No processo logístico, uma das rotinas mais importantes é o controle de fretes. Cada uma das etapas da operação contribui para a entrega do produto no destinatário com presteza e qualidade.
Essa é uma ferramenta importante que é usada no planejamento, na tomada de decisão e na otimização do fluxo de distribuição. Assim, nós queremos destacar o valor dessa atividade e vamos usar esse post para incentivar que a sua empresa adote iniciativas de melhoria.
Se você tem interesse em saber mais sobre o assunto, continue com a leitura deste post. Confira!
Em termos simples, o controle de fretes consiste em acompanhar por meio de planilhas ou sistemas integrados, a execução das atividades logísticas. Alguns dos controles mais comuns incluem:
Se a transportadora também oferece o armazenamento temporário de produtos, a gestão do estoque e a circulação de mercadorias também vão figurar entre os itens que fazem parte do controle.
Além disso, outro elemento que merece destaque está relacionado à atividade das transportadoras que contratam motoristas autônomos. Nesse caso, é preciso contabilizar as despesas corretamente para arcar com o acerto do motorista de acordo com os serviços prestados.
Ainda falando sobre o aspecto financeiro do processo, a operação de transportes é conhecida pelos seus custos elevados. Por esse motivo, é importante que o gestor estabeleça mecanismos para acompanhar as finanças o que, por sua vez, afeta os preços da tabela de frete.
Um olhar atento sobre a execução dos processos revela como esse controle é importante para o resultado da operação. Por isso, vamos apontar os principais benefícios dessa prática.
A auditoria de frete é um processo realizado pela empresa contratante com o intuito de conferir os documentos fiscais e os comprovantes de entrega. Esse processo recebe destaque devido a sua influência nos valores pagos pelos serviços prestados.
É do interesse dos embarcadores das mercadorias confirmar que a cobrança é devida. Isso ajuda a evitar pagamentos em duplicidade e impede que a empresa pague valores além do foi combinado.
A auditoria também favorece as transportadoras, uma vez que demonstra transparência e confiabilidade nas transações financeiras. Assim, é essencial disponibilizar as informações exigidas e colaborar com a execução dessa apuração.
Anteriormente, nós mencionamos que as empresas que contratam motoristas autônomos tem a obrigatoriedade de fazerem o acerto com os profissionais. Essa é uma conferência complexa e que está sujeita a erros que podem comprometer o cálculo.
Por isso, além de entender como apurar o valor devido, é fundamental contar com soluções que propiciam a execução dessa rotina com precisão.
Um dos aspectos mais importantes é o reembolso de despesas como o pagamento de pedágios e a compra de combustível. Esse é o primeiro lançamento, em seguida, é preciso considerar a tarifa do serviço prestado.
Como o embarcador ainda não fez o pagamento pelo pedido de frete cabe à transportadora usar o seu capital de giro para fazer o acerto. Portanto, é essencial ter um sistema de gestão que permita acompanhar os recebimentos e pagamentos sem falhas.
Um dos maiores responsáveis pela redução de custos logísticos é o planejamento das atividades em todas as etapas da distribuição. A gestão da transportadora começa a partir do pedido de frete, o que desencadeia as demais rotinas.
Isso inclui a coleta das mercadorias, a consolidação da carga no armazém, a escolha do veículo mais adequado e a programação do trajeto. Todos esses elementos são uma fonte de economia, pois é possível reduzir custos e garantir a entrega no prazo.
Além disso, contribui para que a transportadora possa se diferenciar no mercado e conquistar novas oportunidades de negócio.
Em primeiro lugar, é importante destacar que não existe um modelo único de controle de fretes. Portanto, a nossa recomendação é avaliar o contexto da sua empresa e a disponibilidade de recursos.
Por exemplo, uma grande transportadora pode contar com um sistema de gestão robusto que automatiza a maior parte das rotinas.
Por outro lado, uma empresa de pequeno porte usa planilhas eletrônicas e registros manuais para executar o controle.
Ambas as alternativas são aceitáveis e desempenham o seu papel corretamente. Porém, os gestores devem estar cientes de que, conforme o negócio cresce, maior será a necessidade de tecnologias mais completas para aumentar a produtividade.
Os veículos usados na operação logística são, ao mesmo tempo, o patrimônio de maior valor e a maior fonte de custos operacionais. Manter a frota em pleno funcionamento requer:
Todos esses elementos devem ser lavados em consideração para formular uma análise da relação custo-benefício . Somente com esses dados em mãos, o gestor pode tomar decisões quanto aos custos e o gerenciamento da frota.
Você sabe dizer qual é uma das funcionalidades mais valorizadas pelos clientes? Na nossa experiência, a possibilidade de acompanhar o andamento de todas as etapas da entrega é um fator fundamental para os clientes. Se a sua empresa ainda precisa ligar para o motorista para consultar a localização, está na hora de investir em melhorias.
Hoje, as principais ferramentas de rastreamento de carga são confiáveis, podem ser consultadas a qualquer momento e, o mais importante, são simples de usar. Portanto, aumente a sua confiabilidade e disponibilize essa consulta para os clientes. A sua empresa só tem a ganhar.
Ajudar a sua empresa a crescer é um dos nossos objetivos, por isso as nossas soluções são completas e personalizadas para o processo logístico, em especial o controle de fretes. Os nossos clientes contam com ferramentas especializadas que oferecem desde a emissão de documentos fiscais até o rastreio da carga.
Potencializar o seu negócio é apenas um dos benefícios. Entre em contato conosco para descobrir como reduzir os custos, aumentar a eficiência e conquistar novos clientes. Clique aqui para falar com o nosso time de vendas.