Gateway é uma palavra inglesa cuja tradução é “portal” ou “portão”. Ele funciona como uma porta entre a própria internet e um host (máquina ou outro servidor que está ligado à internet por meio de um endereço IP) ou um usuário final que entra em acesso com ela. No caso do gateway de frete, ele conecta o e-commerce aos seus canais de venda e às transportadoras.
Por meio dessa função, o comércio eletrônico disponibiliza aos clientes diferentes opções de entrega, o que melhora o processo de negociação. Isso é muito importante para a logística de e-commerce na etapa de vendas! Lendo este artigo, você saberá mais sobre gateway de pagamento. Acompanhe!
O gateway de frete funciona por meio das seguintes etapas:
Há muitos benefícios em adotar o gateway de frete. Listamos alguns a seguir.
Nem todas as lojas virtuais contam com um sistema de conciliação de faturas ou fazem um comparativo entre o que foi pago e recebido em relação ao frete. Como resultado, a discordância nos valores dos fretes gera muito prejuízo. Usar a tabela de frete como única referência de cálculo nem sempre envolve todos os detalhes necessários.
Por isso, uma dica para logística de e-commerce é adotar o gateway de frete. As discordâncias entre os valores deixam de existir e há outras soluções como a “consolidação de volumes” e o “módulo offline dos correios”.
São ferramentas que possibilitam agrupar as mercadorias de uma mesma venda, o que contribui para uma diminuição de até 40% no preço do frete e ainda fazer o cálculo do frete mesmo com o site dos Correios offline.
Depois que a ferramenta estiver configurada, os operadores logísticos economizarão muito tempo, o que favorecerá sua atuação em outras áreas ou atividades do comércio eletrônico.
Quando se contrata o gateway de frete, a loja virtual dispõe de uma equipe de suporte para prestar atendimento a suas eventuais necessidades.
A ferramenta também permite criar relatórios e apontar se estão ocorrendo perdas de vendas devido ao valor do frete. Assim, é possível definir medidas a fim de reduzir as perdas e otimizar as vendas.
É evidente que o gateway ajuda no aumento da eficiência, pois a empresa consegue implementar taxas de transporte mais acessíveis, que contribuem para diminuir o estoque total, as despesas gerais e o processamento geral de custo por pedido.
A oferta de frete grátis certamente é uma oportunidade de melhorar as vendas em qualquer canal. Mas isso requer cuidados para que a margem de lucro da empresa não seja afetada.
Com os gateways de frete, fica mais fácil oferecer fretes grátis sem comprometer a lucratividade do negócio. É importante que os fretes grátis só sejam oferecidos a partir de compras com um determinado valor.
Outra estratégia é limitar o frete para uma região específica ou em outras situações que o gestor considerar viável. Alguns vendedores calculam o preço do frete e embutem parte dele no preço do produto, reduzindo o frete propriamente dito. Também é uma estratégia, mas a depender do preço do produto, nem sempre é vantajoso para o cliente (no final, ele acaba sem desconto). É importante considerar esse ponto: o cliente também tem que levar vantagem no negócio.
O gateway de frete oferece também mais segurança, pois as operações de armazenamento podem ser realizadas com positividade em conjunto com o provedor de transporte.
Com essa ferramenta, é possível garantir um controle eficaz de entradas e saídas dos produtos e os clientes recebem seus pedidos no prazo acordado, ou seja, sem atrasos.
Esse controle ainda permite que sejam desenvolvidas campanhas de frete grátis, dando oportunidades a outros clientes.
É importante descobrir qual é o gateway de frete mais apropriado para sua empresa. Quanto mais compatível com o perfil de seu negócio for a ferramenta, haverá menos chances de erros e melhores serão os resultados.
Com a finalidade de encontrar opções que melhorem a organização dos pedidos realizados no comércio eletrônico e em outros canais, soluções variadas de gateways são oferecidas. Confira a seguir.
É uma ferramenta de logística muito ampla, que integra toda a cadeia logística de um comércio eletrônico. Diferentemente do gateway de frete, ele envolve não apenas o gerenciamento de frete, mas de todos os processos logísticos. Esse recurso assegura o fluxo de informações com segurança e a melhoria dos processos. As principais funções são:
Trata-se de um sistema de gestão de transporte e distribuição. A principal finalidade é integrar todas as operações que a gestão de transporte envolve, desde a expedição das mercadorias até a entrega ao destinatário final. As funções mais relevantes do TMS são:
As diferenças mais relevantes entre o gateway de frete, gateway logístico e o TMS é que os dois primeiros associam-se ao front-end, o que influi de forma direta na decisão do cliente e na sua experiência de compra.
O TMS trabalha mais no backoffice, atua com outras características da operação, que envolvem não somente o despacho, mas auditoria de documentos fiscais e emissão de etiquetas, entre outros pontos.
Em relação ao gateway de frete e às outras ferramentas, são opções que podemos considerar complementares. Cada empresa deve analisar quais são as necessidades logísticas e qual é a melhor relação custo-benefício de cada ferramenta. A entrega é uma etapa fundamental para garantir uma experiência de compra satisfatória aos clientes. Por isso, buscar soluções que otimizem essa etapa faz parte de uma gestão de sucesso.
Gostou de nosso conteúdo? Aproveite para visualizar também nossos conteúdos nas redes sociais. Visite e curta a nossa página no Facebook!