Todos os dias, gestores de empresas de transporte precisam tomar uma série de decisões para alcançar um melhor desempenho no negócio.
Uma destas decisões se refere ao tipo de frota que deve ser utilizado. Qual é a melhor para prestação do serviço, frota própria ou terceirizada?
E a questão mais importante: como avaliar a relação custo-benefício das duas possibilidades?
Todas essas questões serão respondidas no decorrer deste artigo. Por isso, continue a leitura!
Muitos empreendedores optam pela frota própria por uma necessidade de controle sobre o processo de entrega.
Com a frota própria, todas as etapas podem ser acompanhadas internamente, desde a seleção dos motoristas até o planejamento das rotas.
Por outro lado, é preciso pensar nos custos e encargos decorrentes de assumir a propriedade dos veículos. Além do impacto financeiro, manter a operação logística consome uma grande quantidade de tempo da equipe e recursos financeiros do negócio.
Entre as vantagens da frota própria, podemos apontar:
Uma das vantagens em possuir frota própria está no fato de poder gerenciar toda a operação em um único sistema de gestão da própria transportadora.
É possível alocar os veículos de forma que faça sentido, assim como agendar manutenções preventivas e periódicas de forma controlada. O s relatórios de custos e despesas também ficam unificados onde é possível ter uma visão geral da empresa.
Durante a operação de transportes com frota própria, os gestores têm a certeza de que o trabalho é realizado com elevado nível de profissionalismo e qualidade. O mercado valoriza empresas capazes de atender as necessidades específicas de seus clientes e melhorar a experiência deles.
Com a frota própria a transportadora tem a vantagem de poder organizar os veículos da forma que precisa. Também é possível atender demandas urgentes e pedidos de clientes com mais facilidade, aumentando a satisfação com o serviço.
Superficialmente, a terceirização parece ser a opção mais econômica, contudo, é preciso analisar o caso de cada empresa para identificar qual a melhor decisão.
Quando o volume de embarque de mercadorias é significativo, admite-se que é mais vantajoso manter uma frota própria para realizar as entregas. Com isso, é possível mobilizar veículos e motoristas de acordo com a necessidade e o volume de trabalho.
Confira abaixo as principais desvantagens da frota própria:
Custos elevados
O impacto financeiro da aquisição e manutenção de uma frota própria deve ser o primeiro aspecto a ser avaliado, especialmente considerando os gastos a longo prazo. Deve-se compreender que os custos com a movimentação de cargas até o cliente final são incluídos dentro da tarifa de cada frete.
Para mensurar corretamente o desembolso de recursos, deve-se considerar os gastos com:
Ou seja, quanto mais caro for para manter o processo de remessas internamente, maior será a incidência dos custos de uma frota própria. Como consequência, o volume de solicitações de entrega pode ser afetado negativamente devido à oscilação de preços.
Quando uma empresa decide operar com frota própria, é preciso contar com um espaço que funcione como garagem para manter os veículos quando não estão em utilização.
Isso se reflete na construção ou locação do espaço, bem como a implantação de medidas de segurança para proteger esse patrimônio.
Com a propriedade de um veículo, surge a necessidade de realizar reparos e substituição de peças no decorrer do tempo. No caso de frota própria utilizada para entregas, essa realidade é ainda mais preocupante.
A necessidade de reparos emergenciais em caso de avarias e acidentes também constitui desvantagens que devem ser levadas em consideração. Há, ainda, os gastos referentes a caminhões que estão inoperantes e deixam a frota reduzida.
Um dos maiores obstáculos para a terceirização das entregas é a contratação de um motorista autônomo com as qualificações e a experiência esperada.
Devido ao elevado número de profissionais atuantes no mercado, é preciso buscar formas de identificar aqueles que são capazes de lidar com a demanda da sua empresa.
Na realidade, deve-se construir uma relação de parceria, cooperação mútua e abertura para comunicação com motoristas.
As empresas que desejam aumentar o alcance dos seus negócios, devem estudar meios de expandir a abrangência e a capacidade de entregas.
Confira abaixo as principais vantagens em contratar frota terceirizada:
É perceptível que toda a cadeia de suprimentos pode ser beneficiada com a redução dos custos envolvidos na movimentação de mercadorias. No que se refere à contratação de um transportador autônomo, a economia é considerada bastante vantajosa.
O objetivo central da adoção de uma frota terceirizada é garantir que os clientes estejam satisfeitos tanto com as características dos produtos como com a entrega. Com isso, o gestor observa maior pontualidade e aumento da produção, o que serve para aprimorar toda a cadeia de abastecimento.
Quando um motorista terceirizado é contratado, isso quer dizer que o cliente elimina a necessidade de manter condutores disponíveis em período integral.
