O Brasil é um dos países que mais consome combustível no mundo. E todo este combustível precisa ser distribuído da petroleira para as distribuidoras e das distribuidoras para os postos de combustível.
Isso envolve muito trabalho e regulamentações para garantir a segurança. Para deixar mais claro, preparamos este post com informações sobre este tipo de transporte, confira.
Basicamente três empresas controlam a distribuição de diesel no Brasil. O nosso país está entre os 10 países que mais consomem gasolina e diesel no mundo.
De acordo com a empresa de pesquisa energética, todos os anos são consumidos 64 bilhões de litros de diesel, 43 milhões de litros de gasolina, além de 16 bilhões de litros de etanol.
Para que estes combustíveis cheguem ao consumidor final nos postos, existem cerca de 140 distribuidoras espalhadas pelo Brasil, porém apenas três dessas empresas são responsáveis por 63% da distribuição em território nacional, são elas:
O transporte de combustível requer uma série de cuidados especiais para garantir a segurança de todos envolvidos e minimizar os riscos de acidentes e contaminação ambiental. Aqui estão os principais cuidados necessários:
Conforme mencionado anteriormente, existem diversas leis para padronizar o transporte de combustível e garantir a segurança. É importante estar em conformidade com todas as regulamentações pertinentes ao transporte de combustíveis. Isso inclui obter as licenças e permissões necessárias.
Atualmente apenas determinados veículos podem realizar o transporte de combustível. Eles passam por inspeção e precisam de Autorização Especial de Trânsito para trafegarem. Não é mais permitido transportar combustível em recipientes como galões e outros vasilhames como ocorria anteriormente.
Os veículos de transporte devem ser claramente marcados com placas indicativas de material perigoso, incluindo os símbolos e números da ONU que identificam o tipo de combustível sendo transportado.
Se você deseja saber qual é o número ONU apropriado para o produto, verifique o nosso guia abaixo:
Equipamentos de segurança adequados devem ser usados durante o carregamento, transporte e descarregamento de combustíveis. Isso inclui EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para os trabalhadores, como luvas, óculos de proteção e roupas antiestáticas.
Como os caminhões costumam ser altos, também se faz necessário equipamentos para trabalho em altura.
Todos os funcionários envolvidos no transporte de combustíveis devem receber treinamento específico sobre procedimentos seguros de manuseio, primeiros socorros e medidas de emergência em caso de acidente. Inclusive, alguns cursos são obrigatórios para motoristas poderem transportar estas cargas, falaremos sobre isso mais adiante.
Inspeções regulares nos veículos de transporte e nos recipientes de combustível devem ser realizadas para garantir que não haja vazamentos. Qualquer sinal de desgaste ou dano deve ser imediatamente corrigido.
É fundamental ter um plano de emergência em caso de acidentes, incluindo vazamentos, incêndios ou derramamentos. O plano deve incluir procedimentos de evacuação, comunicação com autoridades locais e medidas de contenção de danos.
Mantenha distâncias seguras de outras substâncias perigosas, fontes de calor e chamas abertas durante o transporte de combustíveis.
Os motoristas devem ser instruídos a dirigir com cautela, evitando manobras bruscas e obedecendo às regras de trânsito, para minimizar o risco de acidentes.
Utilize sistemas de monitoramento para acompanhar a localização e o status do transporte de combustível em tempo real, facilitando a intervenção rápida em caso de irregularidades.
Seguir estas diretrizes não apenas ajuda a proteger as pessoas e o meio ambiente, mas também garante a eficiência e a legalidade do transporte de combustíveis.
Existem alguns cursos que os motoristas precisam fazer para poderem transportar combustível, confira a lista abaixo:
O MOPP é um curso obrigatório para que o motorista seja habilitado ao transporte de combustível, uma vez que este tipo de produto é considerado perigoso. O curso possui 40 horas de duração na primeira certificação e duração de 16 horas para a renovação, que deve ser realizada a cada 5 anos.
Uma característica importante é que ele deve ser renovado no estado da carteira de habilitação do motorista.
A NR 20 é uma norma regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para segurança e saúde no manuseio de combustíveis e gases líquidos. O treinamento para funcionários é um dos requisitos para cumprir a norma. O curso tem duração de 32 horas, renovação 4 horas, validade de 1 ano.
Em muitos casos, os próprios motoristas carregam o caminhão com o combustível nas distribuidoras, onde os reservatórios costumam ser altos, exigindo que os mesmos saibam como trabalhar em alturas.
O trabalho em alturas no Brasil é regulamentado pela NR 35, onde o curso tem 8 horas de treinamento e é válido por 2 anos.
Os cursos devem ser realizados em instituições reconhecidas e credenciadas pelos órgãos competentes do país onde o motorista irá operar. No Brasil, por exemplo, o Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) são os órgãos que regulamentam esses treinamentos. Ao concluir esses cursos, o motorista recebe certificados que o habilitam a transportar combustíveis e outros produtos perigosos, atestando sua capacidade e conhecimento para realizar o transporte de forma segura e eficaz.
Neste texto, vimos como funciona o transporte de combustível tem no Brasil, os cuidados necessários e cursos que podem ser realizados pelos motoristas. Para ler mais textos como esse, acompanhe nosso blog regularmente, o que pode ser feito assinando a nossa newsletter!
2 Comments
Que artigo incrivel e bem feito.
Transportar combustivel é um grande negócio mas de alto risco para os amadores.
Olá, Gilberto!
Ficamos muito felizes por você ter gostado de nosso conteúdo, continue acompanhando!