Conhecer a capacidade de peso e carga dos caminhões é fundamental, pois isso influencia em vários fatores relacionados à manutenção do veículo, bem como na segurança do caminhoneiro e dos passageiros dos outros veículos que transitam na mesma via.
Neste artigo, você vai conhecer sobre a importância de saber o quanto cada tipo de caminhão pode transportar. Além disso, encontrará informações sobre quais são os tipos de caminhões e suas respectivas cargas transportadas, além das tabelas de capacidade de carga (DNIT e ANTT).
Ao final você poderá utilizar o nosso Simulador de Capacidade de Carga para conferir a capacidade de carga de diferentes tipos de caminhões. Continue a leitura!
É fundamental compreender e, principalmente, respeitar a capacidade de peso e carga de cada tipo de caminhão. Isso porque, além de saber que está trafegando de acordo com a lei, as manutenções em médio e longo prazo serão menores, implicando em menos custos com o veículo. Além disso, vale ressaltar que, com mais manutenções, aumenta o tempo estacionado — período que o caminhão poderia estar trabalhando e gerando lucro.
Por outro lado, ao optar por um modelo com maior capacidade do que necessário também traz prejuízos, pois o custo e a autonomia serão maiores em relação à carga que ele comporta. Veja a importância de descobrir a capacidade de peso e carga dos caminhões:
O Denatran é órgão responsável pelo estabelecimento dos parâmetros técnicos para regulamentar o trânsito de veículos automotores. Com isso, o anexo da portaria nº 268/2022 classifica os tipos de caminhões e suas capacidades máximas de carga por eixo.
Tal determinação é fundamental, pois ao instituir limites para os pesos transportados, resulta em maior garantia da segurança do caminhoneiro e demais usuários das vias. Conheça, a seguir, os tipos de caminhões.
Esses veículos são classificados com base nas seguintes características:
Essa classificação contém três tipos de veículos, listados a seguir.
Especificação criada pela prefeitura da cidade de São Paulo para veículos ¾ fabricados de janeiro de 2005 em diante, os quais podem circular nas zonas de restrição da cidade. Seu tamanho é de até 2,20 metros de largura e 7,20 metros de comprimento. Tal denominação é base também para outros municípios brasileiros com restrições de circulação de caminhões nos perímetros urbanos. A capacidade de carga dos caminhões VUCs é de 3 toneladas.
Trata-se de um caminhão não-articulado com comprimento de até 14 metros e somente um eixo de roda dianteira. Além disso, ele pode ter até seis pneus, sendo quatro na parte detrás (eixo duplo) e dois na parte da frente. A capacidade do caminhão toco é de 6 toneladas e o peso bruto máximo é de 16 toneladas.
Esse modelo também tem comprimento limitado a 14 metros e conta com dois ou três eixos de rodas em tandem (duplas) na traseira — por isso é considerado trucado. Dessa forma, sua capacidade de carga é maior. Por comportar cargas mais pesadas, ele pode acoplar uma composição, sendo, assim, utilizado como unidade tratora. A capacidade do caminhão truck é de 10 a 14 toneladas. Já o peso bruto máximo é de 24,15 toneladas.
Esses tipos de caminhões são considerados como “unidades tratoras”, pois transportam cargas mais pesadas. São constituídos por: cabine, motor e acoplamento no chassi — a quinta roda — em que é acoplado um semirreboque, conectado para transportar cargas. Além disso, a capacidade de carga depende, ainda, do tipo de implemento utilizado.
O cavalo mecânico (caminhão trator) simples é o veículo que atua como um rebocador, transporta cargas muito pesadas, contando com apenas um eixo tracionado. Sua capacidade é de até 34,6 toneladas.
Nesse caso, existe um conjunto de eixos (truck) para tracioná-lo, suportando um peso maior do semirreboque acoplado. Esses dois tipos de caminhões pesados são subdivididos em:
Além dos cavalos mecânicos (caminhões pesados), podem ser usados como unidades tratoras, resultando em uma Composição de Veículos de Carga. A seguir estão alguns exemplos.
Nesse tipo, a formação da carreta é feita pela composição de dois ou mais veículos, logo, o caminhão reboca uma ou mais unidades de carga. Trata-se de um conjunto de veículos articulados, com um ou mais implemento rodoviário, que podem se denominar reboque ou semirreboque, os quais são acoplados a uma unidade de caminhões de carga pesada.
Tais composições precisam respeitar a CMT (Capacidade Máxima de Tração) dos caminhões, bem como observar os comprimentos e pesos máximos permitidos em lei. Além disso, a depender do comprimento ou peso da composição, é preciso uma Autorização Especial de Trânsito (AET) para circular, sempre com horários e trajetos determinados pelas autoridades. Os tipos de CVCs variam bastante, como:
Ficou com dúvidas sobre qual o veículo ideal para transportar a carga? Faça simulações considerando peso da carga nesse material interativo que a Bsoft desenvolveu para te auxiliar:
Existem duas tabelas de capacidade de carga, a DNIT e a ANTT. Entenda como funciona cada uma delas a seguir.
DNIT é a sigla de Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. A tabela é exclusiva para cargas de caminhões. Ela traz três informações:
Já a tabela ANTT, sigla para Agência Nacional de Transporte Terrestres, apresenta quais são as cargas mínimas para o modal rodoviário. Portanto, essa tabela fixa os preços mínimos para cada tipo de frete.
Com as informações apresentadas neste artigo, você pôde entender sobre importância de conhecer mais em relação à capacidade de peso e carga dos caminhões divididas entre os vários tipos de veículos existentes.
Você já conhecia a variedade de veículos e suas respectivas capacidade de peso e carga? Aproveite para deixar um comentário contando o que achou das informações deste conteúdo.