Ou seja, ele transfere essa responsabilidade para um profissional que tem a experiência para lidar com o processo. Com isso, a equipe interna assume o papel de supervisionar o trabalho do prestador de serviços.
O trabalho de uma transportadora não se limita ao deslocamento de cargas até o destinatário final. Existem diversas etapas que são consideradas adicionais e que devem ser conduzidas com eficiência.
O deslocamento de materiais de grande porte também exige parâmetros especiais. Por isso, cabe à transportadora providenciar as autorizações para circular, desviar o trânsito ou contratar escolta profissional, quando necessário. Todos esses fatores contribuem para agregar valor aos serviços e tornam a gestão mais precisa.
O termo terceirização significa que uma empresa cede a outra a execução de uma atividade ou processo, oferecendo, em contrapartida, um pagamento pelos serviços prestados.
Para a empresa contratante, é difícil supervisionar a execução das tarefas e garantir que todas as normas estejam sendo seguidas. Para evitar entraves, o contrato entre as partes deve estabelecer com detalhe qual é a conduta esperada.
Transferir a execução das atividades para transportadores autônomos é uma realidade no mercado atual. Contudo, não é possível transferir a cultura da empresa. Esse impedimento se manifesta, muitas vezes, no contato com os consumidores.
O principal objetivo de uma empresa que presta serviços de transportes é aumentar o número de clientes atendidos para, consequentemente, aumentar a sua rentabilidade.
Esse é um comportamento comum no ramo, em especial para pequenos empreendedores que tentam solidificar a sua posição no mercado.
Uma das reclamações mais comuns referentes à terceirização de serviços logísticos está relacionada aos períodos de vendas sazonais. Datas como Páscoa, Dia das Mães, Dias das Crianças e Natal são responsáveis por movimentar o comércio e representam significativo aumento nas vendas..
A decisão de utilizar uma frota própria pode ter caráter estratégico, com o objetivo de prover serviços especializados e atender aos clientes de maneira personalizada. Esse é o caso de empresas que atuam em um nicho específico e têm dificuldades de encontrar prestadores com as qualificações necessárias.
Os exemplos mais comuns são:
Em geral, empresas de grande porte e já consolidadas no mercado dispõem dos recursos financeiros disponíveis para arcar com a imobilização dos veículos e das instalações para mantê-los, como garagens e oficinas mecânicas.
Ainda, há uma parcela de transportadoras de pequeno porte que usam frota própria. O baixo volume de suas transações não justifica terceirizar parte da operação e lidar com os custos decorrentes.
Por fim, é preciso considerar o retorno sobre o investimento (ROI), tanto a curto como a longo prazo. Com isso, é possível equilibrar os custos e a entrada de receitas em transportadoras que contam com veículos próprios.
A terceirização é uma das práticas mais modernas dentro da administração e não se limita ao transporte de cargas. Apesar dos benefícios, essa é uma escolha que deve ser profundamente analisada em virtude da sua importância para o futuro do negócio.
Como as formas de gestão são muito diferentes, essa alternativa costuma ser utilizada por empresas que buscam construir uma estrutura enxuta. Ou seja, voltada para o relacionamento com os clientes e o planejamento estratégico.
Enquanto isso, os motoristas terceirizados cuidam do componente operacional e viabilizam as entregas conforme as diretrizes da empresa contratante. Esse pode ser um meio de garantir o crescimento da empresa, mantendo a sua competitividade.
A frota terceirizada no transporte rodoviário é uma estratégia que contribui para reduzir os custos e prevenir a depreciação de ativos imobilizados, já que não envolve a aquisição de um caminhão.
Para se destacar em um ambiente altamente competitivo, a adoção de uma frota terceirizada pode ser uma opção para superar a concorrência.
O mercado consumidor está à procura de empresas que ofereçam serviços e produtos com alto padrão de qualidade, preços acessíveis e que tenham a capacidade de prover soluções flexíveis.
Sendo uma empresa com frota própria ou terceirizada, o objetivo é tornar a operação de transportes mais econômica e, consequentemente, praticar preços mais justos para os clientes. Dessa forma, é possível manter tanto a margem de lucro como o valor dos serviços prestados.
A implementação de recursos tecnológicos também é uma das formas de se destacar no segmento logístico. Sistemas capazes de automatizar tarefas, agilizar o processamento de informações e registrar todas as tarefas realizadas são investimentos essenciais.
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3 Comments
Gostei bastante deste artigo, é muito claro, actualizado e deveras pertinente.
Amei as informações cada dia nós da Damacenalog aprendemos um pouco com vocês,nosso Muitíssimo obrigado.😊
Boa tarde, Edimael!
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