carga.
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2 Comments
Se a tecnologia continuar tirando a força do trabalho Humano Teremos muitos desempregados E as impressas não teriam para quem vender seus produtos e serviços
Boa tarde Maria!
Realmente isso é uma situação muito preocupante com toda evolução da tecnologia atualmente, entretanto por mais que ocorram grandes mudanças em pouco tempo, vemos que o esforço e trabalho humano ainda é algo necessário nas organizações seja para controlar máquinas, tomar decisões estratégicas baseada em comportamentos, entre outras funções que ainda venham a depender desse auxilio humano e não-automatizado.
Trabalhar a tecnologia lado a lado com a capacidade de evoluir do ser humano irá nos permitir chegar muito longe com as organizações e construir um futuro onde haja espaço para que todos possam crescer pessoalmente, profissionalmente e desenvolver as suas habilidades.
Abraços.