A busca por eficiência no transporte de cargas ainda é um dos maiores desafios das empresas do setor e a falta da capacitações para os motoristas pode dificultar bastante o alcance desse objetivo.
Os motoristas são o coração de uma transportadora. Se eles não são eficientes e preparados, os veículos não conseguem “bombear” as mercadorias pelo país e, certamente, o negócio deixará de funcionar.
A boa notícia é que não há motivos para se preocupar. Com as capacitações corretas, é possível montar um time de excelência e garantir que o seu negócio se destaque no mercado. Continue a leitura e conheça 6 especializações imprescindíveis!
Quem atua no segmento de transportes sabe que a rotina é intensa. Os embarcadores e clientes estão cada vez mais exigentes e os riscos e desafios na estrada acompanham os motoristas durante todo o trajeto.
É verdade que alguns problemas não são tão fáceis de serem solucionados, mas existe um investimento capaz de ajudar a superar a maioria dos obstáculos e colocar seu negócio em uma posição de destaque: as capacitações para os motoristas.
Pense bem: um motorista bem preparado consegue lidar melhor com as situações de risco no volante e garante rapidez e qualidade nas entregas.
Em um mercado que exige segurança e eficiência das transportadoras, não há dúvidas de que esses profissionais podem se tornar sua maior arma para conquistar novos clientes e fidelizar os antigos.
Foi-se o tempo em que o transporte de cargas era executado sem estratégias e medidas básicas de segurança. Graças aos avanços tecnológicos e às próprias exigências do mercado, atualmente, essa é uma atividade mais segura e eficiente.
Tantos recursos e requisitos exigem do profissional que conduz o caminhão diversas habilidades e elas podem ser adquiridas por meio de treinamentos e especializações. Confira 6 indispensáveis capacitações para os motoristas!
Os veículos de carga que circulam no país estão cada vez mais modernos. Eles têm inúmeros recursos que aumentam a segurança e o próprio andamento da viagem.
Para lidar com tanta tecnologia, seus motoristas devem passar por um treinamento operacional em simulador. Dessa maneira, eles aprenderão a lidar melhor com sua principal ferramenta de trabalho, extraindo todo o potencial de seus recursos.
Vale ressaltar que cada modelo e fabricante tem especificações diferentes. Por isso, é muito difícil que um motorista saiba operar corretamente toda a frota disponível. Além disso, com a capacitação em dia, ele se torna um verdadeiro instrutor, ajudando os outros membros da equipe.
Falar em transporte de cargas sem enfatizar a relevância da direção defensiva é praticamente impossível. Afinal, todo cuidado é pouco!
Um estudo da CNT (Confederação Nacional dos Transportes) concluiu que os acidentes de trânsito estão entre as maiores causas de óbitos no Brasil e, nos últimos 10 anos, produziu mais de 83 mil mortes.
Esse curso é voltado para motoristas de transporte de passageiros e de cargas e tem o objetivo de eliminar hábitos inadequados ao volante. Para isso, o profissional assiste aulas teóricas e práticas e passa por uma avaliação para comprovar que está apto a conduzir com segurança.
A Associação Brasileira de Indústrias Químicas (ABIQ) elaborou um programa de capacitação e avaliação conhecido como SASSMAQ (Sistema de Avaliação em Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade).
Apesar de não ser um treinamento obrigatório, ele é indispensável para a certificação das frotas que realizam o transporte de produtos químicos e garante a competitividade e o licenciamento das transportadoras que atuam com esse tipo de carga.
O curso compreende duas etapas — treinamento específico e auditoria — e somente depois de ser aprovado, o motorista está apto a transportar essas mercadorias com mais segurança.
É comum que o gerente de frotas tenha a capacitação em Gerenciamento de Riscos. No entanto, é interessante garantir que todos os seus motoristas também passem por esse treinamento.
O curso é imprescindível para que o profissional conheça e aprenda a controlar os riscos existentes durante a operação de transporte de cargas, fazendo dele um especialista em segurança do trabalho.
O Curso MOPP (Movimentação Operacional de Produtos Perigosos) é obrigatório para todos os motoristas que transportam produtos perigosos e químicos.
Ele costuma ser oferecido pelos departamentos de trânsito dos Estados e por escolas conveniadas e engloba diversos conhecimentos importantes, como as ações mais adequadas em situações de emergência, as práticas preventivas e outras matérias recomendadas pela CNT.
Entenda que esse tipo de qualificação, além de garantir que o seu negócio opere dentro das regras para o setor, o ajudará a evitar problemas e prejuízos provenientes dos acidentes envolvendo veículos que transportam essas mercadorias.
As políticas de segurança, saúde e meio ambiente também devem fazer parte do calendário de capacitações de seus motoristas. Nesse caso, é interessante checar as especializações exigidas para a categoria e, ainda, implementar as que sejam importantes para sua empresa.
A ideia é estabelecer um padrão de qualidade na prestação do serviço e reduzir o risco de perdas durante o transporte. Para isso, são desenvolvidas aulas que visam à prevenção de acidentes que geram danos à saúde, à vida e à natureza.
É importante que, enquanto gestor, você avalie as suas necessidades e identifique os pontos críticos de sua operação. A partir disso, procure treinar sua equipe para que os problemas sejam minimizados e o transporte se torne mais eficiente.
Já conhecia todos esses cursos? As capacitações para os motoristas devem fazer parte do seu planejamento estratégico, pois trazem benefícios expressivos para sua transportadora. Com motoristas qualificados e preparados para lidar com os desafios existentes nas estradas, seu negócio se destaca pela oferta de um serviço de alta qualidade e seguro. Portanto, se ainda não havia pensando nesses treinamentos, comece a estudar a possibilidade e investir no aperfeiçoamento de seus profissionais.
Achou o material interessante e deseja receber mais conteúdos como este em primeira mão? Temos um convite para fazer: assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo que acontece aqui no blog!